180 likes | 264 Views
Entretenimento. Cassia Marques Fabiano Biazoto Marcelo Sato Priscila Ferrari Sandro Silva.
E N D
Entretenimento Cassia Marques FabianoBiazoto Marcelo Sato Priscila Ferrari Sandro Silva FGV - Novos Modelos de Empresa
A - CLIENTELA:Atual: cerca de 16 milhões de consumidores dos serviços de cinema no Brasil, sendo o público bastante diversificado nos quesitos faixa etária (de crianças a terceira idade) e socioeconômico. Futuro: Aumento da freqüência da classe C , D e E com a melhoria na renda econômica e com a expansão das salas multiplex para regiões com menor concentração de habitantes um aumento de publico em geral. Contexto: O crescimento da economia esta favorecendo uma maior reserva de dinheiro para todas as classes sociais investirem um maior tempo em lazer. Principalmente, classes emergentes, tendenciando um aumento de publico nos cinemas. A criação de salas de cinemas em regiões com um menor número de habitantes, tirando o foco de grandes centros gerará, também, um aumento do publico significativo para o Cinemark.
B - CONCORRÊNCIA: Atual: O Cinemark tem a maior rede de complexos e salas no Brasil. São 218 cinemas operando em 23 multiplex, possuindo 65% do Market Share no Estado de São Paulo. Concorrentes diretos: UCI, Playart, Cineart, a novata Cinepolis.Pirataria: Ex: O filme Tropa de Elite 1, na pré estréia do filme, já existiam cópias em DVD espalhados por todas as cidades do país.TV Paga: Setor em constante transformação, proporcionando grande cardápio de filmes, qualidade de transmissão e a comodidade do sofá da sala de estar. Futuro: Com o mercado brasileiro em evolução, novas empresas de cenário mundial estão investindo em novas salas para a concorrência direta com o Cinemark. O aumento desta concorrência forçará uma disputa da entrada à preço menores e serviços diferenciados, exigindo, conseqüentemente uma melhor qualidade.Contexto: O crescimento na construção de shopping center’s no mercado brasileiro, aquece a concorrência do mercado, afim da disputa de um lugar mais privilegiado, próximo ao consumidor. Desta forma, o investimento em novas salas e a expansão para novos lugares esta diretamente ligada a liderança de mercado do Cinemark. Com a invasão da concorrência e um maior poder de escolha pelo consumidor, a disputa por um menor preço, um melhor serviço e inovações serão características marcantes na preferência do cliente.
C - ECONOMICO:Atual:expansão economica propicia crescimento de público e faturamento de 10% ao ano.Futuro: Contexto:
D - AMBIENTE TECNOLÓGICO:Atual: inovação no uso da tecnologia 3D e XD (Extreme Digital), com tecnologia de ponta e nível elevado de design e construcão. Primeira empresa a lançar a tecnologia 3D no Brasil. Futuro: Contexto:
E - AMBIENTE SOCIAL: Atual:ambiente bastante diversificado, atingindo as diversas classes sociais, estando presente em 30 Cidades brasileiras. Projetos sociais para aproximação do publico com o cinema, ações de responsabilidade social, nesta com o intuito de proporcionar uma melhora na qualidade de vida, e apoio de mídia em tela. Futuro: Busca de parcerias e eventos para promover um crescimento do publico de classes C e D. Criação de espaços mais confortáveis e aconchegantes, fazendo alusão a uma sala de estar, com a colocação de puff e poltronas tipo leito e diversificar também seus serviços de Snack bar, podendo fornecer alimentação mais completa, tipo pizza, sandwiches e outras variedades de comida.Contexto: Ponto forte para o mercado cinematográfico brasileiro é o crescimento da economia, favorecendo a população, principalmente, da classe C e D, a freqüentarem mais o cinema. Desta forma, o atendimento de um maior publico, fornecendo serviços diferenciados e com melhor qualidade torna-se indispensável para a manutenção e melhoria da imagem do Cinemark junto aos clientes.
F - AMBIENTE POLÍTICO:Atual: desfavorável, em virtude do grande volume de pirataria. Regulado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) é uma autarquia especial e, por isso, tem independência administrativa e financeira. Criada em 2001 e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), a agência tem como objetivo principal o fomento à produção, à distribuição e à exibição de obras cinematográficas e videofonográficas. Além disso, a Ancine regula e fiscaliza as indústrias que atuam nessas áreas.Futuro: Contexto:
G - AMBIENTE JURÍDICO:Atual: - Constituição Federal - Seção: Da Cultura, arts. 215 e 216) que tratam dos direitos de acesso à cultura, e da defesa e da proteção do patrimônio cultural. - Lei Fomento à Atividade Audiovisual (LEI 8.685/93)- Lei de Direitos Autorais (LEI Nº 9.610/98)- Regulamentação da Ancine (regula e fiscaliza atividades cinematográficas) Futuro: Contexto:
Evolução da renda 2001-2010 (em R$ milhões) FGV - Novos Modelos de Empresa
Evolução do preço médio do ingresso 2001–2010 (em US$) FGV - Novos Modelos de Empresa
Novos Modelos de Negócio no Cinema- Shows e lutas ao vivo- Shows em 3D - Ingresso corporativo:premiação aclientes e funcionários.- Aluguel de salas:eventos, palestras, convenções, sessões fechadas, aniversários e outras possibilidades.- Cinemeeting: Possibilitar transmissão de mensagens de qualquer lugar do mundo para qualquer sala Cinemark espalhadas pelas principais capitais do Brasil. FGV - Novos Modelos de Empresa
A C D B H MENOR IMPACTO MAIOR E F G MENOR GRAU DE INCERTEZA MAIOR A - Clientela B - Concorrência C - Econômico D - Tecnológico E - Social F - Político G – Jurídico H – Físico