270 likes | 378 Views
Indicadores & Economia da Saúde. Fernanda Machado Gerente Sênior de Health Economics Johnson & Johnson Medical Brasil. Agenda. Agenda. A Economia da Saúde foca na alocação de recursos relativos à saúde e na análise da escassez desses recursos.
E N D
Indicadores & Economia da Saúde Fernanda Machado Gerente Sênior de Health Economics Johnson & Johnson Medical Brasil
A Economia da Saúde foca na alocação de recursos relativos à saúde e na análise da escassez desses recursos
Há diferentes aspectos e perspectivas que envolvem uma análise econômica
A análise econômica a ser utilizada depende das características das consequências a serem avaliadas (1 de 2)
A análise econômica a ser utilizada depende das características das consequências a serem avaliadas (2 de 2)
Análises de economia da saúde são realizadas a partir de indicadores clínicos e econômicos
Apresentação dos dados a cadaparticipante do projeto (1/2)(feitasporumaterceira parte e de forma confidencial, somente a própriaorganização tem aosseus dados) EXEMPLO
RelatórioComparativo (2/2)(comparaosmesmoindicadoresemdiversosHospitaisporémnão é identificado o nome de cadainstituição) EXEMPLO
Há diversos possíveis riscos na utilização de indicadores(1 de 2) (Exemplo do NHS – Sistema de Saúde da Inglaterra na utilização de indicadores)
Há diversos possíveis riscos na utilização de indicadores (2 de 2) (Exemplo do NHS – Sistema de Saúde da Inglaterra na utilização de indicadores)
Melhoria da qualidade do serviço e o impacto em custos • Metodologia - Revisão sistemática da literatura selecionou estudos que tratavam da relação custo versus qualidade, de indicadores de qualidade dos serviços (gerenciamento total de qualidade), custos fixos e operacionais e eventos adversos; - Foram consideradas bases de dados de hospitais 9 hospitais dos EUA, 1 de UK, 1 da Austrália e 1 da França; • Resultados - Prevenir falhas através da adoção de programas de gerenciamento total de qualidade através de indicadores (guidelines de tratamentos, auditorias internas, padronização de procedimentos) resultou em economia de recursos (tempo das equipes clínicas, uso da estrutura hospitalar, uso de materiais), manutenção dos níveis de qualidade e melhorias pelos processos que foram implementados.
Melhoria da qualidade do serviço e o impacto em custos • Outros Resultados - Melhor comunicação dos resultados dos indicadores e coordenação de ações de prevenção reduziram custos fixos e operacionais dos hospitais, impactando diretamente na melhoria de qualidade e eficiência; - Com a utilização destes indicadores foi possível verificar que os eventos adversos prolongavam o período de internação de 1,74 até 4 dias; - Em um dos hospitais estudados, as economias geradas pela adoção de um programa de gerenciamento total de qualidade atingiram US$17,7 milhões, sendo que este número foi 7,2 vezes o valor do investimento no programa de qualidade.
Modelagem econômica e o uso de indicadores hospitalares:como se dá a negociação com pagadores? • Estudos econômicos tem se tornado essenciais para a avaliação de incorporação de novas tecnologias; • Cada vez mais comuns, as agências de ATS (Avaliação de Tecnologias em Saúde) tem criado a tendência de instituir grupos de técnicos de ATS dentro de suas instituições (planos de saúde, hospitais, secretarias de saúde); • Com esta nova realidade, os estudos econômicos tem ganhado força nas tomadas de decisões e os indicadores hospitalares possuem um papel fundamental neste processo nos mais diversos níveis (relação pagador - indústria, hospital – indústria e hospital - pagador).
Modelagem econômica e o uso de indicadores hospitalares:como se dá a negociação com pagadores?
Modelagem econômica e o uso de indicadores hospitalares:como se dá a negociação com pagadores?
Modelagem econômica e o uso de indicadores hospitalares:como se dá a negociação com pagadores?
Modelagem econômica e o uso de indicadores hospitalares:como se dá a negociação com pagadores?
Modelagem econômica e o uso de indicadores hospitalares:como se dá a negociação com pagadores?
Conclusões • Economia da Saúde faz uso de indicadores de qualidade para medir o impacto econômico de intervenções e tecnologias em saúde, além de estimar os impactos para a saúde e bem-estar da população; • Saúde é um campo complexo e com muitas incertezas, sendo que a sistematização de processos, como o controle da qualidade dos hospitais, nos garante maior segurança dos desfechos em saúde; • Melhorias em saúde requerem mudanças estruturais, organizacionais e investimentos, mas nem sempre com incremento em custos; • As relações de custo-efetividade de cada intervenção, procedimento e conduta deve ser avaliado para um uso mais racional dos recursos, maior eficiência alocativa e otimização de investimentos;
Referências • Drummond MF, O' Brien B, Stoddart GL, Torrance GW. Methods for the economic evaluation of health care programes. 2nd edition. Oxford Medical Publications • Goddard M, Davies HTO, Dawson D, Mannion R, McInnes F. Clinical performance measurement: part 1—getting the best out of it. J R Soc Med 2002;95:508 -10 • Goddard M, Davies HTO, Dawson D, Mannion R, McInnes F. Clinical performance measurement: part 2. J R Soc Med 2002 Nov;95(11):549-51. • Meltzer MI. Introduction to health economics for physicians. Lancet 358(9286): 993-998, 20001