1 / 11

Ciclo de conversão de caixa

Ciclo de conversão de caixa. 1. Na gestão financeira de curto prazo, é fundamental a compreensão do ciclo de conversão de caixa. Ele representa o tempo pelo qual os recursos financeiros da sociedade ficam aplicados.

tavi
Download Presentation

Ciclo de conversão de caixa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ciclo de conversão de caixa 1 Na gestão financeira de curto prazo, é fundamental a compreensão do ciclo de conversão de caixa. Ele representa o tempo pelo qual os recursos financeiros da sociedade ficam aplicados. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  2. Ciclo de conversão de caixa 2 Então, com base no prazo médio de estocagem (PME) e o prazo médio de recebimento (IPMR), temos duas categorias básicas de ativo circulante: estoques e contas a receber. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  3. Ciclo de conversão de caixa 3 Ao serem somados, temos ideia do ciclo operacional da sociedade anônima. Então, com base nas informações abaixo: PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  4. Ciclo de conversão de caixa 4 Esses 88 dias indicam o prazo médio em que a sociedade produz seus produtos e serviços, estoca, comercializa e recebe dos seus clientes. Acontece que, nesse prazo, a sociedade assume compromissos com seus fornecedores que devem ser pagos. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  5. Ciclo de conversão de caixa 5 Ao descontarmos do ciclo operacional, esse prazo de pagamento, temos o ciclo de conversão de caixa. Assim: PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  6. Ciclo de conversão de caixa 6 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  7. Ciclo de conversão de caixa 7 O custo do estoque diário, considerando um ano de 360 dias, é de 5.022,00, conforme 1.808.116 / 360. Assim, para 14 dias, o custo do estoque corresponde a 70.308,00. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  8. Ciclo de conversão de caixa 8 A receita líquida diária é definida por 2.741.812 / 360 dias, logo como o prazo médio de recebimento corresponde a 74 dias o custo das contas a receber corresponde a 563.584,00 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  9. Ciclo de conversão de caixa 9 Por fim, considerando que as compras correspondem a 70% do custo do produto vendido o custo das compras diárias é 5.331,00. Como o prazo médio de pagamentos é de 36 dias, o custo das contas a pagar (clientes) corresponde a 191.916,00. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  10. Ciclo de conversão de caixa 10 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  11. Ciclo de conversão de caixa 11 Os recursos financeiros aplicados no ciclo de conversão de caixa correspondem a 441.976,00. Logo, qualquer alteração nos prazos definidos no ciclo irão afetar essa necessidade total de recursos financeiros. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

More Related