210 likes | 443 Views
Paródias de provérbios. AAA1 Gestar. Você certamente conhece alguns provérbios, não é? São frases curtas, de caráter popular, que expressam crenças e idéias de uma comunidade. Como estas: “Águas passadas não movem moinhos” “Casa de ferreiro, espeto de pau”
E N D
Paródias de provérbios AAA1 Gestar
Você certamente conhece alguns provérbios, não é? São frases curtas, de caráter popular, que expressam crenças e idéias de uma comunidade. Como estas: “Águas passadas não movem moinhos” “Casa de ferreiro, espeto de pau” “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando” A paródia de provérbios produz textos engraçados. Marcelino Freire, um artista pernambucano, parodiou provérbios e frases famosas; Silvana Zandomeni os ilustrou. Veja o que ele diz na orelha do livro de onde foram tirados os textos com que você vai trabalhar: “Fiquei rico de tanto roubar frases dos outros. Desdizer o que foi dito. Meter o nariz onde não fui cheirado.”
MARCELINO FREIRE nasceu em 20 de março de 1967, na cidade de Sertânia, Pernambuco. Reside em São Paulo desde 1991. É autor dos livros de contos AcRústico e Angu de sangue. Faz parte da antologia Geração 90 – Manuscritos de Computador, que reúne os melhores contistas surgidos na última década do século XX.
SILVANA ZANDOMENI é natural da cidade de São Paulo. Parceira de Marcelino Freire em vários projetos, fez também a direção de arte do livro Angu de sangue e daprimeira edição de eraOdito. Na propaganda desde 1980, trabalha atualmente na AlmapBBDO.
Primeira Paródia Marcelino Freire e Silvana Zandomeni. eraOdito. Ateliê Editorial: São Paulo, 2002.
Qual é o provérbio matriz da paródia? Que recurso sonoro é usado no texto?
Qual a frase matriz dessa paródia? Quem é o autor da frase? Afrase passou a ter um sentido crítico com a alteração. Que sentido é esse?
Que recurso gráfico foi usado para que o leitor perceba o novo sentido?
O resultado da parodia é irônico. Que sentido a frase passa a ter?