1 / 9

INTERTEXTUALIDADE

INTERTEXTUALIDADE. Rose Cléa. O que é?. Intertextualidade é um dos fatores de textualidade em que se faz referência - explícita ou implícita - a outros textos. Ao “diálogo” entre textos dá-se o nome de intertextualidade.

Download Presentation

INTERTEXTUALIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INTERTEXTUALIDADE Rose Cléa

  2. O que é? • Intertextualidade é um dos fatores de textualidade em que se faz referência - explícita ou implícita - a outros textos. • Ao “diálogo” entre textos dá-se o nome de intertextualidade. • A intertextualidade está ligada ao “conhecimento de mundo”, que deve ser compartilhado, ou seja, deve ser comum ao produtor e ao receptor de textos.

  3. NA PUBLICIDADE

  4. NA ARTE

  5. Na música • Monte Castelo (Legião Urbana) • Ainda que eu falasseA língua dos homensE falasse a língua dos anjos,Sem amor eu nada seria. • É só o amor! É só o amorQue conhece o que é verdade.O amor é bom, não quer o mal,Não sente inveja ou se envaidece. • O amor é o fogo que arde sem se ver;É ferida que dói e não se sente;É um contentamento descontente;É dor que desatina sem doer.

  6. Na poesia E agora Mané? A luz acabou, o HD travou, a memória sumiu, a torre queimou... E agora Mané? E agora você? Você que se diz um wan expert, Você que se diz o melhor da Internet, Você que diz que tudo é possível... Você começou agora termine. E agora Mané? Está sem sistema, está sem pragrama, está sem sinal. Já não pode acessar, já não pode logar, jogar já não pode, O boot falhou, a placa quebrou e tudo pifou, falhou, corrompeu... E agora Mané? . Com o mouse na mão quer abrir a pasta... não existe pasta Quer salvar o arquivo... arquivo não há mais.Mané, e agora?Se você reinstalasse, se você atualizasse, se você ignorasse... A tela sempre lhe dá a mesma informação: erro fatal!E agora mané?Sozinho, sem dados, sem backups recentes... A luz acabou, a esperança também... o que resta mané?Memória se foi e você se pergunta: o que eu lhe fiz?Sem amor, sem amigo, sem comparça, sem computador... Você se deleta Mané.Mané, pra qual bin?

  7. NOVELAS/FILMES/LIVROS O CRAVO E A ROSA – A MEGERA DOMADA (Shakespeare) O Rei Leão - HAMLET (Shakespeare) A hora da verdade - Dom Casmurro/Otelo (Machado de Assis/shakespeare)

  8. Tipos de intertextualidade • Paródia • Paráfrase • Citação • Alusão

  9. LINGUAGEM DA PROPAGANDA DUPLICIDADE DE SENTIDO como recurso expressivo

More Related