1 / 27

A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos

A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos. A sociologia da educação. A escola contribui para os mecanismos de Socialização: Experiências Sociais Atividades sociais Educação.

taya
Download Presentation

A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos

  2. A sociologia da educação A escola contribui para os mecanismos de Socialização: Experiências Sociais Atividades sociais Educação Investiga a escola enquanto instituição social, analisando os seus processos envolvidos na transmissão de ensino; A escola surge como a instituição que terá como uma das suas funções principais preparar o sujeito para a vida em sociedade, desenvolver suas potencialidades e capacidades individuais e grupais.

  3. Noções sociológicas básicas vivenciados pelos indivíduos em sociedade. Relação social Interação Social Processo social

  4. Interação Social É um conjunto de ações recíprocas entre os indivíduos em sociedade para determinado fim. • A interação social modifica o comportamento dos indivíduos, com o resultado de comunicação e contato estabelecido por eles. • A interatividade: possibilidade de trocas simultâneas de informações e transformação entre quem recebe ou produz a comunicação. Exemplo: A universidade

  5. Tipos de interação Social Pessoa Pessoa Pessoa Grupo Grupo Grupo

  6. Relação social • É a forma assumida pela interação social em cada situação concreta vivida pelos indivíduos em sociedade. Ex: Professor e aluno: relação pedagógica Gestores e colaboradores: relação de trabalho - As relações sociais podem ser políticas, religiosas, culturais, familiares, entre outras.

  7. Processo social - São as diversas maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos atuam uns com os outros (interações sociais), a forma pela qual os indivíduos se relacionam e estabelecem as relações sociais. Estes processos podem ser de dois tipos : Associativos Dissociativos

  8. Associativos 1. Cooperação: é a Forma de interação social na qual diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para o mesmo fim. Tipos de cooperação: • Cooperação direta: atividades que as pessoas realizam juntas (Ex: mutirões) • Cooperação indireta: Pessoas que realizam trabalhos diferentes, e necessitam indiretamente umas das outras (Ex: Médico e Agricultor)

  9. 2. Acomodação: é um processo social que tem como objetivo diminuir o conflito entre indivíduos ou grupos, reduzindo o conflito ou mesmo encontrando um novo ‘modus vivendi’. É um ajustamento formal e externo, aparecendo apenas nos aspectos externos do comportamento, sendo pequena ou nula a mudança interna, relativa a valores, atividades e significados.

  10. As formas comuns de acomodação são: Coerção- pautada na ameaça e uso da força do mais forte sobre o mais fraco. Compromisso – Quando as partes envolvidas possuem poderes semelhantes e chegam a acomodação através de concessões mútuas. Arbitragem – Acomodação obtida por meio de um terceiro. Conciliação – envolve mudanças de sentimento com diminuição da hostilidade

  11. Tolerância – caracteriza o grau mínimo de acomodação. Não podendo ser considerado uma solução para situações conflitivas. Exemplos: Imigrantes recém chegados, diplomacia, pactos pos- guerra, relação entre grupos religiosos.

  12. 3. Assimilação: Ocorre quando um indivíduo ou grupo aceita e adquire padrões culturais (costumes, tradição comportamento) de outro indivíduo ou grupo distinto.  Trata-se de um processo de ajustamento, pelo qual os indivíduos ou grupos diferentes tornam-se semelhantes. Difere da acomodação, porque implica em transformações internas nos indivíduos ou grupo. Tais modificações envolvem mudanças na maneira de pensar, de sentir e agir.

  13. Exemplos: A catequização dos indígenas, a mudança de linguagem e costumes dos africanos na América, entre outros.

  14. Dissociativos 1. Competição: É a forma de interação que implica luta por objetivos escassos. Deve ser regulada por normas que podem ser diretas ou indiretas, pessoal ou impessoal e tende a excluir o uso de força e da violência. - As disputas estão voltadas para a recompensa e não para os concorrentes. Suas motivações nascem dos diversos desejos humanos: posição social, econômico, poder, esporte, entre outros.

  15. Exemplo. Ações relacionadas a obtenção de êxito na vida econômica, na posição social, nos esportes, nas atividades profissionais.

  16. 2. Conflitos: Ocorre quando a competição assume características de elevada tensão social. • No processo de conflito a luta torna-se pessoal e hostil, já que cada um dos envolvidos tem consciência de que para alcançar os próprios objetivos é necessário fazer com que o adversário não alcance o seu. • O conflito é uma contenda de indivíduos ou grupos, em que cada qual dos contendores almeja uma solução que exclui a desejada pelo adversário.

  17. Competição • Pode tomar a forma de luta pela existência; • Pode se transforma em conflito; • Pode ser consciente ou inconsciente; • Geralmente é impessoal; • Busca não envolver violência • Pode ser contínua • Conflito • Pode tomar forma de rivalidade, revolta, disputa, litigio ou guerras • Geralmente é consciente; • É de caráter emocional; • Implica violência ou ameaça de violência; • Não mantêm o mesmo nível de tensão; • Tentativa de agressão ou redução do adversário

  18. 3. Terrorismo: é uma forma de interação dissociativa que se utiliza da violência de maneira indiscriminada com o objetivo de suscitar nos indivíduos sociais o sentimento de medo e pavor por um período permanente, visando assim enfraquecer ou minar o poder político dos estados e/ou outros grupos sociais. • Popularização do termo: 1798 na França. - Referia-se ao período da Revolução Francesa governado pelos Jacobinos (1793-94) e a instauração do comitê de Salvação Pública (1794) comandado por Robespierre.

  19. Exemplos: Entre os grupos mais conhecidos pelo Ocidente figuram: o IRA, que atuou na Grã-Bretanha em prol da independência da Irlanda do Norte; o ETA, que atua na Espanha e representa o grupo armado do movimento separatista basco; o Hezbollah, que atua em vários países do Oriente Médio na luta pela saída de Israel dos territórios palestinos e criação do Estado palestino; as Farc, que atuam na Colômbia.

  20. A organização terrorista Al Qaeda é, sem dúvida alguma, a mais conhecida da opinião pública mundial. Trata-se de um grupo que agrega militantes de vários países islâmicos, que lutam contra a presença e domínio militar e político dos Estados Unidos no Oriente Médio.

  21. E a escola neste processo social? • A escola como agente de socialização: a partir do século XVII. Disputa com a família a transmissão da cultura do grupo às novas gerações. • Transforma-se na espinha dorsal da educação formal. Diferencia-se de todas as demais pela intencionalidade. • A Educação formal escolarizada promove um sujeito:

  22. Desenvolvimento intelectual autônomo S O C I A L I N D V I D U A L Fortalecimento do pensamento crítico Comportamento ético

  23. A cultura escolar: delineia a organização da instituição “ Processo de construção da realidade que permite às pessoas ver e compreender eventos, ações, objetos, expressões e situações particulares de maneiras distintas e que caracterizam o seu grupo social.” (MORGAN, 1996)

  24. O professor desenvolve esquemas de pensamento diferentes de outras profissões e é detentor de saberes específicos. • Ele é um formador e mediador do conhecimento, motivando e potencializando as competências de seus alunos. • A formação contínua do professor: atualização e aperfeiçoamento

  25. A sociologia Clássica e a Educação • Teóricos clássicos da Sociologia: estudo da escola como um dos elementos estruturantes da organização social. (Família, Estado e Religião) • Objetivos: Entender os processos sociais ocorridos nesta instituição, entendimento da construção histórica e possibilidade de novas organizações sociais para o atendimento da necessidade dos alunos e professores.

  26. Autores a serem estudados Emile Durkheim: escola como fato social Max Weber: escola como ação social Escola Brasileira? Antonio Gramsci: escola para Nova Hegemonia Karl Marx: escola da produção de capital econômico Pierre Bourdieu: escola como reprodução social Louis Althusser: escola como Aparelho ideológico do Estado

  27. Atividades para sala de aula • Explique com suas palavras a diferença entre interação, relação e processo social. • Qual a diferença entre processos associativos e processos dissociativos? Depois dê exemplos de dois processos associativos e dois dissociativos que acontecem no contexto escolar. • Qual a contribuição do estudo da sociologia e seus clássicos para a formação docente e o estudo sobre o ambiente escolar?

More Related