100 likes | 268 Views
Coletiva de Imprensa ACREFI 14 de Abril de 2014. Brasil: Crédito ao Consumo Nicola Tingas economista-chefe . BRASIL: ciclo de expansão do Consumo e do Crédito distribuiu Renda e promoveu ascensão social de parcela significativa da população .
E N D
Coletiva de Imprensa ACREFI 14 de Abril de 2014 Brasil: Crédito ao Consumo Nicola Tingas economista-chefe
BRASIL: ciclo de expansão do Consumo e do Crédito distribuiu Renda e promoveu ascensão social de parcela significativa da população Evolução Vendas Varejo e do Crédito Total SFN Fonte: IBGE, BACEN. Elaboração ACREFI.
Década teve ciclo inédito de expansão do Crédito ao Consumo Crédito Total SFN, em % do PIB FASE 1: Distribuição de renda, emprego, bancarização, legislação nova, ampla oferta crédito. FASE 2: Incentivos fiscais, salário mínimo forte, bancos públicos ampliando oferta, direcionado Fonte: Banco Central. Elaboração ACREFI.
Em 2012, Famílias esgotaram a capacidade de pagamento. Inadimplência cresceu. No final de 2013, depois de firme esforço, a inadimplência cedeu. Processo de ajuste envolveu saneamento do Orçamento Familiar; e também, o aperfeiçoamento do processo de Concessão de Crédito. Veículos teve forte elevação do patamar de Inadimplência, com reversão parcial em 2013 Crédito Recursos Livres Pessoa Física Inadimplência total (%) Fonte: Bacen.
Perda de capacidade de consumo da população reduziu ritmo de vendas e financiamentos de Veículos. A demanda retraída inibe o crescimento da Carteira. Fonte: Banco Central. Elaboração ACREFI.
Desalancagem do Crédito ao Consumo Famílias em ajuste orçamentário e saneamento financeiro Saldo de Carteiras Selecionadas % acumulada no período Evolução acumulada CP (Consignado) 36,8% Veículos 7,9% Cartão Crédito 22,3% Fonte: Bacen. Elaboração ACREFI.
Consignado mantém expansão; substituindo linhas caras (“hot money”) Fonte: Bacen. Elaboração ACREFI.
Veículos tem concessão cadente. Cartão à vista decresce no curto prazo. Fonte: Bacen. Elaboração ACREFI.
Perspectivas 2014 e 2015 são de gradual recuperação do Crédito de Consumo. Um ciclo de expansão maior depende de uma economia mais robusta, mais produtiva e com presença forte de investimentos. Além disso, de aperfeiçoamento de legislação, garantias, prazos, criação de novos produtos Crédito ao Consumo. Evolução do Crédito no Sistema Financeiro Nacional - % em 12 meses Fonte: FEBRABAN ECONOMIA – Pesquisa realizada de de 6 a 12 de Março de 2014 (com 27 Bancos). Elaboração e Valoração ACREFI.
Coletiva de Imprensa ACREFI 14 de Abril de 2014 Obrigado por sua atenção! Nicola Tingas economista-chefe