1 / 19

Amostragem de Conglomerados em Um Único Estágio – Conglomerados de Tamanhos Diferentes

Amostragem de Conglomerados em Um Único Estágio – Conglomerados de Tamanhos Diferentes. Notação: População :. 1. 2. i. M. X iT é o total do cluster i; N i é o tamanho do cluster i; é a média do cluster i. X ij valor da variável de interesse do elemento j e cluster i.

skah
Download Presentation

Amostragem de Conglomerados em Um Único Estágio – Conglomerados de Tamanhos Diferentes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Amostragem de Conglomerados em Um Único Estágio – Conglomerados de Tamanhos Diferentes • Notação: • População: 1 . . . 2 i . . . M XiT é o total do cluster i; Ni é o tamanho do cluster i; é a média do cluster i. Xijvalor da variável de interesse do elemento j e cluster i.

  2. Amostra: a amostra de cluster consiste de todos os elementos de cada um dos m cluster selecionados aleatoriamente a partir dos M cluster da população. 1 . . . 2 i . . . m xiT é o total do cluster i; ni é o tamanho do cluster i; é a média do cluster i. Unidade primárias: são os clusters; Unidades secundárias: são os elementos da população dentro dos clusters; A amostra de cluster é uma amostra aleatória simples de clusters.

  3. A média populacional geral () (isto é, o valor médio de X das unidades secundárias) é: Interpretação: razão do total dos valores XiT para o total dos valores Ni. Estimação: desejamos estimar  a partir de uma amostra de conglomerados. A qual é a razão da soma dos totais de clusters para a soma dos tamanhos de clusters, na amostra de clusters selecionada.

  4. Variância de pode ser estimada a partir da amostra por: E se N for desconhecido, ele pode ser substituído pelo estimador Mn/m, onde n é o tamanho efetivo da amostra, obtendo-se: (amostragem sem reposição)

  5. Estimação do total geral XT

  6. Exemplo: Trata-se de avaliar o rendimento dos alunos da primeira série do primeiro grau, na rede de ensino público de certa localidade. A partir da relação das 3500 turmas existentes, foram preparados conglomerados (clusters), juntando turmas de diferentes escolas, com o objetivo de agrupar alunos o mais possível diferentes no que se refere ao rendimento (necessidade dos conglomerados serem heterogêneos). Os conglomerados foram formados com 5 turmas de, aproximadamente, 150 alunos, supondo uma base de 30 alunos por turma. Na população temos 700 clusters. Deseja-se observar uma amostra de 1500 alunos. Considerando: Prob(cluster) = 10/700 = 0,014286

  7. Estimativa do rendimento médio por aluno

  8. Estimativa da variância da média de conglomerado

  9. Distribuição t de Student com 10-1 = 9 graus de liberdade

  10. Estimativa do coeficiente de variação da média de conglomerado Indica a precisão da média e o padrão é que ele seja inferior a 10%. Exercício: Estimar o total geral XT.

  11. Estimação de uma proporção • Notação • X é uma variável de interesse de estudo. Por exemplo: 1) proporção de famílias com casa própria e 2) proporção de domicílios com pelo menos um automóvel. • Xij = 1 se o elemento j do conglomerado item o atributo em estudo; • Xij = 0 se o elemento j do conglomerado inãotem o atributo em estudo;

  12. População: XiTé a quantidade de elementos que possui o atributo ou a característica em estudo no conglomerado i. O total de elementos que possuem o atributo ou a característica no conglomerado i. A proporção de elementos que possuem o atributo ou a característica no conglomerado i. A proporção de elementos que possuem o atributo ou a característica na população.

  13. Estimador: Proporção na amostra xiT é a quantidade de elementos que possuem o atributo no conglomerado i. Ni é o tamanho (a quantidade de registros, casos) no conglomerado i selecionado.

  14. Variância da proporção da amostra n é a quantidade total de registros, casos ou observações na amostra selecionada. pi é a proporção amostral de elementos com o atributo no conglomerado i selecionado.

  15. Exemplo: No exemplo anterior observou-se, também, o número de alunos que compram lanche, cujos resultados foram:

  16. Estimativa da proporção dos alunos que compram lanche • Estimativa da variância da proporção dos alunos que compram lanche

More Related