270 likes | 345 Views
V E N E Z U E L A. V enezuela: a “pequena Veneza” segundo o navegador Américo Vespúcio: palafitas indígenas semelhantes as casas da cidade italiana. Ponte Rialto – Veneza. Países Sulamericanos, representados pelas respectivas bandeiras. Venezuela. P RINCIPAIS SÍMBOLOS DO PAÍS.
E N D
VENEZUELA Venezuela: a “pequena Veneza” segundo o navegador Américo Vespúcio: palafitas indígenas semelhantes as casas da cidade italiana. Ponte Rialto – Veneza.
Países Sulamericanos, representados pelas respectivas bandeiras. Venezuela.
PRINCIPAIS SÍMBOLOS DO PAÍS. Beisebol. Chávez joga com Fidel Castro. Concurso de Miss. A venezuelana Dayana Mendoza, vencedora do Miss Universo 2008. Petróleo.
Algumas das candidatas a miss Venezuela que não tiveram muito sucesso!
A MÍDIA E A VENEZUELA. - Grande exportador e uma das maiores reservas de petróleo do mundo; - Chefe de Estado extremamente polêmico,
Lago Maracaibo e delta rio Orinoco – principais áreas de extração petrolífera. Plataforma de extração petróleo no lago Maracaibo.
OPEP: CARTEL DO PETRÓLEO. Importância econômica da OPEP. Logotipo da OPEP.
Caricatura dos líderes da OPEP: quanto maior o preço, melhor.
O CHEFE DE ESTADO Palácio Miraflores: casa do executivo venezuelano.
QUEM SÃO ESTES .... ..... CHEFES DE ESTADO E OU GOVERNO?
E ESTE? HUGO RAFAEL CHÁVEZ FRIAS, célebre e polêmico presidente venezuelano.
ALGUMAS DAS SUAS POLÊMICAS. Discurso na ONU: acusou o ex-presidente estadunidense George Bush de ser o diabo em pessoa (2006). Na 17ª cúpula ibero-americana de chefes de Estado e de Governo o rei espanhol Juan Carlos mandou Chávez se calar: "Por que não te calas?“ (2007).
Expulsão do país do diretor para as Américas da Human Rights Watch (HRW), José Miguel Vivanco, horas depois da apresentação, em Caracas, de um relatório do grupo de defesa dos direitos humanos HRW com críticas ao governo Chávez (2008). Corrida armamentista. O ex- presidente Bush, o presidente colombiano Álvaro Uribe e até militares brasileiros criticaram o processo de modernização das forças armada venezuelanas. Chávez e o pesidente russo Dmitri Medevedev visitam navios de guerra russos ancorados na Venezuela.
CHÁVEZ VAI AS COMPRAS! A RÚSSIA AGRADECE! 24 caças-bombardeiros Sukhoi Su-30MK. 100.000 fusis AK-103. 53 helicópteros de combate, dentre eles o Mi-35.
BREVE HISTÓRICO DO GOVERNO HUGO CHÁVEZ. • 1992: o então tenente-coronel Hugo Chávez comanda um golpe de Estado fracassado contra o presidente Carlos Andrés Pérez; • 1994: Chávez e seus companheiros são libertados depois de julgados pela rebelião militar, devido a uma anistia concedida pelo presidente Rafael Caldera; • 1998: à frente de uma coalizão de partidos e organizações de esquerda, em maioria, Chávez conquista a presidência com 56% dos votos.
1999: assume a presidência e convoca um referendo para designar uma Assembléia Nacional Constituinte; aprovada a nova Constituição Bolivariana com mais de 70% dos votos - Chávez passou a ter poderes especiais; Inspirado na história do catalão Simón Bolívar, a Venezuela passou a ser denominada República Bolivariana da Venezuela.
2000: Chávez é reeleito para um período de governo de seis anos, com 56,9% dos votos; • 2001: decreta 49 leis quando expirava o período de poderes especiais. Algumas delas enfurecem a oposição, como as legislações sobre a propriedade de terras, combustíveis e sobre os bancos – para Chávez : “Socialismo do Século XXI”. O professor da Universidade de Valência, Roberto Viciano Pastor, é o mentor chavista do socialismo do século XXI.
A VENEZUELA NA VISÃO DA CIA (GOVERNO BUSH). Background: “ (...) Democratically elected governments have held sway since 1959. Hugo CHAVEZ, president since 1999, seeks to implement his "21st Century Socialism," which purports to alleviate social ills while at the same time attacking globalization and undermining regional stability. Current concerns include: a weakening of democratic institutions, political polarization, a politicized military, drug-related violence along the Colombian border, increasing internal drug consumption, overdependence on the petroleum industry with its price fluctuations, and irresponsible mining operations that are endangering the rain forest and indigenous peoples. Fonte: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/print/ve.html
EXPANDINDO O “SOCIALISMO DO SÉCULO XXI”. Da esq. para a dir: presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, Bolívia, Evo Morales, Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, Equador, Rafael Correa, e Venezuela, Hugo Chávez .
2002 (12 de abril ) – Chávez sofre um golpe de Estado -. O líder empresarial Pedro Carmona assume o poder, anula a Constituição e anuncia novas eleições presidenciais em um ano, dissolve a Assembléia Nacional legislativa e o Tribunal Supremo de Justiça. Bush felicitou o novo governo; • (14 de abril): Chávez é restituído à presidência por militares leais, com a mobilização de milhares de seguidores nas ruas de Caracas; • 2004 - a oposição recolhe assinaturas para solicitar um referendo revogratório contra o presidente. Chávez vence! ; • 2006 - Chávez consegue a reeleição presidencial no pleito realizado na Venezuela com 62% de votos contra 37% dados a Manuel Rosales.
2007 (28 de maio)- A rede de televisão mais antiga da Venezuela, a Radio Caracas Televisión (RCTV) encerrou as transmissões depois de não ter sido renovada pelo governo sua concessão; • (2 de novembro) - Congresso da Venezuela sob controle governista aprovou as reformas "socialistas" à Constituição propostas por Chávez. Charge enfatizando o episódio da não renovação da concessão de funcionamento da RCTV.
(2007 – 02/12): Chávez é derrotado no referendo sobre reeleição ilimitada – 1ª derrota chavista; • 2009 (14 de janeiro): Venezuela rompe relações diplomáticas com Israel em protesto pela situação em Gaza. • (15 de fevereiro): Chávez vence o referendo sobre reeleição ilimitada, permitindo candidatar a um terceiro mandato em 2012.