120 likes | 416 Views
www.aveiros.com.br. 8.1 - Calor. Calor Sensível: A quantidade de calor sensível trocada por uma substância só é valida enquanto ela se encontrar numa mesma fase. Q = m . c . Δ T (Trocas de calor para uma mesma fase). Calor Latente :
E N D
www.aveiros.com.br 8.1 - Calor
Calor Sensível: A quantidade de calor sensível trocada por uma substância só é valida enquanto ela se encontrar numa mesma fase. Q = m . c . ΔT (Trocas de calor para uma mesma fase) Calor Latente: Uma substância pura durante a mudança de fase, troca calor, porém sua temperatura permanece constante. Neste caso, não podemos usar a equação da troca de calor sensível ( Q = m . c . ΔT ) e ( ΔT = 0 e Q ≠ 0 ). Quantidade de calor latente é aquela trocada por uma substância durante a mudança de fase. Q = m . L (Trocas de calor para mudança de fase) Q – Quantidade de calor latente m – Massa da substância que mudou de fase L – Calor latente de mudança de fase O calor latente de mudança de fase (L) corresponde à quantidade de calor trocada por uma unidade de massa da substância para que ela mude de fase à temperatura constante.
Unidades: L – cal/g L – J/kg (S.I.) Para a pressão atmosférica de 1 atm (normal), para a água, temos: Para a água, à 1 atm, se o calor latente de fusão é de 80 cal/g, significa que, para cada 80 cal que um bloco de gelo a 0ºC receber, (1g) um grama de gelo se transformará em (1g) um grama de água também a 0ºC.
CURVAS DE AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO As curvas de aquecimento ou resfriamento fornecem a variação de temperatura de um corpo em função da quantidade de calor recebida ou cedida pelo corpo. ΔT ΔT3 ΔT2 Líquido + Vapor Gasoso Sólido + líquido ΔT1 Líquido Sólido Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q recebida
Curva de Mudança de Fase: Dada uma substância pura, inicialmente na fase sólida, que recebe calor de uma fonte de potência constante, sua curva de aquecimento é: Tv = Tc Tf = Ts AB – aquecimento da substância na fase sólida (calor sensível - Q1= m.csólido. ΔT1) BC – Fusão da substância (Calor latente - Q4 = m.LF) CD – aquecimento da substância na fase líquida (calor sensível - Q3= m.csólido. ΔT3) DE – Vaporização da substância (Calor latente - Q4 = m.LV ) EF – aquecimento da substância na fase gasosa (calor sensível - Q5= m.csólido. ΔT5)
EXEMPLO: 02 (EFO Alfenas- MG 86) A quantidade de calor necessária para transformar 50 g de água a 20 oC em vapor de água a 140 oC é:Dados:calor específico da água = 1 cal/goCcalor latente de vaporização da água = 540 cal/gcalor específico do vapor de água = 0,5 cal/goC a) 27 000 cal b) 32 000 cal c) 1 000 cal d) 4 000 cal e) 64 000 cal