500 likes | 598 Views
PROPAGANDA & PUBLICIDADE. O que é? Para que serve? Como se faz?. Conceito. A palavra PROPAGANDA vem do latim propagare que quer dizer propagar, multiplicar, estender e difundir. Fazer PROPAGANDA é propagar ideias, crenças, princípios e doutrinas. Conceito.
E N D
PROPAGANDA & PUBLICIDADE O que é? Para que serve? Como se faz?
Conceito A palavra PROPAGANDA vem do latim propagare que quer dizer propagar, multiplicar, estender e difundir. Fazer PROPAGANDA é propagar ideias, crenças, princípios e doutrinas.
Conceito O termo PROPAGANDA foi usado primeiramente pela Igreja Católica, no século XVII, através da criação de uma Comissão de Propagação da Fé.
Exemplo Hitler disse: “A propaganda permitiu-nos conservar o poder, a propaganda nos possibilitará a conquista do mundo”.
Conceito Publicidadederiva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma ideia” (SANT’ANNA, 1998, p. 75)
O que distingue uma da outra? Quando alguém pede um minuto da sua atenção para falar sobre a vinda de Jesus, ela está fazendo propaganda da sua religião. Se no meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos, transforma-se em publicidade.
O que distingue uma da outra? Outro exemplo é a campanha de combate à dengue. Quando o Governo veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. Se a Raidfaz o mesmo, é publicidade.
Publicidade & Propaganda No dia a dia, essa diferença é irrelevante, os publicitários trabalham com as duas formas de comunicação e em alguns momentos, elas se misturam.
Linha do tempo.... Tabuletasanunciavam os combates dos gladiadores, e as diversas casas de banho existentes em Pompéia. Propagandaoral – pregoeiros anunciavam a venda de escravos, gados e outros produtos
Linha do tempo.... Idade Média - Uso dos símbolos para identificar o local de trabalho. Com o passar do tempo, estes símbolos tornaram-se emblemas de marca e logotipos e serviam para identificar oficinas de artesões, de consertos, estabelecimentos de venda de produtos.
Linha do tempo Linha do tempo... Advento da era industrial– produção em massa necessidade de aumentar o consumo > a técnica publicitária foi se aperfeiçoando e passa a ser mais persuasiva e perde o sentido informativo.
Comunicação de massa A publicidade serve para realizar a tarefas de comunicação de massa com economia, velocidade e volume maiores que os obtidos através de quais quer outros meios”. (SANT’ANNA, 1998, p. 76)
Meios de massa Rádio – atinge um maior número de pessoas de forma mais rápida e ao mesmo tempo. Jingles
Meios de massa • TV – une o som e a imagem – depois dos anos 1960. • A televisão começou se transforma no meio publicitário mais poderoso para atingir as massas.
Concorrência A concorrência desenfreada entre as várias marcas, obrigou o aparecimento de uma propaganda mais agressiva, chamada de propaganda combativa, com a tentativa de impor um produto ao outro.
Para que serve a propaganda Informar: busca criar conscientização e conhecimento e, também, tem a finalidade de informar sobre novos lançamentos, alterações no produto, modificações no preço, novas promoções, novos usos para o produto, explicar como funciona, entre outros.
Para que serve... Persuadir: procura criar simpatia, preferência, convicção e a compra de um produto. Lembrar: estimula a repetição de compra e busca a fidelização. Reforçar: busca convencer os atuais compradores de que fizeram a compra certa.
Para que serve... A PROPAGANDA não tem como função vender um produto. A venda é uma consequência do processo de comunicação persuasiva que envolve a propaganda.
FUNÇÃO SOCIAL e EDUCATIVA Ajuda a promover entidades sem fins lucrativos; Campanhas de combate às drogas, alcoolismo e outras de caráter social Ensina e Educa – Campanhas de educação no trânsito, uso de preservativos, câncer de mama, prevenção da dengue.
Liberdade de imprensa Meios de comunicaçao de massa não existiriam sem a propaganda. É um dos pilares da liberdade de imprensa. O que sustenta os meios de comunicação é o faturamento arrecadado com a venda dos espaços publicitários.
Conteúdo dos programas Programação e conteúdos de veículos de comunicação são totalmente pagos pela propaganda. Eventos culturais (peças de teatro, exposições e outros) são gratuitos por conta de patrocínios.
Propaganda: Direito do Consumidor Permite que o consumidor conheça as características dos diferentes produtos e serviços, Faça comparaçõesracionais e tome a decisão que melhor satisfaça as suas necessidades.
Movimenta a economia A publicidade estimula o mercado, gera produção e consumo e movimenta a economia. Gera empregos. Lançar novos produtos, ampliar vendas, promover concorrência que resulta em qualidade melhor e preço menor.
Antes de criar, levar em conta • O QUÊ? Qual o produto ou serviço que será divulgado? • PORQUE ? Crescimento? Conquista de mercado? Manutenção da marca? Lançamento de um novo produto? • COMO? Que argumento usar? (analisar a concorrência)
Antes de criar, levar em conta • QUANDO? Quando a campanha será veiculada e qual será a sua duração?(épocas do ano, sazonalidade). • QUEM? Quem é o público alvo que se quer atingir? Quais são seus hábitos de consumo? Qual o seu comportamento em relação aos diferentes veículos?
ESTRATÉGIAS CRIATIVAS Usar linguagem simples, clara e direta
Estratégias criativas Imagem e texto = inusitado/ surpreender
Referências atuais • Bancos: propaganda de serviço.
Referências atuais • Bancos: propaganda de serviço.
Referências atuais • Propaganda de serviço.
Referências atuais • Propaganda de serviço.
Obrigada pela atenção!! Mara Kunzler Diretora Atendimento ArtMeio Propaganda