1 / 8

Trabalho sobre Domínio Morfoclimático

Trabalho sobre Domínio Morfoclimático. Unidade de Ensino: SESI Disciplina: Geografia Professora: Andréia Alunos: Sérgio Pellis Mauro de Freitas Francisco Roseli Rosa Juliane. Domínio Morfoclimático. Os domínios Morfoclimáticos representam a combinação de um

tommy
Download Presentation

Trabalho sobre Domínio Morfoclimático

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Trabalho sobre Domínio Morfoclimático Unidade de Ensino: SESI Disciplina: Geografia Professora: Andréia Alunos: Sérgio Pellis Mauro de Freitas Francisco Roseli Rosa Juliane

  2. Domínio Morfoclimático Os domínios Morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.

  3. Domínio Equatorial Amazônico: Região: NorteClima: Equatorial Quente e ÚmidoFloresta: Heterogênea e Latifoliada (folhas grandes e largas) Problemas Ambientais: O desmatamento modificará a permanência da água na bacia, por diminuir a permeabilidade do solo e, conseqüentemente, o seu armazenamento em reservatórios subterrâneos. A redução do período de trânsito das águas determinará inundações mais intensas durante os períodos chuvosos. Sem falar dos grandes problemas pelo derrubamento de árvores como o Aquecimento Global por exemplo. Relevo com predomínio de baixas altitudes, ou seja, planícies, depressões e baixos planaltos, rica e vasta rede hidrográfica; biodiversidade significativa.Destaca-se uma desordem ambiental crescente no ecossistema amazônico pela propagação das áreas desmatadas através da garimpagem (assoreamento, erosão e poluição dos rios), mineração industrial (degradação da paisagem), indústrias de ferro gusa (demanda de carvão vegetal), grandes hidrelétricas (inundação de áreas florestais), etc.

  4. Domínio dos Cerrados: Região: Centro-OesteClima: TropicalVegetação: Arbustiva e Herbácea Relevo com extensos planaltos, depressões e chapadas sedimentares; seu clima tropical com duas estações bem diferenciadas (Verão Chuvoso e Inverno Seco); com solo ácido, uma área pouco povoada e de economia baseada na agropecuária extensiva. Problemas Ambientais: A ocupação acelerada da região tem contribuído decisivamente para a implantação de atividades descriteriosas. Como por exemplo, o desmatamento do cerrado para a expansão da lavoura comercial o que vem diminuindo a área de reserva ambiental, bem como a utilização de agrotóxico; e as queimadas.

  5. Domínio dos Mares de Morros: Região: Sudeste (Principalmente Litoral)Clima: Tropical ÚmidoVegetação: Mata Atlântica (Quase Inexistente) Relevoapresenta planaltos e serras do atlântico leste sudeste, rampas aclives que separam os planaltos e serras da planície costeira, através do intemperismo e da erosão, modelou um relevo típico de morros arredondados, semelhantes a meias laranjas; florestas originais (mata atlântica) que cobriam essa porção do país foram quase totalmente devastadas. O domínio mais povoado por estar localizado numa região mais desenvolvida. nas regioes serranas a mais chuva devido a massa de ar tropical(mata) e ventos alisios do sudeste.

  6. Domínio das Caatingas: Região: Nordeste Clima: Tropical Semi-Árido Vegetação:Arbustiva Relevo: da caatinga apresenta duas formações dominantes: planaltos e grandes depressões. Como você já viu, são comuns fragmentos de rochas na superfície do solo. Nas regiões de caatinga, o clima é quente com prolongadas estações secas e o regime de chuvas influencia na vida de animais e vegetais. Quando falamos em caatinga sempre vem às nossas cabeças a imagem de um ambiente árido, seco, com árvores quase sem folhas e esbranquiçadas. Bom, realmente é assim que a vegetação da caatinga se apresenta em grande parte do ano. Entretanto, em época de chuvas, a caatinga muda seu aspecto: a paisagem fica verde e aparecem até flores. Problemas Ambientais:Desertificação: A ampliação da área atingida pelas secas; devido o desenvolvimento indiscriminado nas bordas do sertão pelo o avanço da pecuária extensiva.Salinização dos Solos: A grande concentração de sais minerais no solo. Devido as técnicas de irrigação que são adaptadas à região que expõe o solo aos raios solares, provocando a perda de água.

  7. Domínio das Araucárias: Região: SulClima: Subtropical ou TemperadoVegetação: Mata de Araucárias Devastação Florestal: Atualmente, a vegetação de araucária – chamada de pinheiro-do-Paraná, ou pinheiro-braseleiro – pouco resta, as indústrias de celulose e madeireiras da região, fizeram um extrativismo descontrolado que resultou no desaparecimento total em algumas áreas. Relevo: Ocorre em áreas planálticas do Sul do Brasil, onde se encontra o fértil solo de terra roxa. Grande predominância de Araucárias (Araucaria angustifólia), como já diz o nome, e rios que pertencem à bacia do Paraná, e grande aproveitamento hidrelétrico.

  8. Domínio das Pradarias: Região: Sul Clima: Subtropical Vegetação: Herbáceas e Gramíneas Relevo aplainado com suaves ondulações destacando-se as A pecuária extensiva com estâncias (fazendas de gado) é a principal marca da presença do homem nesse domínio. A área é dominada por uma vegetação rasteira, os campos, utilizados como pastagens. Devastação Florestal: A destruição de Matas Galerias nessa região associada a um aproveitamento predatório desse espaço tem provocado casos desertificação nesse domínio.

More Related