E N D
MONTAGEM DA TORRE EIFFEL Jean-Bernard
Os seus pés assentam sobre fundações de concreto, construídos a alguns metros abaixo do nível do solo sobre uma cama de cascalho compactado.Cada extremidade metálico tem a sua própria sapata, unida às demais por paredes, na qual exerce uma pressão de 3 a 4 Kg por centímetro quadrado.No lado do Sena foram utilizadas gavetas metálicas estanques, em que a injecção de ar comprimido permitia, aos operários, trabalhar abaixo do nível da água. Usa o
A primeiracolunaergue-se da sua fundação. Julhode 1887
A montagem das colunas começou em 1 de Julho de 1887, terminando o trabalho 21 meses mais tarde. Todos os elementos foram preparados na fábrica de Levallois-Perret, perto de París, sede da empresa Eiffel.Cada uma das 18.000 peças da torre foi desenhada e calculada à décima de milímetro antes de ser fabricada e montada nos elementos de aproximadamente 5 metros.No terreno, entre 150 e 300 operários dirigidos por uma equipa de veteranos em grandes viadutos metálicos, ocuparam-se da montagem deste gigantesco conjunto.
14 Outubro 1888 14 Novembro 1888
Todas as partes metálicas da torre são unidas com rebites, método de construção usado na época em que se levantou a torre. As uniões foram fixadas provisoriamente no seu lugar usando pinos, substituídos posteriormente por 2.500.000 rebites postos a quente. Ao arrefecerem, os rebites contraem-se, assegurando o aperto entre as peças.
Demorou apenas 5 meses para construir as fundações e 21 para realizar a montagem da parte metálica da torre. É um recorde de velocidade, se se tiver em conta os rudimentares meios da época. A montagem da torre foi uma maravilha de precisão, como reconheceram todos os cronistas da época.Começada em Janeiro de 1887, a obra foi concluída em 31 de Março de 1889.Gustavo Eiffel foi galardoado com a Legião de Honra na estreita plataforma da cúpula.
F I M Autor: JEAN-BERNARD Tradução: LINITO