150 likes | 244 Views
Navegando nos mares da leitura digital. Cláudia Augusta Goulart. Jamais, em tempo algum, o brasileiro escreveu e se comunicou tanto. Vejam as formas lingüísticas empregadas pelos usuários da internet nas comunicações via e-mail e, principalmente, nos emoticons:.
E N D
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart
Jamais, em tempo algum, o brasileiro escreveu e se comunicou tanto.
Vejam as formas lingüísticas empregadas pelos usuários da internet nas comunicações via e-mail e, principalmente, nos emoticons:
Abreviaturas, recursosgráficos que ocupam o lugar de palavras, gírias, sinais de pontuação decorados com desenhos, onomatopéias, letras estilizadas com formas gráficas definidas, palavras de outra língua ganham sentido no texto minuciosamente escrito em cores diversas. Emoticons
Weblogs • Um versão virtual dos antigos diários, antes privados; atualmente públicos. São escritos por meio de um Blogger, uma ferramenta de internet que ajuda publicar o blog. Weblog, é uma paginas web atualizada freqüentemente.
Nunca foi tão fácil a publicação de textos A forma de comunicação está mudando, e muito. Tem de ser breve, objetiva e começar pelo fim ou conclusão. Só assim, talvez, vocês capture a atenção do leitor.
Como as pessoas lêem na web? O leitor-navegador tem o mundo ao alcance do clique do mouse. A maioria das pessoas não lê. 79% dos leitores olham rapidamente o conteúdo da página. 16% desse total fazem a leitura do texto palavra por palavra.
Conteúdo digital disponível na web O conteúdo digital é um poderoso aliado para o ensino. O grande desafio é mostrar os benefícios aos educadores; estes precisam, em muitos casos vencer a sua própria resistência a este novo meio de acesso à informação.
Problemas encontrados na leitura da web O leitor “folheia” muito, mas lê pouco; não é nada tolerante a publicidade “spam” e foge rapidamente para outros mares, quando a mensagem não se estrutura conforme seus desejos. O mundo da internet, em decorrência das suas características de uso velocidade e credibilidade reduzida, diminui a profundidade de compreensão das informações pelos leitores.
Internet: novos valores e novos comportamentos A maioria das pessoas não está sendo educada digitalmente, ou melhor, não tem sequer a possibilidade de ser educada. Pela primeira vez são as crianças que melhor dominam esse aparato tecnológico e estão na ponta de um processo transformador que atinge, cada vez mais, áreas da vida cotidiana.
Internet: novos valores e novos comportamentos As crianças têm utilizado a Internet para brincar, para aprender e principalmente para ser comunicar e formar relacionamentos, incluindo, nesse processo interativo, o desenvolvimento diferenciado de sua cognição, inteligência, raciocínio, criatividade e personalidade.
Navegando rumo ao espaço escolar O professor é o grande responsável para a superação do analfabetismo digital e/ou do manejo de computadores pelas novas gerações. As conquistas feitas e que estão velozmente se fazendo para o mundo virtual podem contribuir, em muito, para a melhoria na educação brasileira, para a formação dos professores e dos estudantes.
Fatores que dificultam a leitura na web A leitura na web é afetada por diversos fatores tais como a forma como texto é disposto na página, o tipo de letra e o tamanho utilizado, o tipo de monitor de computador, a ergonomia do mobiliário e iluminação do ambiente. A leitura a partir da tela do computador é mais cansativa do que a leitura em livros.
O leitor navegador O leitor, ao navegar pela Internet, certamente não lerá da mesma forma de um livro impresso. A enorme gama de informação e as limitações da tecnologia o expõe a um stress constante.
O que deve ser lido? É extremamente difícil diferenciar a informação válida da falsa ao se navegar na Internet. A facilidade de publicação e o baixo custo permite que praticamente qualquer pessoa com um computador e acesso a Internet possa criar e disseminar informação mundo a fora.A verdade é que não existe ainda uma forma de determinar se uma informação é valida ou não. O discernimento e a vivencia do leitor são os únicos recursos para verificar a validade das informações.