1 / 1

Método: Quatro aços DP e um TRIP foram testados.. As ferramentas foram dispostas sem folga entre a

AVANÇOS NO ESTUDO VIA SIMULAÇÃO NUMÉRICA NA CONFORMAÇÃO DE CHAPAS DE AÇO FINAS DE AÇO AHSS Nikolas Woellner PIBIC/CNPq Paulo Victor Prestes Marcondes / Sergio Fernando Lajarin. Objetivos: Análise da influência da variação na aplicação da força de prensa-chapas (FPC) na

vanya
Download Presentation

Método: Quatro aços DP e um TRIP foram testados.. As ferramentas foram dispostas sem folga entre a

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AVANÇOS NO ESTUDO VIA SIMULAÇÃO NUMÉRICA NA CONFORMAÇÃO DE CHAPAS DE AÇO FINAS DE AÇO AHSSNikolas WoellnerPIBIC/CNPqPaulo Victor Prestes Marcondes / Sergio Fernando Lajarin Objetivos: Análise da influência da variação na aplicação da força de prensa-chapas (FPC) na magnitude do retorno elástico. Um modelo computacional foi construído para simular a conformação de uma chapa metálica em uma matriz com perfil chapéu. Diferentes amplitudes de FPC foram aplicadas, e diferentes condições de folga entre a chapa e o prensa-chapas foram comparadas. Resultados: Os melhores resultados foram alcançados para folga entre a chapa e o prensa-chapas de cinco vezes a espessura da chapa (3#2 e 5#2). Método: Quatro aços DP e um TRIP foram testados.. As ferramentas foram dispostas sem folga entre a chapa e o prensa-chapas, e também com folga de cinco vezes a espessura da chapa. Seis níveis de FPC foram analisadas. Conclusões: Condição ótima de diminuição do efeito do retorno elástico foi encontrada com liberação do prensa-chapas no início do processo de estampagem, seguido de aumento da FPC a partir de cerca de 57% do curso do punção. Aplicar níveis elevados de FPC no final do curso do punção reduz o retorno elástico. Referência: LAJARIN, S. F. Influência da variação do módulo de elasticidade na previsão computacional do retorno elástico em aços de alta resistência. Tese de Doutorado – Setor de Tecnologia, UFPR, Curitiba 2012.

More Related