150 likes | 484 Views
LIÇÃO 8 – IGREJA , AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE. TEXTO ÁUREO: E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores (Mc 2.17). CONCEITO DE IGREJA.
E N D
LIÇÃO 8 – IGREJA, AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE TEXTO ÁUREO: E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores (Mc 2.17)
CONCEITO DE IGREJA • Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados, ou seja, chamados para fora. • Conceito Prático: Grupo de pessoas que fazem parte da sociedade mas que obtiveram uma mudança de vida por crerem na existência de um só Deus e de Jesus Cristo seu filho e vivem de acordo com os padrões bíblicos. • As pessoas que compõe a igreja, vivem na sociedade, pagam seus impostos e participam das relações tradicionais de relacionamento, ou seja, são pessoas normais.
CONCEITOS DE SOCIEDADE • Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. • Agrupamento de seres que convivem em estado gregário (vivem em união) e em colaboração, cidadania e fraternização mútuas. • A origem da palavra sociedade vem do latimsocietas, uma "associação amistosa com outros". Societas é derivado de socius, que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social. • Ajuntamento de pessoas que tem características similares, possuem sistemas administrativos, sociais, culturais e religiosos pré-definidos e vivem de acordo com regras propostas. • Obs: Os marginais, que são os elementos “excluídos” da sociedade vivem de acordo com regras contrárias à mesma.
JESUS E A SOCIEDADE • Jesus estava inserido no contexto da sociedade. • Estava inserido no contexto sócio-econômico-cultural de sua região (seu pai era carpinteiro e era um praticante do judaismo– Mt 13.55). • Foi neste contexto que Jesus começou seu ministério.
O CONTEXTO RELIGIOSO DA ÉPOCA • Existiam alguns grupos religiosos tais como: 1 – Fariseus: Eram um grupo político e religioso surgido no período intertestamentário, formado por alguns ricos, porém aberto a pessoas com menor poder econômico. Buscavam seguir rigidamente a lei de Moisés (aceitavam também o restante dos livros do Antigo testamento), acreditavam que a observância total da lei os faziam "justos" diante de Deus, para não se contaminarem evitavam estar onde "pecadores e publicanos" estavam. Jesus combateu suas práticas.
2 - SADUCEUS - Elite judaica que não criam na ressurreição dos mortos Também eram um grupo político e religioso judeu na época de Jesus, porém eram mais influentes. Era formada pela elite do povo e tinham forte ligação com o poder romano. Guardavam a lei apenas da Torá (livros escritos por Moisés) e não aceitavam a ressurreição, nem os anjos. Geralmente os sumo sacerdotes eram ligados aos saduceus. Nos evangelhos vemos Jesus os repreendendo por seus ensinos.
3 -ESCRIBAS - Responsáveis pela tradição dos anciãos Os escribas surgiram como copistas reais inicialmente no reinado de Salomão. Porém, após o retorno do cativeiro babilônico os escribas ganharam maiores responsabilidades, sendo considerados doutores da lei. Para alguém exercer tal função deveria começar seus estudos aos 14 anos e só eram aptos para legislar após os 40. Tinham forte ligação com os fariseus e foram acusados por Jesus por colocarem regras pesadas demais para suportar, onde nem os mesmos conseguiam seguir.
4 - ZELOTES - lutavam pela libertação política de Israel Os zelotes eram um grupo político revolucionário de Israel que lutavam contra a dominação romana. Um dos apóstolos, Simão, era participante desse grupo. Barrabás, que foi liberto no lugar de Cristo, também era militante dos zelotes, inclusive foi preso após cometer homicídio em uma rebelião. Tiveram grande influência na tentativa frustrada de sedição contra o Império Romana, no ano 70 d.C.
JESUS E A SOCIEDADE • Jesus conhecia a sociedade em que vivia. Vivia em um local onde existiam muitos tipos de pessoas de diversas classes sociais e que tinham diversas crenças. • Era praticante dos princípios sócio-econômico, religiosos e culturais (pagava impostos, peregrinava ao templo para adorar). • E o mais importante, importava-se com a sociedade.
QUAL ERA A PROPOSTA DE JESUS? O QUE ELE ENSINAVA? 1 – Em essência, sua proposta era aproximar o homem do Senhor, salvando-o de seus pecados. (Lc 4.18; 16.26; Rm 3.23; 6.23; 1 Jo 3.18). 2 – Ele veio para os judeus, mas estes não o aceitaram (Jo 1.11,12). 3 – A proposta de Jesus era diferente pois Ele pregava mudança de vida (Mt 5) e não apenas uma aparente mudança e Ele deixou claro que todos precisavam de mudança (Mt 2.15,16). 4 – A sua proposta era baseada no amor de Deus e na prática de seus mandamentos (Lc 2.39-51). 5 – Os seus discípulos eram fiéis seguidores de sua doutrina e ensinos, e estes continuaram a obra de Jesus aqui na terra através da igreja (Lc 9.1,2).
A IGREJA E A SOCIEDADE • A igreja precisa interagir com a sociedade vivendo de acordo com os mandamentos do Senhor (1 Co 5.10). • A igreja precisa estar atenta aos problemas da sociedade, tais como: pobreza, doenças, falta de amor, etc. • A igreja, sendo o sal da terra e a luz do mundo, influenciará positivamente a sociedade (Mt 5.13-16). • Jesus falou para os judeus que eles não estavam praticando a verdadeira vontade de Deus (Mt 22.34-40; Lc 10.25-37).
INFLUENCIANDO OS PADRÕES DO MUNDO • A igreja poderá influenciar este mundo que está morto no maligno (1 Jo 5.19) de várias maneiras. 1 - Através da Oração: A Bíblia nos ensina a interceder por todos os homens, bem como pelas autoridades constituídas (1 Tm 2.1-8), para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada. (Estas orações, súplicas, petições e intercessões, devem ter em primeiro lugar um caráter evangelístico – salvação, em segundo lugar um pedido para que os governantes não sejam perseguidores da fé cristã). • Existe um grande poder proveniente da oração (Tg 5.16b). • Et 4.9-17 (A intercessão de Ester através da oração e da ação).
2 – Por intermédio dos conselhos divinos: (Gn 39.3,4; 41.1-23; Dn 2.19-49). Deus, que é o dono da sabedoria, tem usado homens e mulheres para estarem em posições estratégicas para que a Sua benção seja concedida a muitos (2 Rs 5.1-3). 3 – Por meio dos valores cristãos: Apesar de estarmos, como sociedade, perdendo vários valores morais e éticos, esta, clama por uma sociedade melhor e a igreja, através da ação sobrenatural do Espírito Santo agindo com a Palavra poderá promover mudanças maravilhosas na sociedade(Ef 3.10).
COMO PODEMOS ALCANÇAR A SOCIEDADE? 1 – Através do evangelismo: Somente a Palavra de Deus poderá mudar o homem (2 Tm 3.16; Hb 4.12) e a tarefa de evangelizar é nossa (Mt 28.19,20; Mc 16.15). 2 – Promovendo uma reintegração do homem transformado à sociedade: A igreja é a maior “reintegradora” de homens à sociedade. Ladrões, assassinos, homossexuais, e outros após aceitar a Jesus como Senhor e Salvador são transformados pelo poder do Espírito Santo agindo pela Palavra e pela igreja são reintegrados à sociedade (Tg 2.14-17)