180 likes | 485 Views
Empreendedorismo na Saúde. Qual o valor das tecnologias para o sector?. Muitas são as vantagens decorrentes das novas tecnologias As novas tecnologias abrem novas possibilidades que podem melhorar a vida das populações em várias áreas… Por exemplo:. O Progresso tecnológico . Saúde:.
E N D
Empreendedorismo na Saúde Qual o valor das tecnologias para o sector?
Muitas são as vantagens decorrentes das novas tecnologias As novas tecnologias abrem novas possibilidades que podem melhorar a vida das populações em várias áreas… Por exemplo: O Progresso tecnológico
Saúde: • Permite o desenvolvimento de novos medicamentos e de novas vacinas • São proporcionados novos meios de diagnóstico, de prevenção e cura de certas doenças, utilizando a nanotecnologia
O que é a Nanotecnologia? É uma aplicação de conceitos científicos a nível de moléculas e partículas que permite o fabrico de materiais com características únicas. Está associada a diversas áreas de investigação e produção à escala nano (atómica), tais como a medicina, electrónica, ciência informática, física, química, biologia e engenharia de materiais.
Imagine lentes de contacto para verificar os níveis de açúcar ao espelho ou tintas que mudam de cor em ângulos diferentes. A primeira já é possível com a nanotecnologia, que manipula átomos e moléculas ao nível microscópico. Vantagens: Atmosfera mais limpa Menor gasto de energia Diagnóstico e tratamento de doenças não invasivo. A Nanotecnologia
O Mundo das nanopartículas à lupa O nanómetro é a unidade de medida para o universo microscópico. Um milímetro é igual a um milhão de nanómetros Formiga Nanotubo de carbono Fio de cabelo 5 000 000 nanómetro 50 000 nanómetros 1,3 nanómetros
Potencial e Dúvidas da Nanotecnologia Cosméticos impermeáveis e suplementos alimentares utilizam já nanomateriais, no entanto… …as nanopartículas são imprevisíveis pois podem passar dos materiais para os humanos e chegar a partes inacessíveis do organismo!
Alterações e Reacções da Nanotecnologia À escala da nanotecnologia, os materiais mudam as características e reacções: O carbono torna-se cem vezes mais resistente do que o aço O ouro derrete à temperatura ambiente O alumínio torna-se explosivo
Qual o potencial da nanotecnologia na saúde? • Provocará mudanças profundas nos meios de diagnóstico e de terapêutica • Transportará os fármacos até aos seus alvos • Localizará de forma precisa um tumor • Reconhecerá células cancerígenas que poderão ser destruídas.
Mil aplicações… A nanotecnologia cria novos materiais: Nanofibras; Ossos; próteses à base de nanopartículas; … Pode fazê-lo ao reduzir as partículas de um nanómetro, um milhão de vezes mais pequeno do que um milímetro!
A UMIC é a Agência para a Sociedade do Conhecimento, que tem a missão de coordenar as políticas para a sociedade da informação e mobilizá-la através da promoção de actividades de divulgação, qualificação e investigação. • Tem como principais objectivos: • Convocar Portugal para a sociedade da informação; • Imprimir um novo impulso à inovação empresarial; • Vencer o atraso científico e tecnológico; • Qualificar os recursos humanos.
Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia • Sob a organização da UMIC a XXI Cimeira Luso- -Espanhola decorreu, em Évora, nos dias 18 e 19 de Novembro de 2005 e, foi decidida a criação de um Instituto de I&D Portugal-Espanha, como iniciativa pioneira de parceria institucional internacional em ciência e tecnologia na Europa. • O INL é a primeira e até agora a única organização de investigação no mundo na área da nanociência e nanotecnologia com um estatuto jurídico completamente internacional.
Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia • Portugal e Espanha têm como grande objectivo reforçar a colaboração científica e tecnológica entre os dois países. • Com a criação do INL pretende-se, abrir um novo ciclo nas suas relações e na construção de economias nacionais baseadas no conhecimento.
Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia • Com sede em Braga, o Laboratório desenvolverá uma política científica e recrutará os seus investigadores com nível e âmbito mundial, estando aberto, no futuro, à participação de mais países da Europa e de outros continentes. Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia • Está previsto que venha a ter cerca de 200 investigadores e envolva um total de 400 pessoas, contando com técnicos, doutorandos e pós-doutorandos.
O edifício, actualmente em construção, deverá ficar concluído em Julho de 2009. As instalações, ocupando uma área de aproximadamente 26.000 m2, incluem laboratórios e gabinetes com 7.500 m2, salas limpas com 2.400m2, auditório e áreas públicas com 4.800m2, zonas técnicas com 3.500 m2, áreas administrativas com 700 m2. Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia Ala de laboratórios e gabinetes Pormenor da construção da laje de suporte da sala limpa Edifício de apoio social