200 likes | 291 Views
Portimão: passado, presente e futuro. Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes. Área de projecto 2010/11 | 12ºE. Teixeira Gomes passou por aqui?. Um projecto de: Carlos Sequeira; Miguel Correia; Naliana Oliveira; Rita Correia. Porquê este trabalho?.
E N D
Portimão: passado, presente e futuro. Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes Área de projecto 2010/11 | 12ºE Teixeira Gomes passou por aqui? Um projecto de: Carlos Sequeira; Miguel Correia; Naliana Oliveira; Rita Correia.
Porquê este trabalho? Apesar de a vida e de a obra de Manuel Teixeira Gomes serem já bastante divulgadas na escola e, também na cidade, pretendemos, de acordo com as comemorações dos cento e cinquenta anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, dar a conhecer uma outra perspectiva das suas obras e da importância do seu legado.
O que se pretende? Divulgar a obra de Manuel Teixeira Gomes, dando relevância aos excertos nos quais sejam mencionados alguns dos locais de Portimão. Aumentar o conhecimento pessoal de cada um dos elementos do grupo, da comunidade escolar e, também, dos restantes cidadãos de Portimão, a nível literário e cultural. Fomentar a ligação entre as duas escolas Manuel Teixeira Gomes (no Algarve e na Argélia), dando a conhecer o nosso projeto .
Como iremos proceder? Leitura das obras mais significativas de Manuel Teixeira Gomes; Recolha de alguns excertos das obras que retratem Portimão; Visita ao Museu de Portimão, ao Arquivo Municipal e à Casa Manuel Teixeira Gomes; Captação fotográfica de alguns dos locais de Portimão eleitos pelo grupo; Tradução de excertos das obras do nosso patrono em inglês e francês.
RESULTADO FINAL Exposição do trabalho na E.S.M.T.G.; suporte digital, com todos os conteúdos do projeto desenvolvido.
TRABALHO DESENVOLVIDO De Outubro a Dezembro de 2010
Leitura de obras • de Manuel Teixeira Gomes Inventário de Junho (1899); Cartas sem moral nenhuma (1903); Agosto Azul (1904); Gente Singular (1909); Cartas a Columbano (1932); Regressos(1935); Miscelânea(1937); Maria Adelaide (1938); Carnaval literário (1939); Londres Maravilhosa e outras páginas dispersas (1942).
Seleção • de excertos “O monstro seguiu, com efeito, a Rua do Colégio, - atravessou o largo do pelourinho, a Rua dos Surradores, e, como foi atraído pela frouxa claridade do poente, dirigiu-se para fora da vila, cortando por um atalho e passando rente ao cemitério.” inGente Singular “À noite, na ponte, com a lua cheia, o ar sereno, uma grande paz na água do rio, o sossego, e pequenas nuvens, farrapos de caxemira branca, a deslizar brandamente no aveludado azul celeste escuríssimo.” inRegressos
Seleção dos locais • a fotografar Paisagens: . Entre a ponta do altar e a ponta da piedade (esta fotografia pode ser uma das primeiras, para partir do geral para o particular); . Bacia do Rio Arade; .”A caminho de Alvor”; . Estuário do Arade; . Ria de Alvor; . Praia dos Três Castelos; . Praia do Vau; . Praia da Rocha;
Seleção dos locais • a fotografar • Locais/construções específicas: • . Ponte; • . Convento; • . Fortalezas de Santa Catarina e de S. João do Arade (Ferragudo); • . Igreja do Colégio dos Jesuítas; • . Pelourinho (largo); • . Cemitério; • . Dique.
TRABALHO A DESENVOLVER– 2º PERÍODO De Janeiro a Abril de 2011
Ações / Atividades • a desenvolver • Visita ao Museu de Portimão, Arquivos Municipais e Casa Museu Manuel Teixeira Gomes; • Fotografar os locais de Portimão que correspondem às descrições seleccionadas pelo grupo de trabalhos; • Preparação de uma exposição iconográfica com os conteúdos recolhidos ao longo do presente ano letivo, através da realização de panfletos e cartazes que divulguem o projeto finalizado; • Criação de um suporte digital com todos os conteúdos do projeto.
Referências bibliográficas 1. Gomes, Manuel Teixeira (1991). Miscelância. 3ª Edição. Lisboa: Bertrand Editora 2. Gomes, Manuel Teixeira (1988). GenteSingular. 4ª Edição. Lisboa: Bertrand Editora 3. Gomes, Manuel Teixeira (1991). Regressos. 4ª Edição. Lisboa: Bertrand Editora 4. Gomes, Manuel Teixeira (1989). Cartas a Columbano. 3ª Edição. Lisboa: Bertrand Editora 5. Gomes, Manuel Teixeira (1993). Carnaval Literário. 3ª Edição. Lisboa: Bertrand Editora 6. Gomes, Manuel Teixeira (2009). Obras Completas Volume I: Inventário de Junho; Cartas sem Moral Nenhuma; Agosto Azul. Edição Comemorativa. Lisboa: Impressa Nacional-Casa da Moeda/Câmara Municipal de Portimão 7. Gomes, Manuel Teixeira (2009). Obras Completas Volume II: Maria Adelaide. Edição Comemorativa. Lisboa: Impressa Nacional-Casa da Moeda/Câmara Municipal de Portimão 8. Gomes, Manuel Teixeira (1942). Londres Maravilhosa e outras páginas dispersas. Lisboa: Seara Nova
TRABALHO DESENVOLVIDO De Janeiro a Abril de 2011
Ações / Atividades • desenvolvidas Criação do logótipo da turma; Elaboração de cartazes e convites para divulgar a nossa exposição; Visita ao Museu Municipal, ao Arquivo Municipal de Portimão e à Casa Manuel Teixeira Gomes; Captação fotográfica dos locais de Portimão que correspondem às descrições seleccionadas pelo grupo de trabalho; Seleção das fotografias de Portimão antigas e recentes; Criação de cartazes no âmbito do projeto “uma luz sobre a SIDA”; Colocação dos conteúdos iconográficos em suporte digital.
Exposição realizada por: Carlos Sequeira, Naliana Oliveira, Miguel Correia e Rita Correia, do 12º ano, turma E T e i x e i r a G o m e s No âmbito da área de projeto, o nosso grupo decidiu desenvolver o tema “Teixeira Gomes passou por aqui?”. O objetivo principal do nosso trabalho é dar a conhecer à comunidade escolar o legado de Manuel Teixeira Gomes, o nosso patrono. Assim, através da leitura das suas obras, selecionamos alguns excertos, nos quais são mencionados vários locais da cidade de Portimão. Decidimos comparar a realidade descrita na sua obra com aquela em que nos movimentamos. Para isso, recorremos a fotografias do passado de Portimão e a um registo fotográfico, por nós realizado, centrado na atualidade. Por vezes, questionámo-nos: “Teixeira Gomes passou por aqui?”. Esperamos que esta exposição possa manter vivo o legado do nosso patrono, dando a conhecer melhor a nossa cidade. Vem conhecer Portimão através de Teixeira Gomes! Passou por aqui?
Legenda 1 Legenda 2 “O monstro seguiu, com efeito, a Rua do Colégio, - atravessou o largo do pelourinho, a Rua dos Surradores, e, como foi atraído pela frouxa claridade do poente, dirigiu-se para fora da vila, cortando por um atalho e passando rente ao cemitério.” inGente Singular, 1909
TRABALHO A DESENVOLVER– 3º PERÍODO De Abril a Junho de 2011 Edição de fotografias; Conclusão do “PowerPoint” da exposição; Concretização da exposição iconográfica;