1 / 11

SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO

SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO. Rafael Cervone Netto Diretor Executivo TEXBRASIL São Paulo, 10 de Novembro de 2010. POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – AÇÕES TECNOLÓGICAS SETORIAIS AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DOS UNIFORMES PROFISSIONAIS

tana-hughes
Download Presentation

SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO Rafael Cervone Netto Diretor Executivo TEXBRASIL São Paulo, 10 de Novembro de 2010.

  2. POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – AÇÕES TECNOLÓGICAS SETORIAIS AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DOS UNIFORMES PROFISSIONAIS O projeto propõe a aplicação da Avaliação de Ciclo de Vida - ACV em uma roupa profissional específica, produzida de forma equivalente por cinco empresas brasileiras, que pretendam submeter-se espontaneamente a sistemas regulatórios e normativos, avaliando os impactos ambientais nos ciclos de vida dos produtos confeccionados destinados à atuação profissional.

  3. RE-INTRODUÇÃO DO ALGODÃO DE FIBRA LONGA Projeto, em parceria com a EMBRAPA, para desenvolvimento de algodão de fibra longa de maneira sustentável (algodão orgânico).

  4. INSTITUTO ALGODÃO SOCIAL (IAS) Iniciativa da AMPA (Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão) com apoio da ABIT, o IAS é uma organização não-governamental e tem como missão promover a responsabilidade sócio-ambiental empresarial, a cidadania, a preservação dos direitos fundamentais do homem, a aplicação da legislação trabalhista, das normas de segurança ocupacional, saúde e meio-ambiente do trabalho e dos princípios que geram o desenvolvimento social sustentável.

  5. POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS LEI 12.305/2010 PROJETO NA REGIÃO DO BOM RETIRO/BRÁS Acompanhamento da legislação que trata o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, divulgação para as empresas a partir do inicio de 2011 e desenvolvimento de projeto que visa minimizar os problemas ambientais resultantes do descarte irregular do lixo têxtil na região do Bom Retiro/Brás e dos problemas sociais que envolvem as pessoas que trabalham, direta ou indiretamente, com este lixo.

  6. PROJETO REGISTRO DE EMISSÃO E TRANSFERÊNCIA DE POLUENTES (RETP) Consiste no levantamento, tratamento e divulgação pública de emissões de substâncias e produtos que causam ou têm potencial de causarem danos para a saúde humana e para o ambiente. Este registro proporcionará um inventário nacional que servirá como ferramenta para a formulação de políticas públicas quanto para o planejamento estratégico setorial.

  7. APOIO A EVENTOS DE SUSTENTABILIDADE • Exemplo: 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde que tem por objetivo desenvolver e implementar cadeias produtivas sustentáveis, dentro dos grandes setores econômicos, e atuar como agente mobilizador e fomentador para a construção da nova economia.

  8. CERTIFICAÇÃO – RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL • SELO QUAL – Programa de Auto-Regulamentação de Roupas Profissionais, Militares, Escolares e Vestimentas, com o objetivo de criar produtos de qualidade e com responsabilidade sócio-ambiental.

  9. INDICADORES DO USO DOS RECURSOS HIDRICOS Parceria da ABIT com o Ministério do Meio Ambiente onde foi realizado o estudo dos indicadores que possibilitam determinar a quantidade de água captada, consumida e o efluente gerado pelas empresas de todos os elos da cadeia.

  10. SIFO – NATIONAL INSTITUTE FOR CONSUMER RESEARCH O SIFO tem como principais linhas de pesquisa a questão da sustentabilidade no consumo, normas e programas do governo para produtos, inclusive, vestuário. Deste modo, foi realizada uma missão a este instituto, em Dez de 2009, para investigar a Sustentabilidade no setor. Resultante desta missão, o SIFO apresentou proposta para uma linha de fomento Europeia para que pesquisadores venham ao Brasil ministrar cursos e palestras especificas para o setor e para que pesquisadores brasileiros participem de um congresso, na Noruega, no primeiro semestre de 2011. A ABIT e o SENAI CETIQT são as entidades envolvidas.

  11. ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO BRASIL (CarbonFootprints) • Avaliação e Verificação Avaliação de documentos e verificação das práticas brasileiras, dos planos para melhorias ambientais mensuráveis e do impacto sobre o desempenho econômico.• MétricasDesenvolver metas de sustentabilidade clara e compreensível, utilizando métricas de desempenho, disponibilizando-as para agentes externos e atores internos• MarcaMelhorar a percepção da marca, com histórias do Brasil verdadeiras, claras e defensáveis, abordando liderança ambiental e econômica, liderança da alavancagem do Brasil para a vantagem competitiva, desenvolvimento e qualidade de vida.• ComunicaçãoCriar políticas de sustentabilidade e de sistemas de informação Desenvolver estratégias de comunicação eficientes

More Related