1 / 16

Empreendedorismo na Saúde

Empreendedorismo na Saúde. Qual o valor das tecnologias para o sector?. Muitas são as vantagens decorrentes das novas tecnologias As novas tecnologias abrem novas possibilidades que podem melhorar a vida das populações em várias áreas… Por exemplo:. O Progresso tecnológico . Saúde:.

wolcott
Download Presentation

Empreendedorismo na Saúde

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Empreendedorismo na Saúde Qual o valor das tecnologias para o sector?

  2. Muitas são as vantagens decorrentes das novas tecnologias As novas tecnologias abrem novas possibilidades que podem melhorar a vida das populações em várias áreas… Por exemplo: O Progresso tecnológico

  3. Saúde: • Permite o desenvolvimento de novos medicamentos e de novas vacinas • São proporcionados novos meios de diagnóstico, de prevenção e cura de certas doenças, utilizando a nanotecnologia

  4. O que é a Nanotecnologia? É uma aplicação de conceitos científicos a nível de moléculas e partículas que permite o fabrico de materiais com características únicas. Está associada a diversas áreas de investigação e produção à escala nano (atómica), tais como a medicina, electrónica, ciência informática, física, química, biologia e engenharia de materiais.

  5. Imagine lentes de contacto para verificar os níveis de açúcar ao espelho ou tintas que mudam de cor em ângulos diferentes. A primeira já é possível com a nanotecnologia, que manipula átomos e moléculas ao nível microscópico. Vantagens: Atmosfera mais limpa Menor gasto de energia Diagnóstico e tratamento de doenças não invasivo. A Nanotecnologia

  6. O Mundo das nanopartículas à lupa O nanómetro é a unidade de medida para o universo microscópico. Um milímetro é igual a um milhão de nanómetros Formiga Nanotubo de carbono Fio de cabelo 5 000 000 nanómetro 50 000 nanómetros 1,3 nanómetros

  7. Potencial e Dúvidas da Nanotecnologia Cosméticos impermeáveis e suplementos alimentares utilizam já nanomateriais, no entanto… …as nanopartículas são imprevisíveis pois podem passar dos materiais para os humanos e chegar a partes inacessíveis do organismo!

  8. Alterações e Reacções da Nanotecnologia À escala da nanotecnologia, os materiais mudam as características e reacções: O carbono torna-se cem vezes mais resistente do que o aço O ouro derrete à temperatura ambiente O alumínio torna-se explosivo

  9. Qual o potencial da nanotecnologia na saúde? • Provocará mudanças profundas nos meios de diagnóstico e de terapêutica • Transportará os fármacos até aos seus alvos • Localizará de forma precisa um tumor • Reconhecerá células cancerígenas que poderão ser destruídas.

  10. Mil aplicações… A nanotecnologia cria novos materiais: Nanofibras; Ossos; próteses à base de nanopartículas; … Pode fazê-lo ao reduzir as partículas de um nanómetro, um milhão de vezes mais pequeno do que um milímetro!

  11. Empreendedorismo em Portugal

  12. A UMIC é a Agência para a Sociedade do Conhecimento, que tem a missão de coordenar as políticas para a sociedade da informação e mobilizá-la através da promoção de actividades de divulgação, qualificação e investigação. • Tem como principais objectivos: • Convocar Portugal para a sociedade da informação; • Imprimir um novo impulso à inovação empresarial; • Vencer o atraso científico e tecnológico; • Qualificar os recursos humanos.

  13. Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia • Sob a organização da UMIC a XXI Cimeira Luso- -Espanhola decorreu, em Évora, nos dias 18 e 19 de Novembro de 2005 e, foi decidida a criação de um Instituto de I&D Portugal-Espanha, como iniciativa pioneira de parceria institucional internacional em ciência e tecnologia na Europa. • O INL é a primeira e até agora a única organização de investigação no mundo na área da nanociência e nanotecnologia com um estatuto jurídico completamente internacional.

  14. Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia • Portugal e Espanha têm como grande objectivo reforçar a colaboração científica e tecnológica entre os dois países. • Com a criação do INL pretende-se, abrir um novo ciclo nas suas relações e na construção de economias nacionais baseadas no conhecimento.

  15. Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia • Com sede em Braga, o Laboratório desenvolverá uma política científica e recrutará os seus investigadores com nível e âmbito mundial, estando aberto, no futuro, à participação de mais países da Europa e de outros continentes. Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia • Está previsto que venha a ter cerca de 200 investigadores e envolva um total de 400 pessoas, contando com técnicos, doutorandos e pós-doutorandos.

  16. O edifício, actualmente em construção, deverá ficar concluído em Julho de 2009. As instalações, ocupando uma área de aproximadamente 26.000 m2, incluem laboratórios e gabinetes com 7.500 m2, salas limpas com 2.400m2, auditório e áreas públicas com 4.800m2, zonas técnicas com 3.500 m2, áreas administrativas com 700 m2. Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia Ala de laboratórios e gabinetes Pormenor da construção da laje de suporte da sala limpa Edifício de apoio social

More Related