140 likes | 358 Views
DEPRAVAÇÃO TOTAL. b) Por que Paulo sempre coloca a condenação antes de falar da salvação – Romanos 1-3. a) Por que a graça só se manifesta a pecadores convencidos dos seus pecados. c) Os homens precisam ter removida deles toda a esperança nas suas próprias obras.
E N D
DEPRAVAÇÃO TOTAL b) Por que Paulo sempre coloca a condenação antes de falar da salvação – Romanos 1-3 a) Por que a graça só se manifesta a pecadores convencidos dos seus pecados. • c) Os homens precisam ter removida deles toda a esperança nas suas próprias obras. • A Depravação total é o atestado de falência do Humanismo. Por que Depravação Total é incluída nas Doutrinas da Graça?
DEPRAVAÇÃO TOTAL ALGUMAS RAZÕES PARA ESTUDARMOS ESSE ASSUNTO. 1. O fato de não haver ênfase nessa doutrina e na anterior seja uma razão para termos igrejas evangélicas tão fracas. • 2. As igrejas inventam, em substituição a essa doutrina, meios de trazer pessoas sem que elas passem pela conversão. • 3. Essa é também a causa de tantas confusões na igreja = gente não convertida nas igrejas • 4. Um método de evangelização que não fale de pecado, não resultará em gente convertida.
1. O que NÃO É depravação 1. Não significa que os pecadores sejam tão malvados ao ponto de ser como os demônios. 1.1. Não confunda depravação TOTAL com depravação ABSOLUTA. O homem tem potencial para coisas terríveis, mas Deus restringe isso (Gn 20; 2 Ts 2.7) 1.2. Por “total” queremos indicar que todas as faculdades humanas, incluindo o livre arbítrio, foram e estão afetadas pelo pecado e debaixo do seu domínio. 1.3. Por “depravação” entendemos que em um pecador nada é aceitável para Deus. Isto inclui as boas obras e as virtudes porque procedem de uma fonte corrupta... O coração pecaminoso do homem.
1. O que NÃO É depravação 2. Não é a ausência completa de bem relativo 2.1. Heidelberg, perg.: 91. Que são boas obras? R. São somente aquelas que são feitas com verdadeira féconforme a lei de Deuse para sua glória; não são aquelas que se baseiam em nossa própria opinião ou em tradições humanas. Temos aqui 3 elementos. 2.2. Um incrédulo pode fazer verdadeiramente boas obras? Não! Porque precisa dos três itens acima. E a motivação é sempre excusa. 2.3. Ex.: Gente que entrega suas terras para os pobres, como os espíritas. É conforme a lei de Deus, mas falta fé verdadeira e motivação correta. Vejamos Lucas 6.33
CALVINISMO,PELAGIANISMO E ARMINIANISMO DIFERENTES PONTOS DE VISTA SOBRE A QUEDA DO HOMEM Calvinismo Arminianismo Pelagianismo Arminianismo - Afirma que o homem, mesmo em estado de pecado, ainda pode responder favoravelmente, por si só, à persuasão do evangelho, o evangelismo arminiano (predominante em nossos dias) consiste em persuadir o homem a decidir-se por Cristo. Pelagianismo - Afirma a inocência da alma, como também a absoluta capacidade de escolha tanto moral, quanto espiritual. CALVINISMO – Afirma a depravação total conforme vimos agora há pouco. O homem não tem capacidade para chegar até Deus.
Até que ponto Adão caiu? Reformado Arminianismo Linha de Incapacidade
2. A DEPRAVAÇÃO E O CORAÇÃO DO HOMEM A Bíblia ensina claramente que o coração do homem o governa. (Mt.12:33-37; 15:18-19 e Pv.4:23) 1. O coração é quem domina a vontade Ex.: Um urubu e um porco Ex.: O homem O urubu tem ou não livre-arbítrio? Se livre-arbítrio quer dizer capacidade para decidir se vai comer carniça ou não, a resposta é não. O pecador tem livre-arbítrio dentro dos limites da sua natureza. A sua vontade é governada pelo pecado, e, portanto, sempre escolherá o pecado.
2. A DEPRAVAÇÃO E O CORAÇÃO DO HOMEM A Bíblia declara que a vontade humana não é livre, nem neutra, ela é influenciada O coração é quem domina a vontade E a vontade do homem está influenciada pelo pecdo Um não crente Um crente Na ponta de uma mesa você coloca uma garrafa de bebida (ou qualquer outra coisa) e no outro você colocar uma Bíblia. Qual ele vai escolher?. . Na ponta de uma mesa você coloca uma garrafa de bebida (ou qualquer outra coisa) e no outro você colocar uma Bíblia. Qual ele vai escolher?.
EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DA DEPRAVAÇÃO O pecador não entende nem busca a Deus, (Rm.3:11). Seu entendimento está obscurecido, (Ef.4:18), não entende as coisas espirituais e as considera insensatas, (I Cor.2:14). Sua mente não pode submeter-se a Deus, (Rm.8:7), e é inimigo de Deus, (Cl.1:21), cego por Satanás, (II Cor.4:4). Os pensamentos de seu coração são maus continuamente, (Gn.6:5). 1. O Homem é incapaz de comprender as coisas de Deus (Atos 16.14; 1 Co 2.14). 2. O homem está morto espiritualmente (Efésios 2.10; Romanos 3.9-20) 3. Está escravizado ao pecado e a Satanás. (João 8.34; Atos 26.18; Efésios 2.3; Rm 6.17-18) DOUTRINAS DA GRAÇA 4. Ele é inimigo de Deus (Romanos 8.7)
IMPLICAÇÕES DA DOUTRINA 1. Que todos os aspectos do ser humano, antes do Novo Nascimento, são dominados pelo pecado e controlados por Satanás. 2. Que a vontade humana, sendo ela também dominada pelo pecado, jamais poderia desejar a salvação nem aceitar a Cristo por sua própria iniciativa, sem a graça de Deus. DOUTRINAS DA GRAÇA 3. Que o Novo Nascimento é um ato soberano de Deus, no qual o pecador é inteiramente passivo e que resulta em fé.
LIVRE ARBÍTRIO: Influência humanista dentro do cristianismo. FORMA DE HUMANISMO Secular Religioso SECULAR – O humanista secular sustenta a “autonomia” simplesmente porque crer que não há Deus. Para ele a única busca que vale a pena é a glória do homem porque não há nada mais supremo que o homem. Exemplos de ateísmo secular são filmes. A mensagem ali é clara: o potencial do homem é ilimitado. Só tem que penetrar nas profundidades de seu próprio ser e liberar a bondade e o poder que estão escondidos ali e a vitória será sua. Exemplos de Humanismo Religioso: Pregação de Auto-ajuda; b) Prosperidade; c) Salvação pelas obras. Todos colocam o homem no centro. Religioso - Para o humanista cristão, a vontade é como um terreno especial, no qual Deus não pisa. Supõe-se que é uma contradição dizer que a vontade é “livre” a menos que esteja isenta do controle divino.
IMPLICAÇÕES DA DOUTRINA 1. Os obreirospregam a rebeldes e moribundos 2. A doutrina explica os problemas do mundo 3. O pregadordeve desmoronar o orgulho humano 4. Traz conforto aopregador
IMPLICAÇÕES DA DOUTRINA 1. O homem é incapaz 2. O homem precisa de umajustiça de fora 3. A salvação é determinada pelo PAI.