320 likes | 396 Views
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR. O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores, pesquisadores e instituições acadêmicas em todo o Brasil e também no exterior.
E N D
O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores, pesquisadores e instituições acadêmicas em todo o Brasil e também no exterior. .
Parte integrante do Centro de Referência do Professor, o Museu da Escola de Minas Gerais, implantado em 1994, destina-se a preservar a memória da educação escolar e subsidiar estudos e pesquisas no campo da História da Educação.
DETALHE DO ÁTRIOPORTÃO EM FERRO FUNDIDO, TRABALHADO EM ARABESCO ONDE SOBRESSAEM AS INICIAIS DO ESTADO
Foi assim constituído: Museu da Escola de Minas Gerais: Guardião da memória e das práticas de ensino de Minas Gerais desde o final do Século XIX, é um museu que seduz e emociona. Teve o seu tombamento dentro do antigo prédio da Secretaria de Estado de Educação.
Ocupando um espaço de aproximadamente 500m², este museu é fruto de longa pesquisa que começou em 1992, com a finalidade de resgatar a memória da educação, desenvolvendo política de sistematização do acervo museológico, documental – arquivístico, bibliográfico e iconográfico referente à Historia da Educação em Minas Gerais.
GALERIA DE FOTOS DOS SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
O acervo do Museu é constituído por cerca de 4.000 peças entre mobiliário, livros, cadernos, cartilhas, manuais de ensino, arquivo fotográfico, documentos textuais e objetos tridimensionais. A História Oral complementa a materialidade presente no Museu com a realização de entrevistas gravadas em vídeo com professores, educadores, autoridades e personalidades ligadas à educação em Minas Gerais.
Laboratório de Currículos – Tem como objetivo principal oferecer oportunidade de qualificação contínua aos professores da rede pública, bem como elaboração e publicação do informativo Dialogo e Caderno do Professor, além da realização do concurso Premio Lúcia Casasanta, que premia experiências bem sucedidas de professores na área de alfabetização da rede pública de ensino de Minas Gerais.
Centro de Documentação - Abriga a Biblioteca do Professor e foi concebido por orientação do Sr. Pierre Trincal, documentalista europeu. Constitui um espaço de consulta e estudo no que se refere a Historia da Educação. Esse espaço é uma resposta a um problema enfrentado pelos pesquisadores e professores - a dificuldade de acesso a fontes documentais, condição indispensável à reconstituição do nosso passado - sendo apontado pelos especialistas como um dos sérios entraves ao avanço da historiografia nacional.
Contem um acervo de aproximadamente 60.000 títulos, entre livros, banco de teses, videoteca, hemeroteca, hinários e outros materiais especiais, em um espaço de aproximadamente 1.500 m². Preserva e guarda o acervo da Biblioteca do Instituto de Recursos Humanos João Pinheiro, do extinto Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais.
Como formas de difusão de informações e divulgação da instituição, as principais ações são as seguintes: • exposição permanente - "Museu da Escola de Minas Gerais - um museu que pensa a escola"; • elaboração e montagem de exposições temáticas com produção de catálogos referentes ao tema proposto, possibilitando estudos e pesquisas dos temas focalizados pelas exposições; • produção de postais e textos informativos sobre a História da Educação em Minas Gerais; • filmagens das exposições por canais de TV , universidades, escolas e visitantes em geral;
reportagens sobre as exposições realizadas no Museu, publicadas em revistas de educação, jornais e livros didáticos; • participação em congressos, seminários, cursos , palestras em nível municipal, estadual e nacional, com vistas à divulgação de trabalhos realizados no Museu; • desenvolvimento dos projetos de História Oral , Ação Educativa e Educação Patrimonial; • atendimento a visitantes e pesquisadores; • atendimento em visita guiada agendada pelas escolas estaduais, municipais e particulares do Estado;
Imagens externas da cúpula do prédio:Arte e Arquitetura no Palácio daEducação - Espaços da Memória, fotos de Juninho Motta ePaulo Schmidt.