120 likes | 221 Views
Exposição. Vida e Pesca nos Mares da Bahia (Brasil). Fotos: Franzé. Lisboa, Portugal Setembro/2009.
E N D
Exposição Vida e Pesca nos Mares da Bahia (Brasil) Fotos: Franzé Lisboa, Portugal Setembro/2009
Desde o ano 2000, quando iniciou seu projeto de tese sobre Etnoecologia, Francisco José Bezerra Souto (Franzé), vem apontando suas lentes para cenas desse universo de águas, lamas, corais e pessoas. De ferramenta metodológica, logo passou a projeto de vida. Nascidas de uma oportuna fusão de hobby e trabalho, suas exposições compõem-se de fragmentos de etnografias visuais e fotos avulsas, cujos focos recaem sobre as diversas “gentes” do litoral da Bahia (Brasil), em diversos momentos de uma atividade ainda pouco conhecida e reconhecida: a pesca artesanal.
Na Bahia, esta atividade é composta de duas modalidades: a mariscagem, que é a coleta de caranguejos, siris e de moluscos; e a pesca propriamente dita, que é a captura de peixes, camarões e lagostas. Estes recursos são encontrados largamente em praias, manguezais e recifes ao longo do litoral baiano. Não por acaso, historicamente inúmeras comunidades foram colonizando estas áreas. Estes recursos, portanto se tornaram a base da sobrevivência dessas populações ao longo dos tempos, o que se mantém até os dias atuais.
Nas palavras do fotógrafo e antropólogo Pedro Jaime “se a etnografia é a descrição de uma cultura e a fotografia é a arte de escrever com luz, é possível que um ganho poético aconteça quando elas se aproximam”. O caminho de Franzé, portanto, foi um pouco esse: poesia, mas com trabalho. Trabalho mas com poesia. Estética a serviço da ciência. Ciência a serviço da estética.Ecologia e Cultura sendo trabalhadas com palavras, mas tirando um atento e sensível proveito da luz...
Francisco José Bezerra Souto (Franzé), além de pai de Cauê, é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Zoologia pela Universidade Federal da Paraíba, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, (Bahia, Brasil) onde leciona disciplinas para Cursos na área de Ciências Biológicas e desenvolve pesquisas em Etnoecologia da pesca artesanal. Apoio: