350 likes | 501 Views
Escola Básica 2,3 S. Lourenço - Ermesinde. A nossa Biblioteca. Biblioteca. Objectivo fundamental: Catalogar e disponibilizar informação. Até final do ano Continuação da catalogação do fundo documental: monografias impressas e material audiovisual. O que se segue?
E N D
Escola Básica 2,3 S. Lourenço - Ermesinde A nossa Biblioteca
Biblioteca Objectivo fundamental: Catalogar e disponibilizar informação Até final do ano Continuação da catalogação do fundo documental: monografias impressas e material audiovisual. O que se segue? A catalogação da classe 0. Onde estamos? As classes 8 e 9 catalogadas informaticamente, quase na totalidade.
1. COMPREENDER A CDU • A Classificação Decimal Universal é um esquema de classificação uniformizado e normalizado, que visa abarcar e organizar a totalidade do saber humano. • Os conhecimentos dividem-se em 10 classes, que se subdividem novamente de forma decimal, do geral para o específico. • O fundo documental da nossa Biblioteca está organizado tematicamente, de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU). • Todas as publicações que dão entrada na Biblioteca são previamente analisadas do ponto de vista do seu conteúdo, a fim de se determinar o assunto que versam, para uma colocação adequada nas estantes.
CDU – Classificação Decimal Universal com o código cromático adoptado na nossa escola
0 - GENERALIDADES Informática, Biblioteconomia, Imprensa, Dicionários, Enciclopédias.
. 1-FILOSOFIA e PSICOLOGIA
CLASSE 3: CIÊNCIAS SOCIAISSociologia, Política, Segurança Social, Consumidor, Educação
CLASSE 5: CIÊNCIAS EXACTAS e NATURAISMatemática, Astronomia, Ecologia, Física, Química, Biologia
CLASSE 7: ARTES e DESPORTOSArte, Pintura, Escultura, Arquitectura, Fotografia, Desporto.
CLASSE 8: LÍNGUA, LINGUÍSTICA e LITERATURA Língua, Linguística e Literaturas
CLASSE 9: HISTÓRIA e GEOGRAFIAGeografia, Monografias, Cartografia, Heráldica, Biografias, História.
2º - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Será assim que vamos pesquisar? Ou será melhor do modo que se segue …?
O QUE ANOTAR E COMO ENCONTRAR 1. A PARTIR DE CASA, NA ESCOLA OU NOUTRO LUGAR QUALQUER http://www.cm-porto.pt/rede/ CLICAR em: e aparece a página da Rede Local de Bibliotecas Escolares do Porto (RBEP), onde a nossa escola se inclui. Depois é só seguir os passos indicados para a pesquisa.
Passos para iniciar a pesquisa - Após entrar no catálogo temos de escolher a opção de pesquisa. - A opção mais utilizada é a pesquisa orientada, que aparece com as seguintes variáveis:
A existência de um catálogo permitirá uma pesquisa eficaz e rápida. Será ainda mais produtivo se indicar nos registos bibliográficos outros caminhos de pesquisa.
TIPOS DE PESQUISA Após a digitação A Pesquisa pode ser feita através de listas ordenadas de: Títulos, Autores, Assuntos, Cotas, CDU, ISBN, etc. O sistema assume a chave de pesquisa com os termos na ordem digitada. O uso de maiúsculas e minúsculas é irrelevante. Clicar em enter
a) TÍTULOS Digite o título tão completo quanto souber, ou as primeiras letras … b) AUTORES Digite primeiro o apelido, seguido do(s) restante(s) nome(s). Ex.: “Namora, Fernando”. c) ASSUNTOS Digite o termo que designa o conceito mais importante do seu assunto. Ex.: "Pintura". Surgirá uma lista estruturada de assuntos começados por "Pintura" e com outros elementos subordinados (aspectos temáticos, geográficos, cronológicos).
d) COTAS Digite a Cota tão completa quanto souber, ou as iniciais alfabéticas, para obter o índice de uma cota. Ex.: “82-3 QUE/REL”. e) CDU Digite a notação tão completa quanto souber, ou os primeiros dígitos da classe pretendida, para obter o índice CDU dessa classe. Ex.: “821" ou “82" ou “8". f) ISBN Digite o respectivo ISBN e aparecer-lhe-á a obra que realmente deseja. g) PALAVRA Digite uma simples palavra.
Se desejar pode refinar a pesquisa Use para esse efeito os operadores booleanos: E, OU, ouNÃO Para reduzir a pesquisa use: EouNÃO. Para alargar a pesquisa use: OU
Explicitando: E Combina palavras. Os resultados mostrarão documentos que contêm ambas as palavras-chave introduzidas. Ex.. PraiaE Aventura. NÃO Este operador exclui palavras da pesquisa. Ex.: PraiaNÃOAventura. Os resultados mostrarão documentos que contêm a palavra “Praia”, mas não a palavra “Aventura”. NOTA: Os resultados de uma pesquisa booleana são também organizados pelo número de vezes que as palavras aparecem em cada documento, dando prioridade àqueles em que estas aparecem no título.
OU A pesquisa torna-se menos limitada. Encontrará documentos que contêm um termo, o outro ou ambos. Ou seja, o motor de pesquisa fica "satisfeito" com documentos que incluem uma das palavras introduzidas. Ex.: PraiaOUAventura. Encontrará documentos que incluem " Praia " e/ou " Aventura ". Dominada a técnica booleana de pesquisa, podem efectuar-se pesquisas muito avançadas, utilizando combinações dos vários operadores. Por exemplo:Praia E Aventura NÃO Magalhães. Esta pesquisa terá como resultado documentos que incluem as palavras “Praia" e “Aventura", mas que não incluem a palavra “Magalhães". Nota: Os operadores booleanos têm de ser introduzidos em MAIÚSCULAS.
Feita a pesquisa, deve anotar o título do documento seleccionado e a sua cota. Dirigir-se à estante e retirar o documento a consultar.
INTERPRETANDO A COTA DO LIVRO PROCURAR: 1º - ORDEM NUMÉRICA (ASSUNTO) 2º - ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR) (apelido do autor - 3 letras iniciais em maiúsculas) 3º - ORDEM ALFABÉTICA (TÍTULO) (nome da obra - 3 letras iniciais em maiúsculas) ASSUNTO (CDU- Classificação decimal universal) 82-93 AGU/TRO 3 letras iniciais maiúsculas do título da obra 82-93 AGU/TRO 3 letras iniciais maiúsculas do apelido do autor A COTA FUNCIONA COMO A MORADA DO LIVRO
COMO LOCALIZAR O LIVRO NA ESTANTE Os livros estão dispostos nas estantes por ordem numérica crescente (correspondente ao assunto). Disposição: da esquerda para direita; de cima para baixo. ATENÇÃO As estante estão sinalizadas.
E … • O ACESSO AO FUNDO DOCUMENTAL É LIVRE. • O UTILIZADOR PROCURA NAS ESTANTES O MATERIAL DO SEU INTERESSE, ESTANDO ATENTO À SINALIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DIFERENCIADAS. • QUANTO AO MATERIAL DE PROJECÇÃO E VÍDEO, REGISTOS SONOROS E MUSICAIS, MULTIMÉDIA E JOGOS MANIPULÁVEIS, DEVE DIRIGIR-SE AO BALCÃO DE ATENDIMENTO E SOLICITAR O QUE DESEJA.
3º - ORIENTAÇÕES Manter a Biblioteca limpa faz parte da nossa educação. Seja amigo do livro! A Biblioteca é de, e para toda a comunidade escolar. Após a consulta, deixe o livro no balcão de atendimento. Não o recoloque na estante. Um livro mal colocado é um livro perdido. Proceda da mesma forma com todos os documentos utilizados.
Evite expor os livros ao sol. • Vire as páginas pelo meio, sem molhar os dedos. • Os livros não devem ser riscados ou verem as suas páginas arrancadas. • Use marcadores de livros, evitando as “orelhas” e as marcas de “clipes” nas páginas.
Pensar … reflectir … sonhar “Um livro é um tapete mágico que, num abrir e fechar de olhos, te leva aos confins da Terra.” Isabel Dacosta “Somos a única espécie no planeta que inventou uma memória comunal não alojada nem nos genes nem no cérebro. O armazém dessa memória chama-se biblioteca.” Carl Sagan
E quase a concluir … Qual é a solução desta adivinha? Sou de longe, de longe venho, não sou feio nem bonito. Tudo quanto tenho dou, com tudo o que tenho fico.
A Biblioteca espera-vos … Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. Mario Quintana