60 likes | 176 Views
A Internacionalização da Universidade Estadual de Santa Cruz. ARINT. Ações de Relações Internacionais.
E N D
A Internacionalização da Universidade Estadual de Santa Cruz ARINT
Ações de Relações Internacionais A Assessoria de Relações Internacionais da UESC tem tido uma atuação mais específica no projeto de internacionalização da universidade a partir de março de 2010. Desde então, o objetivo principal da ARINT tem sido estabelecer-se como uma instância atuante e conhecida da comunidade acadêmica. Para tanto, colocou no ar sua página eletrônica: www.uesc.br/arint e concentra-se em elaborar as versões em inglês, francês e espanhol. Até o final deste semestre, a UESC colocará no ar sua página institucional em inglês.
Pesquisa A projeção internacional da UESC, através de seus pesquisadores, confunde-se com sua história e tem sido feita através de programas de pós-graduação e de pesquisas em colaboração com instituições estrangeiras. Os valores investidos por órgãos/instituições estrangeiras na UESC entre 2006 e 2008 aproxima-se dos R$ 3 milhões. Dentre esses parceiros estão: Cleveland MetroparksZoo’s Scott NeiotropicalFound, ONU, Margot MarshFoundation, North ofEnglandZoologicalSociety, CriticalEcosystemPartnershipFundation, The New York Botanical Garden Museum de Biologic Mello Leitão, CNRS etc. Além disso, a UESC mantém diversos convênios com IES estrangeiras e outras instituições de pesquisa: Observatório Hubble, Universidade de Universidade de St. Ambrose e GemblouxAgro-bioTech - Universidade de Liège.
Projetos de sucesso em mobilidade acadêmica Curso LEA – Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais Desde 2003, quando foi criado o curso, a UESC estabeleceu um programa de cooperação com a Universidade de La Rochelle na França. Nesse programa, anualmente cinco alunos do LEA viajam para a França onde passam um semestre freqüentando o curso LEA daquela instituição com bolsas oferecidas pelo governo francês. Em contrapartida, 07 alunos do LEA de La Rochelle têm suas estadias de seis meses na UESC também custeadas pelo governo francês.
Projetos de sucesso em mobilidade acadêmica Programas de Licenciaturas Internacionais A UESC respondeu ao edital lançada pela CAPES, pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e pela Universidade Coimbra convocando as IES a apresentarem projeto institucional para dupla diplomação de estudantes brasileiros em formação nos cursos de licenciatura. A partir de setembro de 2010, 10 alunos da UESC estarão em Coimbra onde ficarão por 2 anos com bolsa da Capes. Ao término dos 48 meses, retornam ao Brasil a fim de terminar o curso de licenciatura na UESC. Terminado o programa, os 10 alunos receberão certificados da Universidade de Coimbra e da UESC.
Muito obrigada !ProfªDrªZelina BeatoAssessora de Relações Internacionaisarint@uesc.br