1 / 18

LUIZ CARLOS SCAVARDA DO CARMO Vice Reitor Administrativo – PUC-Rio

“Tecnologia e Inovação: desafios na formação de profissionais de engenharia para o século XXI”. LUIZ CARLOS SCAVARDA DO CARMO Vice Reitor Administrativo – PUC-Rio Membro do Conselho Executivo do Inova. São Paulo, 23 de Agosto de 2010.

Download Presentation

LUIZ CARLOS SCAVARDA DO CARMO Vice Reitor Administrativo – PUC-Rio

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Tecnologia e Inovação: desafios na formação de profissionais de engenharia para o século XXI” LUIZ CARLOS SCAVARDA DO CARMO Vice Reitor Administrativo – PUC-Rio Membro do Conselho Executivo do Inova São Paulo, 23 de Agosto de 2010

  2. Construir a tríplice hélice constituída pelo setor produtivo (locus da Inovação), setor universitário representado pelas escolas de Engenharia e o Governo, reforçados pelo setor profissional aqui representados pelo CONFEA. • O desenvolvimento sustentado, que considera questões sociais e ambientais nasce da Tecnologia, da Inovação e da Engenharia. A tríplice hélice é o único mecanismo de agregar os vetores ativos da sociedade visando ao desenvolvimento sustentável.

  3. Engenharia para o Desenvolvimento • Estudo de Modelos de Sucesso a serem observados: • China, Coréia do Sul, Irlanda, Escócia e Índia. • Estudo da Engenharia no país • Imagem do Engenheiro na Sociedade Brasileira • Avaliação das dificuldades sociológicas para propor um Projeto de Nação

  4. Fatos Perturbadores Engineers in South Korea Wall Street Journal, 7/11/2005 Latino Americanos têm uma visão limitada da necessidade de novos paradigmas para o desenvolvimento sustentável.

  5. Latin America and Caribbean Fonte: World Economic Outlook, IMF O Produto Interno Bruto - PIB – está longe de ser tomado como único parâmetro para a análise do desenvolvimento, no entanto, ainda é uma referência importante.

  6. Avançar o projeto do BNDES, de forma casada com FINEP e CAPES (ações 0, 1 e 2) • BNDES; ação 0: laboratórios de inovação para as Escolas de Engenharia com "locus" no IEL sem retorno e investimentos com retorno para seleção de problemas locais da indústria centrado no IEL • FINEP; ação 1: apoiar os esforços do BNDES com programas de "Introdução a Engenharia" com a visão de "inovação sustentável". • CAPES; ação 2: retomar o Pró-Engenharia, considerando universidades Comunitárias e de governo, porém em paralelo com discussão com IPEA

  7. 2. Preparar novo estudo, mais profundo, sobre a "Imagem do Engenheiro" e como aprimorá-la junto aos estudantes do Ensino Médio (ação 3) • Organizar seminários e mostras nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio sobre Tecnologia e solução de problemas (curto prazo) e preparar cursos de "Introdução à Tecnologia" para professores do Ensino Fundamental e Médio (atividade de médio e longo prazo). Enfatizar o protagonismo do Engenheiro na superação dos desafios à sustentabilidade. • Sensibilizar a sociedade para a importância da Engenharia fundamentada nos aspectos técnico, econômico, social e ambiental.

  8. 3. Organizar cursos de atualização de professores de Engenharia e representantes da indústria, envolvendo a CNI, a CAPES, o CNPq e parceiros internacionais (ação 4) • Como corolário de médio prazo, organizar um Mestrado Interinstitucional, com "locus" na ABENGE, mas com forte presença do IEL e SENAI em Educação em Engenharia.

  9. 4. A ação 5 (reformulação da Educação em Engenharia) e a ação 6 (Estudos). São propostas de médio e longo prazo do IEL e SENAI em Educação em Engenharia

  10. 23 de Agosto Primeira atividade: WorkShop, em São Paulo, 23 a 25 de agosto

  11. 23 de Agosto Primeira atividade: WorkShop, em São Paulo, 23 a 25 de agosto

  12. Primeira atividade: WorkShop, em São Paulo, 23 a 25 de agosto 23 de Agosto

  13. 24 de Agosto Primeira atividade: WorkShop, em São Paulo, 23 a 25 de agosto

  14. Primeira atividade: WorkShop, em São Paulo, 23 a 25 de agosto 24 de Agosto

  15. 25 de Agosto Primeira atividade: WorkShop, em São Paulo, 23 a 25 de agosto

  16. Primeira atividade: WorkShop, em São Paulo, 23 a 25 de agosto 25 de Agosto

More Related