200 likes | 800 Views
OPERAÇÃO DRAGAGEM. A OPERAÇÃO Faz parte da estratégia adotada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social para reprimir de forma qualificada a violência, seguindo o mapa do crime do Estado.
E N D
OPERAÇÃO DRAGAGEM A OPERAÇÃO Faz parte da estratégia adotada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social para reprimir de forma qualificada a violência, seguindo o mapa do crime do Estado. OBJETIVO: Desarticular o grupo de extermínio na Região da Mata Sul, e conseqüentemente diminuir a incidência de homicídios, visando alcançar as metas estabelecidas pelo Plano Estadual de Segurança, PACTO PELA VIDA. Municípios onde foram realizadas as ações: Ribeirão, Escada, Gameleira, Rio Formoso, Água Preta, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão e Recife.
OPERAÇÃO DRAGAGEM Operação Integrada: 290 policiais, entre civis, militares e bombeiros, da Gerência Polícia Especializada – GPE, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP, do Grupo Aéreo Tático – GATI, da Companhia Independente de Operações Especiais da PMPE – CIOE, Corpo de Bombeiros Militar, Corregedoria Geral, Núcleos de Inteligência da SDS e Delegacia de Ribeirão. Investigação iniciadas em outubro de 2007 pela Delegacia da Cidade de Ribeirão com o apoio dos Núcleos de Inteligência da SDS e do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP.
Mais de 23,5 até 54,0 (Taxa CVLI Estado) Taxa de CVLI = 0 Mais de 54,0 até 71,2 (RD com maior Taxa CVLI - Metropolitana) Mais de 0 até 23,5 (RD com menor Taxa de CVLI – Sertão Central) Acima de 71,2 OPERAÇÃO DRAGAGEM Fonte: Boletim trimestral da conjuntura criminal em Pernambuco divulgado pelo CONDEPE – FIDEM • Elevação do número de vítimas de CVLI na RD Mata Sul (25,9%), que passou de 340 pessoas vitimadas em 2006 para 428, em 2007. • A Mata Sul foi a região que se destacou na segunda posição com taxa anual de 62,8 por 100 mil hab., em 2007.
ORGANOGRAMA DO GRUPO DE EXTERMÍNIO OPERAÇÃO DRAGAGEM
IVANILDO MARIANO DOS SANTOS (Nido) FRANCKLIN WILKER SIQUEIRA DA SILVA AMARO JOSÉ DA SILVA FILHO MARINHO BRUNO SANTIAGO (Cabeção) FLÁVIO ROBERTO LUCAS GILVAN NORBERTO DA SILVA CÍCERO OLIVEIRA PEREIRA - CICINHO ORGANOGRAMA DO GRUPO DE EXTERMÍNIO • Núcleo do grupo de extermínio, tem ascensão sobre os demais; • Os quatro primeiros são Guardas Municipais de Ribeirão; • Executam homicídios, alugam armas e servem de intermediários em crimes de pistolagem.
MOISES JAELSON FERREIRA DOS SANTOS EDINHO WASHINGTON GOMES DA SILVA CLEDINACION RODRIGUES DA SILVA GUINA WELLINGTON BATISTA DE MELO (Padre) OZIEL REGIS DA SILVA MAVIAEL FERREIRA DOS SANTOS JOSÉ EVANDRO DA SILVA VANDINHO SÍLVIO RICARDO QUEIROZ DOS SANTOS ORGANOGRAMA DO GRUPO DE EXTERMÍNIO • Praticam homicídios e roubos encomendados ou autorizados pelo grupo.
ÉDSON JUSTINO DA SILVA DINHO JERRY KELLY MORAIS SILVA WÁGNER CÉZAR LIRA DOS SANTOS WELLTON CLARK LIRA DOS SANTOS ORGANOGRAMA DO GRUPO DE EXTERMÍNIO • Trafica drogas e conta com a proteção do grupo, inclusive para eliminar concorrentes.
MODESTO GUERRA NETO CLÁUDIO CAVALCANTI DA CUNHA MARCUS VINICIUS(Sd PM) JOSÉ MANOEL DA SILVA (ZEZÉ) JÚLIO MARTINS DA SILVA (sd Martins) CLEMACION RODRIGUES DA SILVA ORGANOGRAMA DO GRUPO DE EXTERMÍNIO • Fornecem armas e munições.
CARLOS EDUARDO • RODRIGUES DA SILVA • DUDU INÁCIO MARTINS SILVA FILHO (irmão do Sd. Martins) ÁLVARO FERREIRA DOS SANTOS LEANDRO JOSÉ DA SILVA (LEO) ORGANOGRAMA DO GRUPO DE EXTERMÍNIO • Informa e atrai as vitimas; • Informa locais para roubo.