1 / 19

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Vicente Cândido. - ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES - USO DO COMPUTADOR NO DIA-A-DIA DA ESCOLA - DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS. WEBQUEST. Proposta que visa facilitar o desenvolvimento de atividades com o uso do computador, principalmente com o uso da web. WEBQUEST.

truman
Download Presentation

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Vicente Cândido - ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES - USO DO COMPUTADOR NO DIA-A-DIA DA ESCOLA - DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

  2. WEBQUEST Proposta que visa facilitar o desenvolvimento de atividades com o uso do computador, principalmente com o uso da web.

  3. WEBQUEST Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web. O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa. DISPONÍVEL EM:http://webquest.sp.senac.br/ ACESSO EM: 28/07/2010

  4. Dodge a define assim: "Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."

  5. DESCRIÇÃO GERAL Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos. A webquest sempre parte de um tema (o Egito Antigo, por exemplo) e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor. Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web. Tipos Webquest curta - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos. Webquest longa - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.

  6. SEÇÕES DE UMA WEBQUEST Como regra geral, uma WQé constituída de sete seções: Introdução / Tarefa / Processo Fontes de informação Avaliação / Conclusão / Créditos Como elaborar ? http://webquest.sp.senac.br/textos/como (Informações disponíveis no site do SENAC)

  7. Introdução A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar. Se a WQ tem um cenário ou pede representação de papéis("Você é um detetive tentando descobrir um poeta misterioso"), isso deve ser mencionado na Introdução.

  8. Tarefa A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da WQ e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo). Exemplos de Tarefas: - resolver um problema; - solucionar um mistério;

  9. Tarefa - formular e defender uma opinião; - analisar uma problemática; - colocar em palavras uma descoberta pessoal; - elaborar um resumo; - inventar uma mensagem persuasiva;

  10. Tarefa - redigir um relato jornalístico, ou qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.

  11. Processo O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor. Exemplo: - Primeiro, formem grupos de três alunos. - Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar....e assim por diante. Na seção Processo, também cabe sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc.

  12. Fontes de informação As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa. As fontes de informação costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada.

  13. Avaliação Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.

  14. gabarito de avaliação

  15. Conclusão A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos. A Conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retóricas e links adicionais.

  16. Créditos A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na WQ: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web. Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas. Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da WQ.

  17. WEBQUEST : • ATIVIDADE BASE PARA PROJETOS • FORMAÇÃO DE PROFESSORES • INFORMÁTICA COMO INTEGRADORA DAS DISCIPLINAS • PRECEITOS METODOLÓGICOS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO FUTURO DOCENTE ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS PERMITE-NOS FOCAR OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO PROFESSOR NÃO ESTÁ MAIS “SOZINHO”

  18. O computador é um instrumento vazio, disponível a ser preenchido por conteúdos diferentes e portanto, capaz de estimular novas idéias.

  19. Prof. Vicente Cândido UNIBAN – OS/MBII vicente.candido@gmail.com

More Related