1 / 19

Indicadores

Indicadores. Os indicadores demonstram a produtividade dos recursos. Objetivos da utilização de indicadores de desempenho: Internamente: Comparar o que foi planejado com os resultados obtidos; Descobrir formas de melhorar o desempenho. Externamente:

theta
Download Presentation

Indicadores

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Indicadores Os indicadores demonstram a produtividade dos recursos. Objetivos da utilização de indicadores de desempenho: Internamente: Comparar o que foi planejado com os resultados obtidos; Descobrir formas de melhorar o desempenho. Externamente: Demonstrar a capacidade de atendimento da empresa para clientes potenciais; Verificar se a empresa cumpre o que foi estabelecidos em contratos.

  2. Indicadores de produtividade SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Operations management. Qualidade Número de defeitos por unidade; Nível de reclamações dos consumidores; Nível de rejeição; Pedidos de garantia; Tempo médio entre problemas; Satisfação dos consumidores.

  3. Indicadores de produtividade SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Operations management. Velocidade Tempo de espera do consumidor; Tempo para atender o pedido; Frequência das entregas; Tempo de atendimento real x projetado; Tempo de ciclo do pedido.

  4. Indicadores de produtividade SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Operations management. Confiança Porcentagem de pedidos atendidos atrasados; Média de pedidos atrasados; Proporção de produtos em estoque; Desvio médio das entregas prometidas; Resultados dos agendamentos.

  5. Indicadores de produtividade SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Operations management. Flexibilidade Tempo necessário para desenvolver novos produtos/serviços; Quantidades de produtos/serviços; Tempo para mudanças de máquinas; Tamanho médio dos lotes; Tempo para aumentar o nível de atividade; Capacidade média/Capacidade máxima; Tempo para mudar agendamentos.

  6. Indicadores de produtividade SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Operations management. Custo Tempo mínimo de entrega/Tempo médio de entrega; Variação sobre o orçamento; Utilização dos recursos; Produtividade da mão-de-obra; Valor agregado; Eficiência; Custo por hora trabalhada.

  7. Conceito Desta forma, se foram feitos 100 pedidos e atendidos apenas 95 dentro do prazo combinado, o nível de serviço será: MARTINS, P. G. Administração de materiais e recursos patrimoniais. Nível de serviço ou nível de atendimento é o indicador de quão eficaz foi a distribuição para atender às solicitações dos usuários. Assim, quanto mais requisições forem atendidas, nas quantidades e especificações solicitadas, tanto maior será o nível de serviço.

  8. Nível de serviço estimado

  9. Intervalo de nível de serviço Lavratti Nunca esquecer que uma parte dos pedidos ficou sem ser atendida da forma que o cliente desejava. Era um compromisso do fornecedor.

  10. Nível de serviço estimado CHRISTOPHER, M. A logística do marketing. São Paulo: Futura, 1999. Pode-se considerar o atendimento do pedido como perfeito quando houver: Entrega completa; Entrega pontual; Entrega sem erros.

  11. Nível de serviço estimado • Exemplo: uma empresa apresentou o seguinte desempenho nas entregas durante um ano: • 70% das entregas completas; • 80% das entregas pontuais; • 90% das entregas sem erros. Isso representa um atendimento perfeito de apenas 50% do pedidos. CHRISTOPHER, M. A logística do marketing. São Paulo: Futura, 1999. É possível calcular os três indicadores de forma independente, mas também pode-se saber o indicador da realização do pedido perfeito:

  12. Intervalo de nível de serviço Lavratti Os erros vão se acumulando de forma sutil. O nível de serviço no final do período fica muito baixo.

  13. Nível de serviço para o varejo www.ecrbrasil.com.br

  14. R$ Receitas Máxima contribuição de lucro Despesas Nível de serviço Nível de serviço e lucro BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Nem sempre o maior nível de serviço é o mais adequado. Para a empresa que realiza o serviço, o ideal é trabalhar no intervalo em que a lucratividade for maior.

  15. Nível de serviço e rentabilidade CHRISTOPHER, M. A logística do marketing. São Paulo: Futura, 1999. A escolha dos clientes, assim como a do nível de serviço ideal, pode utilizar a Curva ABC como uma ferramenta muito útil. Novamente, nem sempre atender a todos os clientes significa obter a maior lucratividade.

  16. Nível de serviço e rentabilidade Desperdício Alto Excelente Médio Nível de serviço ao consumidor Adequado Inaceitável Baixo Baixo Exigências do consumidor Alto TAYLOR, David A. Supply chains: a manager’s guide. Boston: Pearson, 2004.

  17. Nível de serviço e custos CHRISTOPHER, M. A logística do marketing. São Paulo: Futura, 1999. O grande desafio é reduzir os custos logísticos sem comprometer o nível de serviço.

  18. Proposta de valor ao cliente FedEx Delivers

More Related