110 likes | 286 Views
Curso Técnico de Enfermagem 2012. CARBOÍDRATOS. Professora: Kássia Luz. CARBOÍDRATOS /HIDRATOS DE CARBONO/ GLICÍDIOS Fonte primária de energia para o organismo, pois rapidamente fornecem “combustível” para o nosso organismo.
E N D
Curso Técnico de Enfermagem 2012 CARBOÍDRATOS Professora: Kássia Luz
CARBOÍDRATOS /HIDRATOS DE CARBONO/ GLICÍDIOS Fonte primária de energia para o organismo, pois rapidamente fornecem “combustível” para o nosso organismo. Exemplo: pensar, falar, praticar exercícios, correr, estudar, lavar roupa. Formula estrutural: C(H2O)n
Classificação dos Carboidratos: Monossacarídeos – açucares simples glicose (dextrose) e frutose (levulose)– frutas e mel ribose e desoxirribose – componentes essenciais dos ácidos nucléicos Oligossacarídeos– (açucares compostos) por hidrólise e monossacarídeos: Dissacarídeos: sacarose – 2 moléculas de glicose + frutose ( cana-de-áçucar, beterraba) lactose – leite maltose – 2 moléculas de glicose
Classificação dos Carboidratos: Polissacarídeos: peso molecular elevado – fonte de energia glucanos (10 milhares de moléculas de glicose) – amido; polissacarídeos de reserva – cereais, tubérculos e leguminosas (milho, trigo, arroz, batata). Funções dos carboidratos: –fornecer energia; –ajudar a regular a utilização das proteínas e lipídios; –proporcionar reserva energética pela formação de glicogênio no fígado e músculos.
Digestão, absorção e utilização de carboidratos: A digestão dos carboidratos inicia-se na boca – enzima amilase. Completa-se no intestino delgado com outras substâncias intestinais e pancreáticas: - amilase pancreática: amido em maltose - maltase: maltose e glicose - invertase: sacarose em glicose e frutose - lactase: lactose em glicose e galactose A absorção de carboidrato simples, principalmente a glicose, é realizada no intestino delgado, de onde é levado para a corrente sangüínea e transportado para o fígado.
Digestão, absorção e utilização de carboidratos: A glicose pode seguir os seguintes caminhos no organismo: –ser transformada em glicogênio (reserva de energia) nos músculos e no fígado, para posterior utilização de obtenção de energia durante a atividade física; –ser distribuída para todas as células do organismo, para atendimento das necessidades energéticas. –ser transformada em gordura e armazenada para necessidades futuras.
Fontes de carboidratos Vários alimentos são ricos em carboidratos. Alguns possuem grandes quantidades e devem constituir a base alimentar, como: arroz, batata, pão, mandioca e macarrão, ricos em carboidratos complexos. O açúcar e refrigerantes são ricos em carboidratos simples, não devendo ser consumidos em grande quantidade.
Deficiência de carboidratos: - tonturas, - dores de cabeça, - queima de gordura e proteínas- magreza A principal conseqüência de uma alimentação pobre em energia é a desnutrição energético-protéica, também denominada marasmo, cuja característica, de modo geral, é o emagrecimento e insuficiência de energia e nutrientes. Crianças que não recebem nutrientes em quantidades suficientes podem ganhar peso inadequado, ter o crescimento comprometido.
Fonte:www.corposaun.com/taxa-de-desnutricao-infantil-reduz/9527/Fonte:www.corposaun.com/taxa-de-desnutricao-infantil-reduz/9527/ Fonte:www.infoescola.com/doencas/desnutricao/
Consumo excessivo - cáries dentárias em crianças - obesidade - diabetes ATENÇÃO: não são causados pelo consumo elevado de carboidratos simples, mas são situações que podem ter menores complicações quando seu uso é mais restrito.
Bibliografia Curso didático de enfermagem, 4ed, Andréa Porto. Saberes e Práticas Guia e Ensino para o Aprendizado de Enfermagem, 3vol, 3ed, editora difusora OBRIGADA!