210 likes | 293 Views
ESCOLA COMEÇO DE VIDA. Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
E N D
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-lo para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves
A educação infantil busca dar oportunidades para que a criança possa ampliar sua capacidade de autoconhecimento e, consequentemente, de se comunicar e interagir socialmente, estabelecendo vínculos positivos com outras crianças e adultos, apropriando-se dos conhecimentos e bens culturais constituídos historicamente, utilizando diferentes linguagens (corporal, oral, escrita, plástica, musical, matemática) e construindo significados que lhe permitam elaborar e reelaborar essas aprendizagens.
A nossa escola baseia-se em princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício do espírito crítico e do respeito à ordem democrática e princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Partindo deste contexto, atuamos na formação e desenvolvimento da capacidade de pensar e estabelecer bases para proporcionar a criança ser uma pessoa ética, capaz de conviver num ambiente democrático, cultural e social, propondo atividades de conhecimento, habilidades, atitudes, valores e participação no mundo.
A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo, linguístico e sociocultural, complementando a ação da família e da comunidade, com base no respeito à história da criança, em suas características individuais, sociais, culturais, na construção de sua Identidade e Autonomia, no envolvimento da criança em atividades lúdicas, já que o brincar é uma forma de ação cognitiva, na qual, por meio das ações , dos sentimentos e das trocas comunicativas, a criança abstrai, interpreta e entende a realidade, e na construção do conhecimento, se apropriando de diferentes linguagens.
Pelo movimento, o bebê entra em contato e pode perceber sensações, desde motoras e sensórias até orgânicas e afetivas
Quando a criança ouve história e canta, a visão do mundo é cada vez mais ampliada
Eles aprendem a engatinhar, a andar, através de movimentos e desafios
Muitas atividades proporcionam a interação com as demais crianças de nossa escola