80 likes | 188 Views
Tubarão Município Saudável: diagnóstico das condições de saúde da população da cidade de Tubarão/SC. Realização: Grupo de Pesquisa, Educação e Práticas em Saúde Coletiva-Unisul Apoio : Secretaria de Saúde Municipal(SMS-TB) Docentes: Dra. Zuleica Maria Patrício Karnopp (Coordenação geral)
E N D
Tubarão Município Saudável: diagnóstico das condições de saúde da população da cidade de Tubarão/SC Realização: Grupo de Pesquisa, Educação e Práticas em Saúde Coletiva-Unisul Apoio: Secretaria de Saúde Municipal(SMS-TB) Docentes: Dra. Zuleica Maria Patrício Karnopp (Coordenação geral) Dr. Jefferson Traebert* Dra. Maristela Chittó Sisson Dra. Dayani Galatto Dra. Valdir Luiz Schwengber Msc. Ivete Maria Ribeiro* Msc. Elonir Gomes Colaboradores: 22 Alunos de Graduação da Unisul (Medicina, Enfermagem, Farmácia e História), Agentes Comunitários de Saúde e Representantes da SMS-TB Secretária: Silvane Cauz
Metodologia Aplicada ABORDAGEM: Quantitativa e Qualitativa TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO DOS DADOS: a) Análise documental - 21 fontes b) Entrevista Individual –Aplicação de questionários em domicílios = 563 entrevistas (população Idosos, Adolescentes, Pais de crianças de 2 a 9 anos de idade e Adultos) c) Entrevista Coletiva – Grupo Focal: Idosos, Adolescentes, Homens, Mulheres, Pessoas portadoras de necessidades especiais e Conselheiros de Saúde (9 grupos). FASES DA PESQUISA: 9 fases – Exploratórias; Processos de Coleta de Dados; Processos de Análise dos dados e Devolução dos Resultados
Resultados e Comentários CONHECIMENTOS (temáticos e metodológicos): ♪ Aspectos demográficos/socioeconômicos ♦Acesso aos serviços de saúde e qualidade da atenção recebida ♠Condições de saúde/modos de viver de grupos populacionais: cuidados específicos de saúde, alimentação, sono e repouso, atividades físicas, sexualidade,cuidados com o envelhecimento, prevenção de acidentes de trânsito, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, segurança na cidade/comunidade, riscos em casa, redes de apoio, autonomia, afetividade e situações constantes causadoras de estresse ♥ Condições culturais e sócio ambientais: Educação; Habitação; Espaços para atender necessidades de cultura e lazer; Aspectos saudáveis/não saudáveisda cidade de Tubarão e sugestões para melhorias dos ambientes e serviços ♣ Metodologia de pesquisa – desenvolvimento de abordagem interdisciplinar e participativa;elaboração dos instrumentos de coleta de dadoscom base em referenciais mundiais e específicos ao contexto brasileiro e aos quatro grupos populacionais.
EXEMPLOS de dados quantitativos (nº questões/questionário: 101 a 134): * 563 entrevistados: 20,8% pais de crianças de 2 a 9 anos; 23,6% adolescentes; 31,3% adultos e 24,3% idosos. Predominância do gênero feminino. # Auto-avaliação do estado de saúde: Excelente/muito boa – 68,4% pais; 70,7 adolescentes; 37,5 adultos; 24,3% idosos. * Presença de problemas que limitam atividades diárias: Sim – 6,8% pais; 9,2% adolescentes; 18,6% adultos; 32,4% idosos. # Utilização do sistema de saúde: 72,1% idosos utilizam SUS; 11,6% consideraram não ser bem atendidos; 8,0% dificuldades para ter acesso ao serviço. * Atividade física (Adultos): 50% praticavam rotineiramente; 22,2% mais de 3 vezes por semana. # Infra-estrutura: 6,0% dos pais - quantidade de água disponível em casa como insuficiente para família; esgoto: 88,9% relataram destino a rede fluvial e 5,1% valas a céu aberto. * Segurança: 39,1% dos adolescentes apontaram a ocorrência de arrombamentos, 18,0% de assaltos de rua; 3,8% na sua vizinhança; 35,3% consideraram sua área insegura em relação a acidentes de trânsito.
Impactos do Projeto – Contribui para: ☼Aumentar a compreensão de gestores e profissionais da saúde sobre a complexidade da relação qualidade de vida-saúde da população de um dado contexto sócio-ambiental ♪ Mostrar a importância das percepções e expectativas da população para planejamentos e ajustes na atenção à saúde individual e coletiva ♠ Evidenciar as semelhanças e particularidades das necessidades de saúde de diferentes grupos sociais e a importância da qualidade da cidade - seu ambiente físico, social e cultural e de seus serviços - para a promoção da saúde de sua população ▲Estimular o incremento das estratégias do “Movimento de Cidades/Municípios Saudáveis” com base nas necessidades e políticas brasileiras .....Cidade/Município Saudável tem no centro de atenções a saúde e suas múltiplas determinações. Integra: promoção de políticas públicas saudáveis; visam condições/estilos desaúde:educação, alimentação...desenvolvimento sustentável - satisfazer as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer suas próprias necessidades; ideário danova Saúde Pública - da ‘produção social da saúde’- evolução natural do movimento internacional de Promoção de Saúde (*EMCS* OPS/OMS)
Impactos do Projeto – Contribui para: §Capacitar docentes e alunos em relação à temática e à metodologia, gerando, de imediato, a incorporação desses elementos nas atividades realizadas em cursos de graduação e pós-graduação ♪ Sensibilizar representantes do Conselho Municipal de Saúde e moradores da Cidade para a questão “Saúde da Cidade” e a sua relação com a saúde da população ♠ Possibilitar a aplicação do modelo teórico-metodológico desenvolvido com outras populações e incrementar seu aperfeiçoamento por outros pesquisadores ♦ Fortalecer a UNISUL como um importante centro de estudos que, desde 1980, tornou-se referência na Região da AMUREL na área da Saúde Coletiva e Promoção da Saúde ♣ Estimular a criação compartilhada de um projeto piloto na concepção do Movimento Cidade/Município Saudável/Estratégia de Municípiose Comunidades Saudáveis entre a Universidade (Unisul) e a Secretaria Municipal de Saúde e outros setores públicos e privados, inclusive do governo do Estado.
Aplicabilidade para o SUS– Contribui com: • ♣ A concretização das diretrizes do SUS na perspectiva de ações cotidianas sistematizadas para a promoção da saúde, considerando a complexidade da saúde;a necessidade de estratégias para o empoderamento da população e a atenção às especificidades dos diferentes grupos sociais em seus contextos • ♦ A concretização do SUS: atenção com base em diagnósticos da saúde integral de populações e ações interdisciplinares, integrando a população e gestores dos diversos setores envolvidos e representantes da sociedade geral • ♠ A capacitação de profissionais, das áreas da saúde e educação e demais setores envolvidos, para: • Incorporar concepções da Estratégia de Municípiose Comunidades Saudáveis em suas práticas • Aumentar a compreensão das concepções de saúde que envolvem conceitos de qualidade de vida individual e coletiva • Incorporar aos programas de atenção básica ações voltadas á promoção da saúde focada na qualidade de vida e no cuidado integral de individuos e grupos em seus contextos
Aplicabilidade para o SUS – Contribui com: §Gestores e representantes de diversos setores para a implantação de ações compartilhadas voltadas às diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde:o cuidado integral á saúde das pessoas considerando a sua qualidade de vida individual e coletiva e a saúde de seu município e de sua comunidade ♫ Estratégias para melhoria da gestão, organização e qualidade das ações dos serviços, possibilitando, por exemplo: a)transformação do foco da atenção dirigida à doença para a saúde, da atenção apenas ao sujeito para a atenção à saúde da população e de seu contexto, considerando cidadania de direito e de dever; b) redução dos custos em todos os níveis de complexidade; c) fortalecimento da diretriz que orienta para ações de saúde originadas de gestão compartilhada entre diferentes setores, instituições e fóruns; d) aumento da cobertura de serviços e melhor resultado na qualidade da saúde das populações e do ambiente ♥ Implementação da participação social no processo de planejamento, implantação e avaliação das intervenções, permitindo e facilitando processos de gestão compartilhada entre o poder público e a população, integrando os princípios do Sistema Único de Saúde, com destaque para a descentralização, integralidade e intersetorialidade.