1 / 26

PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA REGIONAL PAMPULHA 2012

PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA REGIONAL PAMPULHA 2012. O que é a Escola Integrada?. Dispositivo legal Lei 9.394/96: Determina em seu artigo 34, § 2º o seguinte:

zahina
Download Presentation

PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA REGIONAL PAMPULHA 2012

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA REGIONAL PAMPULHA 2012

  2. O que é a Escola Integrada? Dispositivo legal Lei 9.394/96: Determina em seu artigo 34, § 2º o seguinte: “A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos 4 horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.(...) § 2º – O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.”

  3. O que é a Escola Integrada? É uma inovação que confirma Belo Horizonte como Cidade Educadora: espaços próximos à escola são transformados em locais de aprendizado. Com a Escola Integrada, os alunos das escolas públicas municipais recebem formação educacional diferenciada, ao mesmo tempo em que intensificam o relacionamento com a comunidade.

  4. O que a Escola Integrada acrescenta? As crianças e adolescentes ganham novos locais e formas de aprendizado, mais tempo de estudo e de convivência na comunidade. São realizadas atividades de arte, informática, língua estrangeira, auxílio no dever de casa, prática de esportes, brincadeiras, oficinas e aulas ao ar livre.

  5. Qual o objetivo desse programa? A Escola Integrada tem como objetivo a melhoria da aprendizagem, por meio da troca de saberes com a cidade. Diversos lugares, como praças, parques e quadras esportivas passam a funcionar como espaços educativos. A Prefeitura amplia o ambiente escolar e o cuidado com o aluno, que aprende a transitar com segurança pelas ruas e tem a oportunidade de maior aproximação e convivência com a vizinhança.

  6. Como funciona a Escola Integrada? Os alunos inscritos são atendidos pela manhã e à tarde, e almoçam na escola. As atividades são realizadas na escola e em outros lugares próximos. Para as oficinas, são organizados grupos de 25 alunos, coordenados por um monitor de oficina (da comunidade ou da universidade). Em toda escola integrada há um Professor Comunitário que é o interlocutor da educação integral no território.

  7. A quem o Programa atende? Crianças e adolescentes do ensino fundamental, de 6 a 14 anos Hoje: 41.453 alunos 149 escolas CISE-PEI 6.994 alunos 1.357 Monitores de Oficina 352 Bolsistas de Extensão 138 Agentes de Informática Meta para 2012 65 mil alunosem 2012 170 escolas

  8. Quem atua? Novos perfis: - Monitores de Oficina - Universitários - Agente de Informática - Programa Segundo Tempo: profissionais de ed.física e estagiários - Agente do Programa Saúde na Escola (PSE) - Professores do Projeto de Intervenção Pedagógica - Voluntários

  9. Quem atua? Parceiros: Secretarias e Fundações Municipais Universidades ONGs Empresas Instituições Culturais Outros (Inhotim, Itaú Social, CENPEC, Cidade Escola Aprendiz , Corpo Cidadão, Criança Esperança)‏ Prêmio: PARCEIROS DA ESCOLA INTEGRADA

  10. RESULTADOS

  11. RESULTADOS Impactos positivos do Programa em quase todas as dimensões analisadas: - Desenvolvimento de um ambiente de melhores condições de capacitação das crianças, que constitui condição necessária e crucial para a melhora do desempenho escolar destas.

  12. percurso... E.M. Carmelita Carvalho Garcia Percurso : 3 km de ônibus

  13. percurso... • E.M. Dom Orione Percurso : 900 metros a pé

  14. Parceiros… Associação do Pessoal da Caixa Economica Federal – APCEF/MG, Projeto “O Lance é Transformar”; Programa Segundo Tempo; BH Cidadania; Liderança Comunitários – Edina Teixeira Barbosa CRAS.

  15. Projeto “O Lance é Transformar” Projeto “O Lance é Transformar”Associação do Pessoal da Caixa Economica Federal – APCEF/MG VIDEO CONTANDO HISTÓRIA

  16. Projeto “O Lance é Transformar” OFICINAS OFERECIDAS Futsal feminino e masculino; Intervenção Artística; Capoeira; Percussão; Dança do Ventre; Taekwondo; Artes em reciclados; Intervenção Pedagógica. Roda das Realizações. Em um futuro próximo: Empreendedorismo.

  17. E.M. DOM ORIONE DADOS DO SISTEMA

  18. E.M. Carmelita Carvalho Garcia DADOS DO SISTEMA

  19. Programa Segundo Tempo O que é o PST? É um Programa do Governo Federal. Qual é o seu objetivo? - Democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Onde e como funciona? Nas Escolas Municipais, fazendo parte da grade horária das Escolas Integradas, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Oferecendo aos alunos participantes, modalidades esportivas em caráter educacional.

  20. BH Cidadania O que é o BH Cidadania? É um programa da Secretaria Municipal de Políticas Sociais Qual é o seu objetivo? - Promover a inclusão social e o pleno exercício da cidadania, atuando para garantir o acesso da população residente em áreas de maior vulnerabilidade social aos bens e serviços de saúde, educação, cultura, esportes, abastecimento, assistência social, direitos da cidadania e de inclusão produtiva. Principais Atividades Desenvolvidas: Identificação de situação de risco e orientação familiar: CRAS; Casas do Brincar; oficinas de cultura; atividades desportivas; qualificação profissional.

  21. CRAS

  22. Liderança Comunitários - Edina Teixeira Barbosa • Participação no Dia do Meio Ambiente; • Doação de roupas, brinquedos e alimentos; • Mobilização das famílias para participação de eventos • ligados ao Projeto.

  23. 1º FEIP - 2010

  24. 2º FEIP - 2011

  25. 3º FEIP - 2012 VIDEO FEIP

More Related