250 likes | 519 Views
Psicologia social e do trabalho. Nadja Villela Terapeuta Ocupaional CREFITO11/12376TO. HISTÓRICO.
E N D
Psicologia social e do trabalho Nadja Villela Terapeuta Ocupaional CREFITO11/12376TO
HISTÓRICO A Psicologia Social começa a se desenvolver como estudo científico, sistemático, após a Primeira Guerra Mundial, juntamente com outras ciências sociais, procurando compreender as crises e convulsões que abalam o mundo. Começa estudando fenômenos de liderança, opinião pública, propaganda, preconceito, mudanças de atitude etc.
HISTÓRICO É nos Estados Unidos, com sua tradição pragmática que a PΨ atinge seu auge após a Segunda Guerra Mundial, através de pesquisas e experimentos que procuravam procedimentos e técnicas de intervenção nas relações sociais para garantir uma vida melhor para os homens. Procedimentos e técnicas de intervenção nas relações sociais Garantir uma vida melhor para os homens.
HISTÓRICO • No Brasil assim como na America Latina a influência maior foi norte-americana • Sendo assim eram reproduzidos aqui pesquisas e procedimentos técnicos adaptando-os as necessidades da sociedade sem mesmo produzir nada de novo. • No Brasil através no encontro da Associação Brasileira de PΨchegou-se a conclusãode que era imprescindível ao Psicólogo Social seu contato com outros cientistas sociais, tradicionalmente comprometidos com o estudo da realidade social brasileira.
IDEIAS GERAIS EM PSICOLOGIA SOCIAL • SER HUMANO X GRUPOS E PROCESSOS HISTÓRICOS • CONTEXTO HISTÓRICO X PADRÃO SOCIAL – LEIS - GRUPOS • PAPÉIS SOCIAIS – VÁRIOS – CADA UM EXIGE DE VOCÊ ALGO • INDIVIDUALIDADE, • IDENTIDADE SOCIAL, • CONSCIÊNCIA-DE-SI-MESMO
Conteúdo programático do curso dePsicologia Social · Psicologia Social: Conceitos e Histórico; · Psicologia Social no Brasil; · Psicologia Social e disciplinas afins; · Críticas da Psicologia Social; · O Fenômeno Psicológico; · Subjetividade, Identidade e Contexto Social; · Constituição da Subjetividade e identidade; · Identidade e Processo de Individuação; · Identidade e Sintomas Sociais; · O papel das instituições na vida das pessoas; · O Processo de Institucionalização; · Instituições, Organizações e Grupos; · Instituições totais; · Poder, ideologia e alienação; · Categorias da Psicologia Social (Educação, comunidade, trabalho...);
Conteúdo programático do curso dePsicologia Social · Percepção Social; · Atribuição de Causalidade; Teoria das Representações sociais; · Abordagem Estrutural; · Temas emergentes em Psicologia Social; · Processo de Socialização, grupos sociais e papéis sociais; · Contribuições e intervenções da Psicologia Social; · Na Escola; · Atividade clínica; · Organizações; · Ação Comunitária; · Referências bibliográficas.
LANE, Silvia T. Maurer. O que é Psicologia Social. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. LANE, Silvia T. Maurer. O que é Psicologia Social. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. A Psicologia estuda o comportamento humano, e assim parece óbvio que a Psicologia Social estuda o comportamento social. No entanto é preciso saber quando o comportamento se torna social, ou se são possíveis comportamentos não sociais nos seres humanos.
COM O QUE SE PREOCUPA A PSICO SOCIAL? A Psicologia Social se preocupa com o comportamento que individualiza o ser humano, porém, ao mesmo tempo precisa considerar que os comportamentos se diferem a partir das características da espécie, dentro de determinadas condições ambientais. o comportamento que individualiza o ser humano Considera que os comportamentos se diferem - A partir das características da espécie - Dentro de determinadas condições ambientais.
COM O QUE SE PREOCUPA A PSICO SOCIAL? As emoções também são submetidas às influências sociais, e assim aprendemos o que nos alegra ou não, o que nos assusta, o que é bom, em fim, os significados que damos às nossas ações através das palavras que usamos para descrevê-las. Emoçõesinfluências sociais aprendemos sentimentos Significados Ações Palavras para descrevê-las
COM O QUE SE PREOCUPA A PSICO SOCIAL? A Psicologia Social se preocupa em conhecer como o homem se insere no processo histórico sendo determinado por ele e principalmente transformando a sociedade em que vive. Psicologia Social homem x processo histórico transformando a sociedade
COM O QUE SE PREOCUPA A PSICO SOCIAL? Ser Humano e Grupos Contexto Histórico e um Padrão Social O Padrão Social é composto por práticas consideradas essenciais Isso gera a criação de normas para que o indivíduo não fuja ao padrão Normas institucionalizadas LEIS para garantir a Manutenção do Grupo Social.
COM O QUE SE PREOCUPA A PSICO SOCIAL? Cada grupo social possui normas que regem a relação entre os seus membros, e isso estabelece os PAPEIS SOCIAIS. TEMOS VÁRIOS PAPEIS SOCIAIS: um completa o outro. PARA CADA UM: EXPECTATIVAS DE COMPORTAMENTOS MAIS OU MENOS DEFINIDOS.
COM O QUE SE PREOCUPA A PSICO SOCIAL? Características apreendidas nas relações grupais os indivíduos se descobrem diferentes e distintos dos outros Assim as pessoas têm suas identidades sociais NOSSA IDENTIDADE SOCIAL É: O CONJUNTO DE PAPEIS QUE DESEMPENHAMOS.
CONSCIÊNCIA DE SI HISTÓRIA DA SOC E GRUPO SOC – EXPLICA MTO SOBRE NÓS “Quando encontrarmos as razões históricas da nossa sociedade e do nosso grupo social capazes de explicar por que agimos hoje da forma como fazemos é que estaremos desenvolvendo a consciência de nós mesmos.”
CONSCIÊNCIA DE SI Consciência de si X identidade social X grupos que nos definem PAPÉIS SOCIAIS com suas determinações e funções histórica “Assim a consciência de si poderá alterar a identidade social, na medida em que, dentro dos grupos que nos definem questionamos os papéis quanto a sua determinação e função histórica.”
CONSCIÊNCIA DE SI E FAMÍLIA A família: é o grupo necessário para garantir a sobrevivência do individuo é natural e universal na sua função de reprodução dos homens. A instituição familiar é regida por leis e normas. FAMÍLIA - INDIVÍDUO E SUA IDENTIDADE – (RE)CONHECER A IDENTIDADE CULTURAL
CONSCIÊNCIA DE SI E FAMÍLIA Com relação ao indivíduo, em sua socialização primária, a família é responsável durante o processo de desenvolvimento do individuo pelo seu cuidar, até que este se perceba distinto dos outros e assim possa se identificar emocionalmente, criar uma representação do mundo que vive, sendo para este individuo criança, possível apenas um mundo.
CONSCIÊNCIA DE SI E ESCOLA Da mesma forma que a família, a educação também é institucionalizada. Sua estrutura de disciplinas é programada para cada série, e no fim de cada período é dado um veredito, aprovado ou não.
CONSCIÊNCIA DE SI E TRABALHO Desta forma o capitalismo implica na existência de duas classes sociais: uma que detém o capital e os meios de produção, e outra que vende sua força de trabalho. Conforme o lugar onde o indivíduo se inserir, dele será esperado o desempenho de determinadas atividades em prol da manutenção das relações de produção e das classes sociais.
CONSCIÊNCIA DE SI E TRABALHO Numa sociedade que dita a importância da competitividade, este individuo continuará sua vida diárias se esforçando para ser o melhor possível se esquecendo de que todos estão fazendo o mesmo.
CONSCIÊNCIA DE SI E TRABALHO A sociedade capitalista atual promove a separação entre o homem e o seu produto de trabalho, logo esta fragmentação permite que o homem continue produzindo, mas não cabe a ele a decisão. Ele continua transformando o mundo, mas não decide sobre esta transformação. O trabalho remunerado e todas as suas implicações, constantemente estão influenciando nas relações sociais que se propõem comunitárias.
CONSCIÊNCIA DE SI E TRABALHO Desta forma o capitalismo implica na existência de duas classes sociais: uma que detém o capital e os meios de produção, e outra que vende sua força de trabalho. É esta contradição fundamental do capitalismo que a ideologia dominante procura encobrir. Conforme o lugar onde o indivíduo se inserir, dele será esperado o desempenho de determinadas atividades em prol da manutenção das relações de produção e das classes sociais com tais.
CONSCIÊNCIA DE SI E TRABALHO As condições de trabalho e as atividades exigidas para a sua realização faz compreender como se processa a nível individual, a alienação ou a consciência social. A divisão do trabalho em nossa sociedade faz com que a cooperação entre muitos seja mediada pela maquina e não mais pela comunicação. É neste processo que o trabalhador se despersonaliza; suas ações são apenas força de trabalho, na medida que ele deixa de pensar suas próprias ações em termos de cooperação com os colegas.
OBRIGADA!!! Nadja Villela Terapeuta Ocupaional CREFITO11/12376TO