1 / 112

Prémios Nobel

Prémios Nobel. Biografia Alfred Bernhard Nobel.

sirvat
Download Presentation

Prémios Nobel

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Prémios Nobel

  2. Biografia AlfredBernhard Nobel AlfredBernhard Nobel , nasceu em Estocolmo a 21 de Outubro de 1833 e faleceu em San Remo, 10 de Dezembro de 1896, foi um químico e inventor sueco. Era filho de Immanuel Nobel, engenheiro civil e inventor, e de AndriettaAhlsell, que provinha de uma família abastada sueca. Vivia em Estocolomo até que a empresa do seu pai falir. Andrietta e os filhos foram para a Finlândia, ao passo que Immanuel tentava montar um negócio em São Petersburgo, na Rússia, nessa essa época Alfred estava com quatro anos de idade.

  3. Foi em São Petersburgo que ele e os irmãos estudaram. Rapidamente se notou um elevado interesse pela Literatura e pela Química. O pai, ao perceber isto, enviou-o para o estrangeiro para ganhar experiência no campo da Engenharia Química. Visitou países tais como França, Alemanha e Estados Unidos. Foi em Paris que conheceu o jovem químico italiano AscanioSobrero, que três anos antes tinha inventado a nitroglicerina. No ano de 1852 foi trabalhar para a empresa do pai com os seus irmãos, e realizou experiências com o fim de arranjar um uso seguro e passível de vender para a nitroglicerina. Não obteve quaisquer resultados.

  4. Em 1863, regressou à Suécia com o objectivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo. Muda-se para uma zona isolada depois da morte do irmão Emil numa das suas explosões experimentais. Tentou então tornar a nitroglicerina num produto mais manipulável, juntando-lhe vários compostos, que a tornaram de facto numa pasta moldável, a dinamite. A sua invenção veio facilitar os trabalhos de grandes construções tais como túneis e canais. A dinamite espalhou-se rapidamente por todo o mundo. Nobel dedicava muito tempo aos seus laboratórios, de onde saíram outros inventos (já não relacionados com explosivos), tais como a borracha sintética. • O trabalho intenso durante toda a sua vida não lhe deixou muito tempo para a vida pessoal; tinha apenas uma grande amiga, Bertha Kinsky, que lhe • transmitiu os seus ideais pacifistas. Isto iria contribuir para a criação de uma fundação com o seu nome, que promovesse o bem-estar da Humanidade.

  5. Morreu de hemorragia cerebral, na sua casa em San Remo (Itália). No seu testamento havia a indicação para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade. Em 1900 foi criada a Fundação Nobel que atribuía cinco prémios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura (atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial (atribuído por uma comissão do parlamento norueguês). Em 1969 criou-se um novo prémio na área da Economia (financiado pelo Banco da Suécia), o Prémio de Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel. Mas de fato, esse prémio não tem ligação com Alfred Nobel, não sendo pago com o dinheiro privado da Fundação Nobel, mas com dinheiro público do banco central sueco, embora os ganhadores sejam também escolhidos pela Academia Real das Ciências da Suécia. O vencedor do Prémio Nobel recebe uma medalha Nobel em ouro e um diploma Nobel. A importância do prémio varia segundo as receitas da Fundação obtidas nesse ano. Assim, nasceu o Prémio Nobel, concedido todos os anos pela Real Academia de Ciências da Suécia.

  6. Atribuição Prémios Nobel Os Prémios Nobel são atribuídos, anualmente, a 10 de Dezembro, data de aniversário da morte do seu mentor Alfred Nobel, a todas as pessoas que contribuíram para o bem da Humanidade, por meio de pesquisas pioneiras, da invenção de técnicas importantes ou pelos contributos que forneceram à sociedade. Deste modo, os laureados são personalidades que durante um ano se distinguem em áreas como: a paz; a química e a física; a medicina e a literatura. O processo de nomeação dos Prémios inicia-se em Setembro, mais de um ano antes da divulgação do laureado, com o envio de cerca de três mil convites a membros de academias, professores universitários, cientistas, anteriores laureados, membros de Assembleias parlamentares de diversos países, entre outras entidades.

  7. Os nomes dos candidatos sugeridos pelos membros convidados são posteriormente seleccionados, resultando numa lista de 250 a 300 nomes pré-seleccionados. Em Outubro, do ano seguinte, tem lugar a votação por maioria, processo pelo qual são escolhidos os Prémios Nobel. Imediatamente após a votação realiza-se uma conferência de imprensa na instituição designada para cada um dos Prémios. Cada Prémio Nobel pode ter no máximo três laureados. Curiosidade Os nomes dos candidatos, assim como a identidade de quem nomeia, são mantidos em segredo durante um período de cinquenta anos.

  8. Cada laureado recebe : • Medalha do Nobel correspondente à categoria pelo qual é nomeado; • Diploma; • Certificado comprovativo do Prémio Nobel; • Prémio monetário de 10 milhões de Coroas Suecas (SEK); Curiosidade As medalhas dos Prémios Nobel têm o mesmo design desde 1902, ano em que foram entregues pela primeira vez, dado não terem ficado prontas para a primeira cerimónia, que teve lugar um ano antes.

  9. Nobel de Química : É atribuído anualmente pela Academia Real das Ciências da Suécia a diversos cientistas de diferentes campos da química. Este prémio é administrado pela Fundação Nobel, adjudicado por um comité constituído por cinco membros eleitos pelo Academia Real das Ciências da Suécia. atribuído em 1901 a  cerimónia na qual é entregue o prémio é apresentada em Estocolmo, capital da Suécia, em uma cerimónia anual a 10 de dezembro, o aniversário da morte de Nobel.

  10. Nobeis da Quimica: 1901 Jacobusvan´tHoff Holândes. Nasceu a 30 de Agosto de 1852, em Roterdão, e morreu a 1 de Março de 1911, em Steglitz, Alemanha. “Descoberta das leis da dinâmica da química e da pressão osmótica nas soluções ”

  11. 1902 Emil fischer, Alemão, nasceu a 9 de Outubro de 1852, em Euskirchen, e faleceu a 15 de Julho de 1919, em Berlim. • “Trabalho no âmbito dos grupos químicos dos açúcares e das purinas”

  12. 1903 Svante Arrhenius Sueco. Nasceu a 19 de Fevereiro de 1859, em Vik, e morreu a 2 de Outubro de 1927, em Estocolmo. “Serviços importantes prestados ao avanço da Química através da sua teoria da dissociação electrolitica”.

  13. “Descoberta de elementos gasosos inertes no ar, determinando a sua coloração na tabela periódica” 1904 Sir WiliamRamsay Britânico, nasceu a 2 de Outubro de 1852, em Glasgow, Escócia, e morreu a 23 de Julho de 1916, em High Wycombe

  14. 1905 Adolf vonBaeyer Alemão. Nasceu a 31 de Outubro de 1835, em Berlim, e morreu a 20 de Agosto de 1917 em Stranberg. “Avanços na Química Orgânica e na industria química, através do desenvolvimento de corantes orgânicos e estudo de componentes aromáticos”

  15. 1906 Henri Moissan Francês, nasceu a 28 de Setembro de 1852, em Paris, e morreu a 20 de Fevereiro de 1907, na mesma cidade. • “ investigou e isolou o fluor e adoptou para fins científicos o forno eléctrico com o seu nome”

  16. 1907 EduardBuchner Alemão. Nasceu a 20 de Maio de 1860 , em Munique, e morreu a 12 de Agosto de 1917, em Munique, Alemanha. “Pesquisas na área da Bioquímica e descoberta da fermentação por extratos celulares”

  17. 1908 Barão Ernest Rutherford. Britânico. Nasceu a 30 de Agosto de 1871, em Spring Grove, na Nova Zelândia, e morreu a 19 de Outubro de 1937, em Cambridge, Inglaterra. “Investigações realizadas no dominio da desintegração dos elementos e da química das substancias radioativas”

  18. 1909 WilhelmOstwald Letão de nascimento, adquiriu a nacionalidade alemã. Nasceu a 2 de Setembro de 1853, em riga, e faleceu a 3 de Abril de 1932, em Grossbothen, Alemanha. • “estudo dos catalisadores e das condições do equilíbrio químico, assim como das velocidades de reacção químicas”

  19. 1910 Otto Wallach Alemão. Nasceu a 27 de Março de 1847, em Königsberg, e morreu a 26 de Fevereiro de 1931 em Göttingen. “Trabalho pioneiro no campo dos compostos alicílicos”

  20. 1911 Marie Curie Nome de batismo Maria Sklodowska. Polaca da nascimento, adquiriu a nacionalidade francesa. Nasceu a 7 de Novembro de 1867, em Varsóvia, e morreu a 4 de Julho de 1934, em Sancellemoz, França “Descoberta dos elementos rádio e polónio, bem como a determinação da natureza do rádio e o seu isolamento no estado metálico”. Marie Curie, que em 1903 se tornou a primeira mulher a ser laureada, nesta ocasião passou a ser a primeira pessoa a conquistar um segundo prémio Nobel.

  21. Victor Grignard Paul Sebatier 1912 Frances nasceu a 6 de maio de 1871, em cherburgo, e morreu a 13 de dezembro de 1935, em lyon. Francês, nasceu a 5 de novembro de 1854, em Carcassonne, e faleceu a 14 de agosto de 1941, em toulose “descoberta do denominado reagente de gringnard” “método de hidrogenação de compostos orgânicos”

  22. 1913 AlfredWerner Francês de nascimento, adquiriu a nacionalidade suíça em 1895. nasceu a 12 de Dezembro de 1866, em Mülhausen, e morreu a 15 de Novembro de 1919, em Zurique, Suíça. “Trabalho sobre a ligação dos átomos nas moléculas”

  23. 1914 Theodore Richards Norte-americano. Nasceu a 31 de Janeiro de 1868, em Germantown, e morreu a 2 de Abril de 1928, em Cambridge. “Determinação dos pesos atómicos exatos de um largo número de elementos”

  24. 1915 Rischardwillstätter Alemão, nasceu a 13 de agosto de 1872, em karlstruhe, e morreu 3de agosto de 1942 em locarmo, Suíça. • “pesquisa dos pigmentos das plantas especialmente a clorofila”

  25. 1918 Fritz Haber Alemão. Nasceu a 9 de Dezembro de 1868, em Bresleu, e morreu a 29 de Janeiro de 1934, em Basileia, Suiça. “Pela síntese do amoniaco através dos seus elementos”

  26. 1920 WaltherNernst Alemão. Nasceu a 25 de Junho de 1864, em Briesen, e faleceu a 18 de Novembro de 1941, em Muskau. “Estudo do calor das reaçoes (termoquímicas)”

  27. 1921 FrederickSoddy Britânico. Nasceu a 2 de Setembrode 1877, em Eastbourne, Inglaterra, e morreu a 22 de Setembro de 1956, em Brighton. “Contribuições para o conhecimento da química das substâncias radioativas e investigações sobre a origem e a natureza dos isótopos e pelo enunciado da regra do número inteiro. ”

  28. 1922 Francis Aston Britânico nasceu a 1 de Setembro de 1877 em harborne, Inglaterra, e morreu a 20 de Novembro de 1945, em Cambridge. • “ Descoberta dos isótopos num grande número de elementos não radioactivos através de espectrometria de massa”

  29. 1923 FritzPregl Austriaco. Nasceu a 3 de Setembro de 1869, em Laibach, e morreu a 13 de Dezembro de 1930, em Graz. “Invenção do método de microanálise de substâncias orgânicas”

  30. 1925 Richard Zsigmondy Austríaco de nascimento, fixou residência na Alemanha . Nasceu a 1 de Abril de 1865, em Viena, e faleceu a 24 de Setembro de 1929, em Göttingen, Alemanha. • “Elucidação sobre a natureza heterogénea das soluções coloidais e utilização de métodos pioneiros que se tornaram fundamentais para a moderna química dos colóides”

  31. 1926 Theodore Svedberg Sueco. Nasceu a 30 de Agosto de 1884, em Fleräng, e morreu a 25 de Fevereiro de 1971, em Örebro. “Trabalhos sobre os sistemas dispersos”

  32. 1927 Heinrich Wieland Alemão. Nasceu a 4 de Junho de 1877, em Pforzheim, e faleuceu a 5 de Agosto de 1957, em Stransberg. “Investigações sobre a constituição dos ácidos biliares e substâncias relacionadas”

  33. 1928 Adolf Windaus Alemão, nasceu a 25 de Dezembro de 1876, em Berlim e morreu a 9 de Junho de 1959, em Göttingen. • “ investigações sobre a constituição dos esteróides e s sua relação com as vitaminas”

  34. 1929 Hans von Euler-Chelpin Alemão de nascimento , adquiriu a nacionalidade sueca. Nasceu a 15 de Fevereiro de 1873, em Augsburgo, e faleceu a 6 de Novembro de 1964, em Estocolmo, Suécia. Sir Arthur Harden Britânicas. Nasceu a 12 de Outubro de 1865, em Maschester, Inglaterra, e morreu a 17 de Junho de 1940, em BourneEnd. “Investigações sobre a fermentação do açucar e das enzimas fermentativas”

  35. 1930 Hans Fischer Alemão. Nasceu a 27 de Julho de 1881, em Hoechst, e morreu a 31 de Março de 1945, em Munique. “Trabalho sobre a estrutura de hemina e da clorofila e, especialmente, pela síntese da hermina”

  36. 1931 Friedrich Bergius Alemão. Nasceu a 11 de Outubro de 1884, em Goldschmieden, e faleceu a 30 de Março de 1949, em Buenos Aires, Argentina. Carl Bosh Alemão. Nasceu a 27 de Agosto de 1874, em Colónia, e faleceu a 26 de Abril de 1940, em Heidelberg. “Descoberta e desenvolvimento dos métodos químicos de alta pressão”

  37. 1932 Irving langmuir Norte-americano, nasceu a 31 de janeiro de 1881, em Brooklyn e morreu a 16 de agosto de 1957, em falmouth. • “ descoberta e pesquisas no campo da química das superfícies”

  38. 1934 Harold Clayton Urey Norte-americano. Nasceu a 29 de Abril de 1893, em Walkerton, e faleceu a 5 de Janeiro de 1981, em La Jolla. “Descoberta do deutério”

  39. 1935 IrèneJoliot-Curie Francesa. Nasceu a 12 de Setembro de 1897, em Paris, e faleceu a 17 de Março de 1956, na mesma cidade. FrédéricJoliot-Curie Francês. Nasceu a 19 de Março de 1900, em Paris, e morreu a 14 de Agosto de 1958, na mesma cidade. “Síntese de novos elementos radioativos”. Iréne e Frédéric, ao receberem estes galardões. Totalizaram cinco Prémios Nobel para a família Curie. Frédéric, ao ser galardoado com 35anos, tornou-se o mais novo laureado da Química.

  40. 1936 Peter Debye Holandês de nascimento adquiriu a nacionalidade norte-americana em 1946, nasceu a 24 de março de 1884, em Maastricht e faleceu a 2 de Novembro de 1966, em ithaca. • “ Contribuições para o conhecimento da estrutura molecular através de estudos sobre momentos dipolares e sobre difracção de raios X e electrões nas moléculas dos gases.

  41. 1937 Sir Walter Hawoeth Britânico. Nasceu a 19 de Março de 1883, em Chorley, Inglaterra, e morreu a 19 de Março de 1950, em Birmingham. Paul Karrer Russo de nascimento, adquiriu a nacionalidade suiça. Nasceu a 21 de Abril de 1898, em Moscovo, e faleceu a 18 de Junho de 1971, em Zurique. “Pesquisas no campo da constituiçao dos hidratos de carbono e da vitamina C” (Haworth). Investigaçações sobre a constituição dos carotenóides, flavinas e vitamina A e B2” (Karrer)

  42. 1938 Richard kuhn Austríaco de nascimento adquiriu a nacionalidade alemã. Nasceu a 3 de Dezembro de 1900, em Viena e faleceu a 1 de agosto de 1967, em heideberg. • “ Pesquisas no domínio das vitaminas e dos carotenóides” valeram-lhe um premio que foi impedido de aceitar devido á proibição decretada por Hitler. Veio a receber a medalha de ouro e o diploma em 1949”

  43. 1939 AdolfButenandt Alemão. Nasceu a 24 de Março de 1903, em Bremerhaven-Wesermünde, e faleceu a 18 de Janeiro de 1995, em Munique. Leopold Ruzicka Jugoslavo de nascimento, adquiriu a nacionalidade suiça, em 1917. nasceu a 3 de Setembro de 1887, em Vulkovar, e morreu a 26 de Setembro de 1976, em Zurique. “Estudos no domínio dos hormonas sexuais” (Butenandt, o qual foi forçado a recusar pelo governo alemão, vindo a receber o prémio, apenas, em 1949) e “trabalho nos polimetilenos e nos terpenos de elevado valor de massa molecular” (Ruzicka)

  44. 1943 George de hevesy Húngaro de nascimento, residiu na Alemanha, na Dinamarca e veio a tornar-se cidadão sueco. Nasceu a 1 de agosto de 1885 , em Budapeste, e faleceu de 5 de Julho de 1966, em Friburgo, na Alemanha. • “ trabalhos sobre a utilização dos isótopos como reveladores das propriedades químicas das substâncias”

  45. 1944 Otto Hahn Alemão. Nasceu a 8 de Março de 1879, em Frankfurt, e morreu a 28 de Julho de 1968, em Göttingen “Descoberto da fissão nucleardos elementos pesados”

  46. 1945 Artturivirtanen Filandês, nasceu a 15 de janeiro da 1895, em helsiquia, e morreu a 11 de novembro de 1973, na mesma cidade. • “pesquisas e descobertas na area da quimicaagricola e nutritiva e especialmente pelo seu metodo de conservaçao dos alimentos”

  47. 1946 John northrop Norte-americano. Nasceu a 5 de Julho de 1891, em Yonkers, e morreu a 27 de Maio de 1987, em Wickenberg James Summer Norte-americano. Nasceu a 19 de Novembro de 1887, em Canton, e morreu a 12 de Agosto de 1955, em Buffalo. Wendell Stanley Norte-americano. Nasceu a 16 de Agosto de 1904, em Ridgeville, e faleceu a 15 de Junho de 1971, em Salamanca, Espanha. “Preparação das enzimas e do vírus das proteinas numa forma pura” (Northrop e Stanley) “Descoberta da cristalização das enzimas” (Sumner).

  48. 1947 Sir Robert Robinson Britânico. Nasceu a 13 de Setembro de 1886, em Rufford, Inglaterra, e faleceu a 8 de Fevereiro de 1975, em Great Missenden, Inglaterra. “Pesquisas em certos produtos vegetais de grande importância biológica particularmente, em alcalóides”

  49. 1948 Arne tiselius Sueco , nasceu a 10 de agosto de 1902, em Estocolmo, e faleceu a 29 de Outubro de 1971, em Uppsala. • “trabalho com dois métodos de estudos bioquímicos de proteínas e outras macromoléculas: electroforese e analises de adsorção”

  50. 1949 William Francis Giauque Norte-americano. Nasceu a 12 de Maio de 1895, em NiagaraFalls, Canadá, e morreu a 29 de Março de 1982, em Berkeley. “Contribuição no campo da termodinâmica química, em particular no comportamento de substancias a temperaturas extremamente baixas.”

More Related