230 likes | 331 Views
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Data 11 de Novembro Órgão de Comunicação RTP Online Descrição Meio On-line . Data 11 de Novembro Órgão de Comunicação SIC Online Descrição Meio On-line .
E N D
Data 11 de NovembroÓrgão de Comunicação RTP OnlineDescrição Meio On-line
Data 11 de NovembroÓrgão de Comunicação SIC OnlineDescrição Meio On-line
Lisboa, 11 Nov (Lusa) - Uma cerimónia reunindo ateus, agnósticos e representantes das várias religiões e credos marca domingo o ponto alto das celebrações em Portugal da Semana da Compaixão, iniciativa internacional que pretende alertar para a necessidade de se entender o próximo. Ideia lançada em Fevereiro do ano passado por Karen Armstrong, uma ex-freira católica que se tem dedicado ao estudo das religiões monoteístas, a Semana da Compaixão inicia-se quinta-feira, dia em que será revelada a Carta da Compaixão, documento elaborado por personalidades religiosas de praticamente todo o mundo. Em Portugal, ao longo da semana de 12 a 19, nos templos das várias confissões religiosas, desde católicos a hindus, passando por budistas, muçulmanos, baha'is, ismaelitas e judeus, vão ser feitas homilias, sermões e alocuções em que o tema central vai ser a compaixão, disse à Lusa Abdool Vakil, que chefia a comissão portuguesa para a Carta da Compaixão. Abdool Vakil integra a European Muslim Network, um grupo de reflexão a nível europeu que aderiu à iniciativa lançada por Karen Armstrong e que conta com o patrocínio do Dalai Lama. "Mas quisemos ir mais longe e lançámos um repto a agnósticos e ateus para que também estivessem ao nosso lado na cerimónia de domingo. A compaixão não tem a ver só com religião, há pessoas que não acreditam em Deus ou têm dúvidas sobre a existência de Deus, mas acreditam na compaixão", acrescentou o presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa. "É preciso desmistificar o termo compaixão, pois a palavra inglesa 'compassion' não significa dó ou pena do outro. Compaixão, na feliz expressão do teólogo católico Leonardo Boff, é a capacidade de sair do seu eu e ir para o outro; tentar sentir o que o outro pode sentir de alegria ou de tristeza, compartilhar o sentimento negativo ou positivo do outro e compreendê-lo", sublinhou. Depois de deixar o convento inglês onde era freira católica, Karen Armstrong dedicou-se ao estudo dos aspectos comuns das três religiões abraâmicas (cristianismo, judaísmo e islamismo), tendo concluído que no âmago delas está a compaixão, o que a tem levado a tentar fazer com que os crentes redescubram este valor fundamental. Em Fevereiro de 2008, ao receber o prémio TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), Karen Armstrong lançou o desafio de se criar uma Carta da Compaixão, envolvendo personalidades de todo o mundo, ligadas às religiões, projecto que será revelado na quinta-feira. A redacção do documento, com base nos contributos recolhidos ao longo de ano e meio, é da responsabilidade de um Conselho da Consciência, formado por líderes e pensadores religiosos de todo o mundo e que inclui personalidades como o arcebispo Desmond Tutu, prémio Nobel da Paz, o rabi David Saperstein, Tariq Ramadan, professor de Estudos Islâmicos e o Sheikh Ali Gomaa, grande Mufti do Egipto. Data 11 de NovembroÓrgão de Comunicação LusaDescrição Meio On-line
Data 11 de NovembroÓrgão de Comunicação ExpressoOnlineDescrição Meio On-line
Data 12 de NovembroÓrgão de Comunicação Jornal IOnlineDescrição Meio On-line
Data 15 de NovembroÓrgão de Comunicação PúblicoDescrição Jornal GeneralistaPágina20 + Contracapa
Data 15 de NovembroÓrgão de Comunicação RTPDescrição TelejonalDuraçãoMin 34.06 seg a 36.13 seg Programa: Telejornal Link:http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/telejornal/index.php?k=1-parte-do-Telejornal-de-2009-11-15.rtp&post=4533 (minuto 34) Reportagem sobre a iniciativa Charter for Compassion e encontro na Mesquita Central de Lisboa. Entrevistas a Dr. Abool Vakil, Dr. Mário Soares, Padre Peter Stilwell e Dr. António Costa.
Data 15 de NovembroÓrgão de Comunicação RTP 2Descrição Jornal 2Duração2 min. e 23 seg. Ateus, agnósticos e religiososreuniram-se emLisboapelaCompaixão. Foi o ponto alto em Portugal da Semana da Compaixão. Declaraçõesde Abdool Vakil, lídercomunidadeislâmica de Lisboa, Mário Soares, ComissãoLiberdadeReligiosa, Peter Stillwell, igrejacatólicaromana, António Costa, presidente da câmara de Lisboa.
Data 15 de NovembroÓrgão de Comunicação TVIDescrição Jornal NacionalDuração1 min. e 47 seg. EmLisboareuniram-se hoje, representantes de váriasreligiões e credos, ateus e agnósticos. Foio ponto alto das celebrações da Carta da Compaixão.
Data 15 de NovembroÓrgão de Comunicação TVI 24Descrição Jornal de DomingoDuração1 min. e 46 seg. EmLisboareuniram-se hoje, representantes de váriasreligiões e credos, ateus e agnósticos. Foio ponto alto das celebrações da Carta da Compaixão. Declaraçõesde Abdool Vakil, Presidente da ComunidadeIslâmica; Mário Soares, Comissão da LiberdadeReligiosa; Pe. Peter Stilwel, IgrejaCatólica Romana.
Data 15 de NovembroÓrgão de Comunicação TVI 24Descrição Jornal da ManhãDuração1 min. e 46 seg. EmLisboareuniram-se hoje, representantes de váriasreligiões e credos, ateus e agnósticos. Foio ponto alto das celebrações da Carta da Compaixão. Declaraçõesde Abdool Vakil, Presidente da ComunidadeIslâmica; Mário Soares, Comissão da LiberdadeReligiosa; Pe. Peter Stilwel, IgrejaCatólica Romana.
Data 15 de NovembroÓrgão de Comunicação Blog Inclusão e CidadaniaDescrição Online
Data 16 de NovembroÓrgão de Comunicação 24 HorasDescrição Jornal Generalista Página14
Data 16 de NovembroÓrgão de Comunicação Correio da ManhãDescrição Jornal GeneralistaPágina18
Obrigado.WWW.CUNHAVAZ.COMAv. Duque Loulé, 123 7º 1050-089 Lisboa PORTUGALTelefone +351 213 121 190Fax +351 213 121 199