190 likes | 332 Views
ERGONOMIA E SAÚDE OCUPACIONAL CENPES ( ANTEPROJETO ). EQUIPE DE IMPLANTAÇÃO : Luiz Claudio Ferreira Pinto Cesar Madureira Bach. SUMÁRIO: A – IDENTIFICAÇÃO B – RESUMO C – JUSTIFICATIVAS E ANTECEDENTES D – APRESENTAÇÃO E – ANEXO.
E N D
ERGONOMIA E SAÚDE OCUPACIONAL CENPES( ANTEPROJETO ) EQUIPE DE IMPLANTAÇÃO: Luiz Claudio Ferreira Pinto Cesar Madureira Bach
SUMÁRIO:A – IDENTIFICAÇÃOB – RESUMO C – JUSTIFICATIVAS E ANTECEDENTESD – APRESENTAÇÃOE – ANEXO
A1- Denominação:Implantação de um Projeto Ergonômico, em Fisioterapia do Trabalho , junto a CENPES.
A2- Comissão responsável pela elaboração do Projeto:Luiz Claudio Ferreira Pinto - Fisioterapeuta , Professor de Educação Física e Professor Universitário Atuação: Universidade Gama Filho, Centro Universitário Moacyr Bastos, IASERJ, IBMR.Cesar Madureira Bach – Fisioterapeuta, Professor de Educação Física e Professor Universitário. Atuação: Universidade Castelo Branco, FRASCE, Universidade Estácio de Sá, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Saúde.
B – RESUMO: O índice de doenças músculo-esqueléticas, relacionadas ao trabalho , vem crescendo exageradamente nos últimos anos, tendo como principais causas fatores biomecânicos, organizacionais no trabalho e sociais, que contribuem para diminuir a eficiência no trabalho, a queda de produção e ainda, a saúde do trabalhador. Devido a esta realidade se faz cada vez mais necessário assegurar a energia e o compromisso das pessoas e das empresas, com novas formas de comportamento, estimuladas por um ambiente de trabalho excitante, recompensador e envolvente. Um componente importante desta estratégia é incentivar as pessoas a uma nova cultura de hábitos saudáveis, tornando-as capazes de condicionarem-se e permanecerem fisicamente bem, para realização de suas atividades laborativas na sua vida diária (profissional, familiar e no lazer) e ter ainda reservas suficientes de energia para enfrentar eventuais necessidades físicas extras.
Um dos principais aliados na luta pela mudança, na procura de adaptar-se a nova realidade é a Saúde Ocupacional e a Ergonomia , estudo com status de ciência que visa uma adaptação do ambiente de trabalho ao trabalhador, com objetivos bem definidos e com preocupações amplas. Um dos principais aliados na luta pela mudança, na procura de adaptar-se a nova realidade é a Saúde Ocupacional e a Ergonomia , estudo com status de ciência que visa uma adaptação do ambiente de trabalho ao trabalhador, com objetivos bem definidos e com preocupações amplas. Por entendermos que somente com programas específicos para o trabalhador ter-se-á condições de se fazer um trabalho de prevenção de saúde, e baseado em patologias que acometem grande parte dos trabalhadores, sem que no início se faça notar, com sintomas expressivos e ainda que a atividade laborativa, de maneira geral, pode acarretar não só alterações relacionadas a traumas, DORT, LER, mas como também, acarretar o agravamento de alterações posturais, articulares, musculares e etc.
Tomaremos como base, a implantação de um setor de Fisioterapia curativa, com finalidade de tratar as alterações já instaladas nos trabalhadores. Em um segundo momento, um levantamento nas possíveis causas que possam estar acarretando estas alterações, assim como as modificações necessárias, para amenizar as mesmas. A Avaliação Fisioterapêutica Funcional, será realizada em todos os profissionais, com finalidade de detectar alterações no seu início, e ainda um trabalho de Ginástica Laboral, com o objetivo de prevenção, impedindo ou amenizando o aparecimento de lesões.
C – JUSTIFICATIVAS: Considerando: * Que a política na área de saúde, caminha para programas com visão preventiva, diminuindo a incidência de doenças ocupacionais; *Que através de programas prevenção de saúde, se reúnam Equipes Multiprofissionais, propiciando melhor atendimento e melhor qualidade de vida ao trabalhador; *Que a Ergonomia possibilita a diminuição de gastos com assistência médica, por ocorrência de doenças ocupacionais; *Com a implantação de Programas de Prevenção, ocorre uma redução do índice de absenteísmo (falta ao trabalho); *O aumento da eficiência do trabalho humano, diminuição do gasto energético na execução de tarefas e conseqüentemente o aumento da produtividade, está intimamente ligado às condições de saúde do trabalhador, assim como da sua motivação; *Maior proteção legal à empresa, contra possíveis processos de empregados por doenças ocupacionais; *Melhor imagem da Empresa e melhor ambiente de trabalho.
D – APRESENTAÇÃO I-Objetivo Geral Proporcionar aos trabalhadores do CENPES, um atendimento fisioterapêutico curativo e preventivo, nos níveis primário, secundário e terciário de prevenção de saúde, um ambiente concebido ergonomicamente.II-Objetivos Específicos Possibilitar ao CENPES a prestação de mais um serviço à população profissional, contribuindo diretamente para a melhoria da saúde do trabalhador, assim como, para melhora da eficiência do trabalho.
III- MetasCurto prazo-Implantar o Setor de Fisioterapia do Trabalho, com (? ) profissionais Fisioterapeutas, e (? ) Acadêmicos de Fisioterapia, o que irá proporcionar inicialmente, o alcance dos objetivos geral. - Palestras para os trabalhadores, tendo como objetivo a explicação do trabalho a ser desenvolvido, e ainda o início de uma conscientização profissional, sem a qual não é possível a obtenção de resultados positivos.Médio prazo- Levantamento de todas as alterações necessárias no local de trabalho. - Implantação da Ginástica Laboral.Longo prazo- Avaliação Fisioterapêutica Funcional em toda a massa profissional.
Este Anteprojeto apresenta apenas pontos iniciais, e portanto limitado, para a implantação e implementação de um setor de Fisioterapia do Trabalho junto o CENPES. Outros pontos importantes, tais como: modificações no aspecto físico, no local de trabalho, custo financeiro, nº de profissionais e etc, só podem ser evidenciados após pesquisa, levantamento de dados, estatística, sondagem e conhecimento das prioridades da Empresa, junto ao Projeto.
Para Empresa:· Melhora de qualidade de vida de seus empregados;· Diminuição de gastos com assistência médica, por ocorrência de doenças ocupacionais;· Redução do índice de absenteísmo (falta ao trabalho);
· Aumento da eficiência do trabalho humano;· Maior proteção legal à empresa, contra possíveis processos de empregados por doenças ocupacionais;· Aumento da produtividade;· Melhor imagem e melhor ambiente de trabalho.
Para o Empregado: · Maior eficiência no trabalho; · Melhora da qualidade de vida; · Favorecimento da socialização do trabalhador, junto ao grupo de trabalho; · Diminuição da incidência de doenças ocupacionais; · Diminuição do gasto energética na execução de tarefas; Melhora na saúde do trabalhador.
Além das vantagens relacionadas, é interessante destacar que a preocupação com a Ergonomia é mais ampla, pois existe uma legislação do Ministério do Trabalho, através das Normas Regulamentadoras (NRs), que apresentam parâmetros, que devem ser seguidos, para a prevenção e solução dos problemas relacionados ao trabalho e ao trabalhador.
VANTAGENS DE UM SETOR DE FISIOTERAPIA NO PRÓRIO LOCAL DE TRABALHO
· ECONOMIA HOMEM X HORA DEVIDO AO ATENDIMENTO LOCAL· REDUÇÃO DO ABSENTEÍSMO· REDUÇÃO NO USO DO PLANO DE SAÚDE
·TRATAMENTO ESPECIALIZADO· RÁPIDA RECUPERAÇÃO· ADOÇÃO DA PREVENÇÃO NA SAÚDE OCUPACIONAL· CRIAÇÃO DE IDENTIDADE PRÓPRIA COM A EMPRESA