320 likes | 907 Views
18.5 – A equação da onda. Oscilador harmônico : vimos que é solução da equação diferencial. Qual a equação diferencial que rege a propagação de uma onda transversal em uma corda esticada ?.
E N D
18.5 – A equaçãodaonda Osciladorharmônico: vimosque é soluçãoda equaçãodiferencial Qual a equaçãodiferencialquerege a propagação de umaonda transversal emumacordaesticada? Vamosanalisar a dinâmica de um elemento infinitesimal de corda, de comprimentoδx e massaδm=μδx Aplicando a 2a. Lei de Newton, chegamos (quadro-negro) nafamosaequaçãodaondaem 1D:
Vamosverificarque a função é soluçãodaequaçãodaonda: Substituindonaequaçãodaonda: É solução, com a condição:
18.7 – O PrincípiodaSuperposição Quandoduasondasy1(x,t) ey2(x,t) se propagamsimultaneamente, o deslocamentoresultante é y(x,t) = y1(x,t) + y2(x,t) (PrincípiodaSuperposição) Exemplo: Doispulsos http://www.youtube.com/watch?v=yevr1hWJPZI
Análise de Fourier Qualquer forma de ondapode ser construída a partirdasuperposição de ondassenoidais! Exemplo: “dente-de-serra” Joseph Fourier (1768-1830) x λ Pode-se mostrarque: x (série de Fourier) λ
Exemplo: ondaquadrada http://www.youtube.com/watch?v=KxoZtt22HTg
Um pulsotambémpode ser construídopelasuperposição de ondassenoidais: (maisútilparatransmitirinformação do queumaondasenoidal simples)
Às vezes, cadacomponentesenoidal do pulso se propaga com velocidadediferente: pulso se distorce – dispersão. Exemplo: luzemmeiosmateriais - prisma Pulso se propaga com velocidade de grupo(diferentedavelocidade de fase)
18.8 – Interferência de ondas Considereduasondassenoidais de mesma amplitude e comprimento de onda, propagando-se namesmadireção e sentido, com umadiferença de faseΔø: Ondaresultante: Usamos o resultado:
Ondaresultante: Amplitude daondaresultante Casosespeciais: (interferênciaconstrutiva) (interferênciadestrutiva)
Interferênciaem 2D: interferênciaconstrutiva interferênciadestrutiva interferênciaconstrutiva interferênciadestrutiva interferênciaconstrutiva http://www.youtube.com/watch?v=ovZkFMuxZNc
18.9 – Ondasestacionárias Vamosconsiderar agora duasondassenoidais de mesma amplitude e comprimento de onda, propagando-se emsentidoscontrários: Ondaresultante: Usamosnovamente o resultado: não é umaondaprogressiva, e simumaondaestacionária(não tem a forma f(x±vt), masaindaassim é soluçãodaequaçãodaonda)
Ondaestacionária: algunspontosdacordatêmsempre amplitude zero (nós), enquantooutrososcilam com amplitude máxima(antinós)
Cálculo das posições dos nós: onde o deslocamento é semprenulo? Sabendoque Nósestãoseparadosporλ/2
18.10 – Ondasestacionárias e ressonância Vamosanalisar as ondasestacionáriasemumacorda com extremidadesfixas Extremidadesfixas = nós Modosnormaisde oscilação: 1oharmônico(modo fundamental) 2oharmônico 3oharmônico De maneirageral:
De maneirageral: Freqüências: A cordasóiráoscilarsubstancialmenteparaestasfreqüências: freqüências de ressonância Kit LADIF: corda
Na MecânicaQuântica as “ondas de matéria” têmcomportamentoanálogo: diz-se que as freqüências (energias) sãoquantizadas Partículaquânticaemumacaixa: função de onda e probabilidade