1 / 7

CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO

CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO. Entre 1933 e 1945 a Alemanha nazista construiu cerca de 20.000 campos.

telyn
Download Presentation

CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO Entre 1933 e 1945 a Alemanha nazista construiu cerca de 20.000 campos. Finalidades: campos de trabalho forçado, campos de transição (que serviam como estações de passagem), e como campos de extermínio construídos principalmente, ou exclusivamente, para assassinatos em massa. Encarceramento e à eliminação dos chamados "inimigos do estado". Inimigos do nazismo: comunistas, social-democratas, ciganos Roma, Testemunhas de Jeová, homossexuais e pessoas acusadas de exibir um comportamento "anti-social" ou fora dos padrões sociais.

  2. CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO Marcas da perseguição e extermínio de judeus e minorias que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha e em outros países da Europa, como Holanda, Polônia e República Tcheca, podem ser vistas ainda hoje em algumas cidades que dedicam museus, cemitérios e até bairros inteiros à memória do Holocausto. Campos de concentração desativados.

  3. NA POLÔNIA • AUSCHWITZ I(POLÔNIA): + DE 25 MILHÕES DE VISITANTES. • Auschwitz II-Birkenau: o maior da Europa e onde a maioria das pessoas que chegavam a Auschwitz I eram assassinadas. • Majdanek, no sudeste de Lublin: 150 mil pessoas na 2ª Guerra. ↳ 80 mil não saíram vivas ↳ 60 mil judeus. • Treblinka, campo de extermínio nos arredores da cidade de mesmo nome, na província polonesa de Mazowieckie, é outro memorial aberto à visitação.

  4. NA ALEMANHA • Neuengamme, morreram cerca de 55 mil pessoas. • Sachsenhausen, Berlim, serviu de prisão para cidadãos vindos de 18 nações diferentes. • Próximo a Munique, em Dachau, primeira cidade alemã a ter um campo de concentração, o visitante conhece de perto a câmara de gás e um crematório usados para extermínio de judeus durante a Segunda Guerra.

  5. NA REPÚBLICA TCHECA • O bairro judeu de Praga, chamado Josefov, surgiu no século 13 e atualmente é um dos conjuntos de monumentos da cultura judaica mais bem resguardados da Europa. O tour pelas construções históricas, que incluem o antigo cemitério judaico e quatro sinagogas, pode ser feito em duas horas. • Praga, capital da República Tcheca, fica o campo de Terezín, aberto à visitação.

  6. NA HOLANDA • Amsterdã também conta com monumentos e museus dedicados à memória do Holocausto. Um dos mais famosos é a casa de Anne Frank, onde a jovem alemã viveu escondida por dois anos com sua família, até serem descobertos pelos alemães e mandados para diferentes campos de concentração. • O diário de Anne Frank, encontrado alguns anos depois, foi transformado em livro pelo pai da jovem, o único sobrevivente da família. No museu, é possível visitar o sótão onde a família se escondia e visualizar algumas passagens do diário da menina.

  7. Câmaras de gás: eficiente, rápido e menos pessoal para os executores. Câmaras de gás eram aposentos fechados que recebiam gás letal em seu interior para matar por asfixia a quem estivesse dentro. Havia quatro câmaras de gás no campo de extermínio de Birkenau, localizado no complexo de Auschwitz. No auge das deportações para o campo, mais de 6.000 judeus eram diariamente envenenados por gás naquele campo. • Os judeus das terras ocupadas pelos nazistas foram os primeiros a serem deportados para os campos de transição, como o de Westerbork na Holanda ou de Drancy na França, de onde eram posteriormente enviados para os centros de homicídio na Polônia ocupada. Os campos de transição geralmente eram a última parada antes da deportação para um campo de extermínio. • Milhões de pessoas foram aprisionadas e submetidas a todo tipo de abuso nos campos nazistas. Só nos campos de extermínio, sob a administração das SS, os alemães e seus colaboradores mataram cerca de 2,700,000 milhões de judeus. Apenas uma pequena parte dos prisioneiros que lá foram colocados conseguiu sobreviver.

More Related