1 / 8

Realização: Grupo de Pesquisa, Educação e Práticas em Saúde Coletiva-Unisul

Tubarão Município Saudável: diagnóstico das condições de saúde da população da cidade de Tubarão/SC. Realização: Grupo de Pesquisa, Educação e Práticas em Saúde Coletiva-Unisul Apoio : Secretaria de Saúde Municipal(SMS-TB) Docentes: Dra. Zuleica Maria Patrício Karnopp (Coordenação geral)

vinson
Download Presentation

Realização: Grupo de Pesquisa, Educação e Práticas em Saúde Coletiva-Unisul

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tubarão Município Saudável: diagnóstico das condições de saúde da população da cidade de Tubarão/SC Realização: Grupo de Pesquisa, Educação e Práticas em Saúde Coletiva-Unisul Apoio: Secretaria de Saúde Municipal(SMS-TB) Docentes: Dra. Zuleica Maria Patrício Karnopp (Coordenação geral) Dr. Jefferson Traebert* Dra. Maristela Chittó Sisson Dra. Dayani Galatto Dra. Valdir Luiz Schwengber Msc. Ivete Maria Ribeiro* Msc. Elonir Gomes Colaboradores: 22 Alunos de Graduação da Unisul (Medicina, Enfermagem, Farmácia e História), Agentes Comunitários de Saúde e Representantes da SMS-TB Secretária: Silvane Cauz

  2. Metodologia Aplicada ABORDAGEM: Quantitativa e Qualitativa TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO DOS DADOS: a) Análise documental - 21 fontes b) Entrevista Individual –Aplicação de questionários em domicílios = 563 entrevistas (população Idosos, Adolescentes, Pais de crianças de 2 a 9 anos de idade e Adultos) c) Entrevista Coletiva – Grupo Focal: Idosos, Adolescentes, Homens, Mulheres, Pessoas portadoras de necessidades especiais e Conselheiros de Saúde (9 grupos). FASES DA PESQUISA: 9 fases – Exploratórias; Processos de Coleta de Dados; Processos de Análise dos dados e Devolução dos Resultados

  3. Resultados e Comentários CONHECIMENTOS (temáticos e metodológicos): ♪ Aspectos demográficos/socioeconômicos ♦Acesso aos serviços de saúde e qualidade da atenção recebida ♠Condições de saúde/modos de viver de grupos populacionais: cuidados específicos de saúde, alimentação, sono e repouso, atividades físicas, sexualidade,cuidados com o envelhecimento, prevenção de acidentes de trânsito, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, segurança na cidade/comunidade, riscos em casa, redes de apoio, autonomia, afetividade e situações constantes causadoras de estresse ♥ Condições culturais e sócio ambientais: Educação; Habitação; Espaços para atender necessidades de cultura e lazer; Aspectos saudáveis/não saudáveisda cidade de Tubarão e sugestões para melhorias dos ambientes e serviços ♣ Metodologia de pesquisa – desenvolvimento de abordagem interdisciplinar e participativa;elaboração dos instrumentos de coleta de dadoscom base em referenciais mundiais e específicos ao contexto brasileiro e aos quatro grupos populacionais.

  4. EXEMPLOS de dados quantitativos (nº questões/questionário: 101 a 134): * 563 entrevistados: 20,8% pais de crianças de 2 a 9 anos; 23,6% adolescentes; 31,3% adultos e 24,3% idosos. Predominância do gênero feminino. # Auto-avaliação do estado de saúde: Excelente/muito boa – 68,4% pais; 70,7 adolescentes; 37,5 adultos; 24,3% idosos. * Presença de problemas que limitam atividades diárias: Sim – 6,8% pais; 9,2% adolescentes; 18,6% adultos; 32,4% idosos. # Utilização do sistema de saúde: 72,1% idosos utilizam SUS; 11,6% consideraram não ser bem atendidos; 8,0% dificuldades para ter acesso ao serviço. * Atividade física (Adultos): 50% praticavam rotineiramente; 22,2% mais de 3 vezes por semana. # Infra-estrutura: 6,0% dos pais - quantidade de água disponível em casa como insuficiente para família; esgoto: 88,9% relataram destino a rede fluvial e 5,1% valas a céu aberto. * Segurança: 39,1% dos adolescentes apontaram a ocorrência de arrombamentos, 18,0% de assaltos de rua; 3,8% na sua vizinhança; 35,3% consideraram sua área insegura em relação a acidentes de trânsito.

  5. Impactos do Projeto – Contribui para: ☼Aumentar a compreensão de gestores e profissionais da saúde sobre a complexidade da relação qualidade de vida-saúde da população de um dado contexto sócio-ambiental ♪ Mostrar a importância das percepções e expectativas da população para planejamentos e ajustes na atenção à saúde individual e coletiva ♠ Evidenciar as semelhanças e particularidades das necessidades de saúde de diferentes grupos sociais e a importância da qualidade da cidade - seu ambiente físico, social e cultural e de seus serviços - para a promoção da saúde de sua população ▲Estimular o incremento das estratégias do “Movimento de Cidades/Municípios Saudáveis” com base nas necessidades e políticas brasileiras .....Cidade/Município Saudável tem no centro de atenções a saúde e suas múltiplas determinações. Integra: promoção de políticas públicas saudáveis; visam condições/estilos desaúde:educação, alimentação...desenvolvimento sustentável - satisfazer as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer suas próprias necessidades; ideário danova Saúde Pública - da ‘produção social da saúde’- evolução natural do movimento internacional de Promoção de Saúde (*EMCS* OPS/OMS)

  6. Impactos do Projeto – Contribui para: §Capacitar docentes e alunos em relação à temática e à metodologia, gerando, de imediato, a incorporação desses elementos nas atividades realizadas em cursos de graduação e pós-graduação ♪ Sensibilizar representantes do Conselho Municipal de Saúde e moradores da Cidade para a questão “Saúde da Cidade” e a sua relação com a saúde da população ♠ Possibilitar a aplicação do modelo teórico-metodológico desenvolvido com outras populações e incrementar seu aperfeiçoamento por outros pesquisadores ♦ Fortalecer a UNISUL como um importante centro de estudos que, desde 1980, tornou-se referência na Região da AMUREL na área da Saúde Coletiva e Promoção da Saúde ♣ Estimular a criação compartilhada de um projeto piloto na concepção do Movimento Cidade/Município Saudável/Estratégia de Municípiose Comunidades Saudáveis entre a Universidade (Unisul) e a Secretaria Municipal de Saúde e outros setores públicos e privados, inclusive do governo do Estado.

  7. Aplicabilidade para o SUS– Contribui com: • ♣ A concretização das diretrizes do SUS na perspectiva de ações cotidianas sistematizadas para a promoção da saúde, considerando a complexidade da saúde;a necessidade de estratégias para o empoderamento da população e a atenção às especificidades dos diferentes grupos sociais em seus contextos • ♦ A concretização do SUS: atenção com base em diagnósticos da saúde integral de populações e ações interdisciplinares, integrando a população e gestores dos diversos setores envolvidos e representantes da sociedade geral • ♠ A capacitação de profissionais, das áreas da saúde e educação e demais setores envolvidos, para: • Incorporar concepções da Estratégia de Municípiose Comunidades Saudáveis em suas práticas • Aumentar a compreensão das concepções de saúde que envolvem conceitos de qualidade de vida individual e coletiva • Incorporar aos programas de atenção básica ações voltadas á promoção da saúde focada na qualidade de vida e no cuidado integral de individuos e grupos em seus contextos

  8. Aplicabilidade para o SUS – Contribui com: §Gestores e representantes de diversos setores para a implantação de ações compartilhadas voltadas às diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde:o cuidado integral á saúde das pessoas considerando a sua qualidade de vida individual e coletiva e a saúde de seu município e de sua comunidade ♫ Estratégias para melhoria da gestão, organização e qualidade das ações dos serviços, possibilitando, por exemplo: a)transformação do foco da atenção dirigida à doença para a saúde, da atenção apenas ao sujeito para a atenção à saúde da população e de seu contexto, considerando cidadania de direito e de dever; b) redução dos custos em todos os níveis de complexidade; c) fortalecimento da diretriz que orienta para ações de saúde originadas de gestão compartilhada entre diferentes setores, instituições e fóruns; d) aumento da cobertura de serviços e melhor resultado na qualidade da saúde das populações e do ambiente ♥ Implementação da participação social no processo de planejamento, implantação e avaliação das intervenções, permitindo e facilitando processos de gestão compartilhada entre o poder público e a população, integrando os princípios do Sistema Único de Saúde, com destaque para a descentralização, integralidade e intersetorialidade.

More Related