190 likes | 264 Views
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO AMAZONAS. Comissão de Comunicação, Informação e Informática em Saúde. COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE. FINALIDADE.
E N D
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO AMAZONAS Comissão de Comunicação, Informação e Informática em Saúde
FINALIDADE Consolidar o processo de democratização no Sistema Único de Saúde, estabelecendo um canal de diálogo com os espaços sociais e fortalecendo o exercício de Controle Social.
MARCO INICIAL Resolução CES/AM nº. 041 Dezembro de 2005.
COMPOSIÇÃO Titular Suplente
COMPOSIÇÃO Titular Suplente
FERRAMENTA 1 BOLETIM INFORMATIVO DO CES/AM Jornal com Publicação Semestral.
FERRAMENTA 2 www.saude.am.gov.br/ces/index BOLETIM ELETRÔNICO DO CES/AM Portal Eletrônica com atualização constante de todas as atividades do CES/AM
FERRAMENTA 3 ALÔ CONSELHO Canal direto com a população, dispondo de duas linhas telefônicas. (92) 3643-6349 (92) 3643-6377
FERRAMENTA 4 PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO INSTITUCIONAL
FERRAMENTA 5 CADASTRO DE CONSELHOS DE SAÚDE
PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO INSTITUCIONAL O cotidiano mostrou que o sistema precisa antes de tudo levar essa informação ao interior da instituições do SUS, ou seja, antes de desejar que o usuário da Saúde Pública conheça seu funcionamento é necessário proporcionar aos trabalhadores desse sistema o conhecimento de sua lógica e a importância desse exercício de cidadania, que está preconizado na Constituição Federal como Direito de todos e dever do Estado.
PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO INSTITUCIONAL Focando para a realidade local e levando-os a se apropriarem de conhecimentos básicos sobre o assunto, o resultado proporcionará: a) Ampliação da participação social nos espaços de controle social de acordo com cada realidade institucional; b) Contribuirá para melhoria da qualidade das ações e serviços de saúde, mediante a apropriação de conhecimentos sobre princípios e diretrizes do SUS.
PÚBLICO ALVO 1ª Fase: Sede da SUSAM (Câmara, Comitês, Comissões e Servidores da SEDE); 2ª Fase: Rede do SUS da capital e segmentos organizados da população; 3ª Fase: Rede do SUS do interior do Estado e segmentos organizados da população. (Articulação com o Núcleo Estadual de Educação para o Controle Social)
EVENTOS/2006 Realizados: 04 (quatro) Participantes Alcançados: 320 (trezentos e vinte)
CADASTRO ESTADUAL DE CONSELHOS DE SAÚDE Mantém constante articulação com os Conselhos Municipais de Saúde, garantindo a atualização dos dados cadastrais estimulando para a avaliação de ações e atos normativos (Arcabouço Jurídico) apoiando-os para identificação dos problemas e contribuindo para que possam superar as possíveis distorções.
CADASTRO ESTADUAL DE CONSELHOS DE SAÚDE Neste sentido cumpre o papel didático de possibilitar a reflexão para a melhoria do Controle Social no SUS.