E N D
ISO/IEC 9126 - NBR 13596 Qualidade de TI
A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, a ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos.
ISO International Organization for Standardization ou Organização Internacional pela Normalização – é a maior desenvolvedora de normas internacionais no mundo, é uma federação de organismos de normalização (no Brasil a organização membro da ISO é a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas) e conta com 162 membros. Atualmente existem mais de 7500 normas ISO e as duas normas de maior destaque são a ISO 14001 de gestão ambiental e a ISO 9001 de gestão da qualidade.
A ISO 9001 e a 14001 se tornaram muito populares por terem características que as diferem de outras normas. Elas são genéricas (podem ser usadas por qualquer organização) e trazem provisões para a implementação de um sistema de gestão. Hoje estas normas já foram implementadas por mais de um milhão de organizações em 175 países. A ISO construiu uma parceria estratégica com a OMC (Organização Mundial do Comércio).
O TBT – AgreementonTechnicalBarriersto Trade ou Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio – é o documento da OMC que reconhece a importância das normas internacionais para o comércio e a necessidade de garantir que normas internacionais e outros documentos não criem barreiras desnecessárias ao comércio. O acordo também reconhece o uso de normas internacionais como base para o desenvolvimento de regulamentações técnicas para o comércio.
A norma ISO/IEC 9126 criada em 1991, representa o padrão mundial para a qualidade de produtos de software. A NBR 13596 de 1996 é a versão brasileira baseada na norma internacional de desenvolvimento de produtos de software.
atributos DE QUALIDADE A NORMA 9126 FOCA NA QUALIDADE DO PRODUTO DE SOFTWARE, PROPONDO ATRIBUTOS DE QUALIDADE, DISTRIBUIDOS EM SEIS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS, COM CADA UMA DELAS DIVIDIDAS EM SUB-CARACTERÍSTICAS.
QUALIDADEINTERNA E EXTERNA ESTES ATRIBUTOS DE QUALIDADE PODEM SER DIVIDIDOS ENTRE ATRIBUTOS INTERNOS E EXTERNOS. SE DIFERENCIAM PELA FORMA COMO SÃO AFERIDOS (INTERNA OU EXTERNAMENTE AO PRODUTO DE SOFTWARE) E EM CONJUNTO COMPÕEM A QUALIDADE DO PRODUTO DE SOFTWARE EM SI.
Qualidade Interna e Externa Eficiência Funcionalidade Confiabilidade Manutenibilidade ISO 9126 Usabilidade Portabilidade
Funcionalidades ADEQUAÇÃO ACURÁCIA INTEROPERABILIDADE SEGURANÇA DE ACESSO CONFORMIDADE
Confiabilidade MATURIDADE TOLERÂNCIA A FALHAS RECUPERABILIDADE CONFORMIDADE
Usabilidade INTELIGIBILIDADE APREENSIBILIDADE OPERACIONALIDADE ATRATIVIDADE CONFORMIDADE
EFICIÊNCIA COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO AO TEMPO UTILIZAÇÃO DE RECURSOS CONFORMIDADE
MANUTENIBILIDADE ANALISABILIDADE MODIFICABILIDADE ESTABILIDADE TESTABILIDADE CONFORMIDADE
PORTABILIDADE ADAPTABILIDADE CAPACIDADE PARA SER INSTALADO COEXISTÊNCIA CAPACIDADE PARA SUBSTITUIR CONFORMIDADE
A RGBsys Consultoria de Informática foi a primeira empresa de software do Brasil a receber da FENAINFO (Federação Nacional das Empresas de Informática) o Certificado de Avaliação de Conformidade baseado nas normas NBR ISO/IEC 9126 -1,12119 e 14598.Fundada em 1994, é referência em sistemas e soluções no mercado de Recebíveis (Factoring, FIDCs e Securizadoras), com forte atuação em todo País, com mais de 130 clientes.