1 / 23

Comitê de Ética em Pesquisa – CEP-UFRGS Autoria e Ética na Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa – CEP-UFRGS Autoria e Ética na Pesquisa. Profa. Ilma Simoni Brum. « Ética é a ciência da moral e tem relação com o certo e o errado; é uma atitude cultural, critica sobre valores e posições de relevância no momento de atuar. »

teresa
Download Presentation

Comitê de Ética em Pesquisa – CEP-UFRGS Autoria e Ética na Pesquisa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Comitê de Ética em Pesquisa – CEP-UFRGS Autoria e Ética na Pesquisa Profa. Ilma Simoni Brum

  2. « Ética é a ciência da moral e tem relação com o certo e o errado; é uma atitude cultural, critica sobre valores e posições de relevância no momento de atuar. » Rivera, EAB-Animais de Laboratorio criação e experimentação

  3. Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS • instituído em 12 de março de 1997 • credenciado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde em abril de 1997, • é um órgão independente, vinculado operacionalmente à Pró-Reitoria de Pesquisa.

  4. CEP - UFRGS

  5. Papel dos comitês: • avaliar a compatibilidade entre os protocolos experimentais propostos e os princípios éticos, com intuito de auxiliar o pesquisador em seu procedimento .

  6. Orientações para encaminhamento de projeto de pesquisa ao Comitê de Ética 1. O projeto deve estar cadastrado no sistema pesquisa.2. Preencher todos os campos dos Formulários: FOLHA DE ROSTOeFORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA.3. Verificar se todos os documentos estão devidamente assinados.4. Enviar os projetos para apreciação das Comissões de Pesquisa das respectivas Unidades. É necessário anexar ao processo o parecer consubstanciado da COMPESQ ou Comissão de Pós-Graduação.

  7. 5. Encaminhar o projeto com antecedência, de modo a permitir que ele se inicie somente após ter sido aprovado pelo Comitê. Experimentos considerados "piloto" também fazem parte do projeto e não deverão ser realizados antes da análise por este Comitê. 6. Prever no cronograma o prazo para análise do projeto pelo Comitê. 7. Indicar sempre as fontes de financiamento (solicitações).

  8. 8. Encaminhar cartas/ ofícios de aceite de outras instituições participantes.9. Incluir cálculo de tamanho de amostra, quando pertinente, ou justificativa. 10. Lembrar que o TCLE deverá estar em formato adequado do ponto de vista de comunicação à população alvo.

  9. Fluxo • Projeto • Comissão de Pesquisa • CEP - Pró-reitoria de pesquisa • Relator • prazo não superior a 30 dias • Parecer ( reunião CEP)

  10. CEP-UFRGS www. propesq.ufrgs.br Pró-reitoria de Pesquisa/ UFRGS 7º andar Fone: 33083629

  11. http://www.propesq.ufrgs.br/ http://www.bioetica.ufrgs.br/ http://conselho.saude.gov.br/comissao/eticapesq.htm

  12. Autoria e Ética na Pesquisa

  13. Pesquisa Divulgação Autoria

  14. Pesquisa Divulgação Autoria Omissão de autores Inclusão indevida Uso indevido de material de pesquisa

  15. Autoria: Regras, direitos,responsabilidades e recomendações International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group Critérios para manuscritos submetidos a Jornais Biomédicos

  16. Quem é autor? Cada autor deve ter participação suficiente no trabalho para tomar a responsabilidade pública pelo seu conteúdo. Ser capaz de defender, sem auxílio dos co-autores, o trabalho, os resultados e tudo o que estiver escrito no manuscrito. Sahu DR. J Posgrad Med 2000; 46:205-210

  17. Critérios de autoria • concepção, planejamento, análise ou interpretação dos dados, • redação do artigo ou sua revisão intelectual crítica, • responsabilidade pela aprovação final para publicação. • Todas as condições (A, B e C) devem ser cumpridas.

  18. Qualquer parte do artigo que seja crítica para as conclusões deve ser de responsabilidade de pelo menos um autor. • Um artigo de autoria coletiva deve especificar a pessoa responsável pelo artigo como um todo. • O Pesquisador responsável deve ser sempre incluído justamente por se responsabilizar pela linha de pesquisa e pela execução do projeto de pesquisa, que deu origem ao trabalho a ser divulgado.

  19. A autoria deve ser assumida apenas pelos investigadores que tenham participado de forma cientificamente fundamental desde a concepção até a sua divulgação.

  20. Quem não é autor? • A participação apenas na obtenção de fundos ou na coleta de dados não justificam autoria. • Relações de amizade, cargos de chefia, colegas, estagiários não caracterizam autoria.

  21. Outras contribuições ao trabalho devem ser reconhecidas separadamente, sob a forma de Agradecimentos.

  22. A ordem da autoria • Primeiro autor • Co-autores • Último autor

  23. Sahu DR. J Posgrad Med 2000; 46:205-210

More Related