180 likes | 282 Views
Parâmetros básicos de tratamento. Energia Radiante. Como calcular a Energia Radiante?. Exemplo: Se a potência proporcional produzida por um dispositivo de fototerapia X é 500mW e o tempo de tratamento é cronometrado durante 30 segundos, qual será a energia total entregue ao paciente?
E N D
Como calcular a Energia Radiante? Exemplo: Se a potência proporcional produzida por um dispositivo de fototerapia X é 500mW e o tempo de tratamento é cronometrado durante 30 segundos, qual será a energia total entregue ao paciente? Q= F x T F= 500mW ou 0,5W ; T= 30s Q= 0,5W x 30s = 15 J
Como calcular a Potência Radiante? Exemplo Se o dispositivo de fototerapia X entrega 15 J de energia em 30 segundos, qual é a potência radiante do dispositivo? F= Q/T Q= 15J ; T= 30 seg F= 15J / 30s = 0.5 W (ou 500mw)
Gráfico ilustrando a relação entre potência e tempo. Então, quanto maior a potência de um determinado dispositivo, menor é o tempo de tratamento.
3) Tamanho da Área do Feixe (Beam Spot Size - BSS ) * IIr2 é usado para calcular o tamanho da área circular do feixe; ** L x W é usado quando a área for retangular ou quadrada. SI (Système d‘unités Internacional)
Ilustração que mostra a relação entre a divergência do feixe de luz e a Área de Radiação Efetiva do Feixe (ERA). O tamanho do feixe de luz próximo ao aplicador ou fonte de luz (a) é igual à área de radiação efetiva (ERA). À partir da fonte de luz, é mostrado nas distâncias (b) e (c), a divergência progressiva da luz e a modificação do tamanho da área do feixe em relação à ERA.
Como calcular a Densidade de Potência ou Irradiância ? Exemplo Se o tamanho da área do feixe do aplicador de um dispositivo de fototerapia X é 5,0cm², e a potência radiante emitida é 0.5W, qual será sua densidade de potência? Ee= F / A F= 0,5W, A= 5,0cm² 0,5W / 5,0cm²= 0,1W /cm² (ou 100mW/cm²)
Como calcular a Densidade de Energia ou Fluência ? Exemplo A densidade de potência do dispositivo de fototerapia X tem 100mW/cm². Se o tempo de tratamento é 30 segundos, qual é a densidade de energia ou dose entregue pelo tamanho da área? H = Ee x T Ee= 100mW/cm²2 ; T= 30s 100 x 30= 3000 mJ/cm² (ou 3.0 J/cm²)
Indicação da Densidade de Energia ou Fluência: depende do OBJETIVO! Janela terapêutica: ± entre 2 e 12 J/cm² Lesões agudas: requerem maior freqüência de tratamento e dosagens baixas. Lesões crônicas: requerem uma freqüência de tratamento menor com dosagens mais altas.
6) Comprimento de onda: distância entre dois picos de onda - Quanto menor o comprimento de onda, mais superficial a penetração do feixe de luz - Quanto maior o comprimento de onda, mais profunda a penetração do feixe de luz no tecido.
Ilustração mostrando o comprimento de onda e a natureza da onda de luz, onde λ representa o comprimento de onda. Note que os picos da onda de luz vermelha (660nm) tem uma distância mais longa que os picos da onda de luz azul (450nm).
Contra-indicações absolutas Irradiar os olhos Focos neoplásicos Região abdominal ou pélvica em mulheres grávidas Áreas hemorrágicas Administração de drogas fotossensíveis Contra-indicações relativas Regiões caracterizadas por hipo ou anestesia Úlceras infectadas Região das gônadas Epífises de crescimento CONTRA-INDICAÇÕES