1 / 17

Madre Teresa nasceu na macedónia, em 1910. Chamava-se Agnes Gonxha.

Madre Teresa nasceu na macedónia, em 1910. Chamava-se Agnes Gonxha. Era de uma família católica de origem albanesa. Na foto – Com 14 anos, sentada, ao lado dos seus irmãos.

wei
Download Presentation

Madre Teresa nasceu na macedónia, em 1910. Chamava-se Agnes Gonxha.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Madre Teresa nasceu na macedónia, em 1910. Chamava-se Agnes Gonxha.

  2. Era de uma família católica de origem albanesa. Na foto – Com 14 anos, sentada, ao lado dos seus irmãos.

  3. Na adolescência era fervorosamente empenhada nas atividades paroquiais. Aos 18 anos entrou para o convento de Loreto em Dublin, Irlanda, pensando já vir a ser missionária na Índia. Irmã Teresa, à esquerda Fotografia de 1928, pouco antes de entrar para o convento.

  4. Aí recebeu o nome de Teresa. Algum tempo depois foi enviada para a Índia, para a cidade de Calcutá. Na foto – Em cima, à direita.

  5. Começou por trabalhar como professora, neste colégio das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto.

  6. Mas um dia, impressionada com a miséria que via nas ruas de Calcutá sentiu que Deus lhe pedia que saísse do convento e fosse trabalhar no meio dos mais miseráveis dos pobres de Calcutá.

  7. Começou a usar o tradicional das mulheres indianas, o sari. Passava o dia nas ruas a pedir ajudar para socorrer os pobres, os doentes, os famintos, aqueles a quem ninguém queria, e a quem ninguém ligava.

  8. Os seus preferidos eram as crianças abandonadas e os velhos que viviam no meio da rua, especialmente os que estavam a morrer, porque ninguém queria saber deles…

  9. A sua vida passou a ser serviço e ajuda aos pobres, aqueles que nada tinham, nem ninguém. Com humildade, com simplicidade e com muito amor, Madre Teresa tornou-se a serva de todos.

  10. Nunca pensava em si, nos seus projetos, e necessidades: pensava apenas em ir ao encontro dos pobres e servi-los com alegria e com um sorriso.

  11. Nesses pobres ela via Cristo e por isso os tratava com Amor e dignidade.

  12. Aos poucos apareceram outras mulheres que quiseram ajudá-la nesse trabalho; e ela fundou as “Missionárias da Caridade”, uma família religiosa que tem a missão de ajudar os mais pobres de entre os pobres.

  13. Os bens de cada “missionária da caridade” resumem-se a um prato de esmalte, um muda de roupa interior, um par de sandálias, um pedaço de sabão, uma almofada, um colchão e um par e lençóis… Não têm mais nada para assim se aproximarem dos pobres a quem devem ajudar e amar.

  14. O seu dia de trabalho é empregue com as tarefas de ajuda ao próximo e muitos períodos de oração, para que seja Deus que as guia e não a sua vontade pessoal ou as ideias de cada uma.

  15. Madre Teresa com a princesa Diana Madre Teresa recebendo o Prémio Nobel da Paz em 1979 Com o Papa João Paulo II que a beatificou em 2003 Era uma mulher frágil, pobremente vestida, sem nada que mostrasse a sua importância.

  16. Mas essa mulher tão frágil e tão simples trouxe felicidade, amor e alegria a muitos pobres e ajudou a mudar a vida de muitas pessoas.

  17. Nos gestos de amor e de bondade de Madre Teresa, as pessoas viam a bondade e a ternura de Deus. É verdade: naquela mulher tão pequena, tão frágil e tão pobre, aparecia a bondade e o amor de Deus.

More Related