1 / 17

Diocese de Portalegre-Castelo Branco Sínodo Diocesano – O DOM ESTÁ EM TI

Diocese de Portalegre-Castelo Branco Sínodo Diocesano – O DOM ESTÁ EM TI Tema Geral para 2013-2014:. FAMÍLIA – NATUREZA E MISSÃO. Tema I. No princípio era assim... Leitura do livro do Génesis (1, 26-27). ( Gn 1, 26-27).

ziven
Download Presentation

Diocese de Portalegre-Castelo Branco Sínodo Diocesano – O DOM ESTÁ EM TI

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Diocese de Portalegre-Castelo Branco Sínodo Diocesano – O DOM ESTÁ EM TI Tema Geral para 2013-2014: FAMÍLIA – NATUREZA E MISSÃO

  2. Tema I. No princípio era assim... Leitura do livro do Génesis (1, 26-27)

  3. (Gn 1, 26-27) Depois Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.» Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher.(Gn 1, 26-27)

  4. TEXTOS DE APOIO O ser humano é topo da Criação, porque Deus o criou à sua imagem (Gn 1, 27) . «Façamos o ser humano à nossa imagem» A Criação do ser humano é nitidamente distinta da criação dos outros seres vivos. O ser humano é pessoa, isto é, ele pode, pela vontade e pela inteligência, decidir-se pelo amor ou contra ele. (YOUCAT 55) Com a criação do homem e da mulher à sua imagem e semelhança, Deus coroa e leva à perfeição a obra das suas mãos. [FamiliarisConsortio (FC) 28]

  5. D I Á L O G O 1-Ter consciência de ser imagem e semelhança de Deus define-me? Em que é que isso se torna visível?

  6. TEXTOS DE APOIO • «Ele os criou homem e mulher» (Gn 1, 27). Esta é também a primeira afirmação da igual dignidade do homem e da mulher: ambos são, igualmente, pessoas. (Carta do Papa às Famílias, 6) Deus não criou o homem sozinho: desde o princípio criou-os «varão e mulher (Gn 1,27); e a sua união constitui a primeira forma de comunhão entre pessoas. Pois o homem, por sua própria natureza, é um ser social, que não pode viver nem desenvolver as suas qualidades sem entrar em relação com os outros. [GaudiumetSpes (GS) 12]

  7. D I Á L O G O 2-Quando olho para outros o que vejo? Imagem e semelhança de Deus condição económicaestatuto social...?

  8. TEXTOS DE APOIO A Sagrada Escritura ensina que o homem foi criado «à imagem de Deus», capaz de conhecer e amar o seu Criador, e por este constituído senhor de todas as criaturas terrenas, para as dominar e delas se servir, dando glória a Deus. (GaudiumetSpes (GS) 12) O ser humano deve honrar o Criador nas criaturas, relacionando-se com elas séria e cuidadosamente. Os seres humanos, os animais e as plantas têm o mesmo Criador, que por amor os chamou à existência, daí que seja profundamente humano o amor às criaturas (YOUCAT 56)

  9. D I Á L O G O 3- Como me vejo na qualidade de colaborador de Deus e cuidador da criação? Que atitudes tenho para com a preservação do ambiente com motivações de Fé?

  10. TEXTOS DE APOIO «Que é o homem, para que dele te lembres? ou o filho do homem, para que te preocupes com ele? Fizeste dele pouco menos que um anjo, coroando-o de glória e de esplendor. Estabeleceste-o sobre a obra de tuas mãos, tudo puseste sob os seus pés» (Sl 8, 5-7). [GaudiumetSpes (GS) 12]

  11. D I Á L O G O 4-Sou o que sou e como sou porque Deus me desejou, ou nego-O, impondo-Lhe as minhas opções e apetites?

  12. TEXTOS DE APOIO Lemos na Sagrada Escritura: Deus viu «todas as coisas que fizera, e eram excelentes» (Gn 1,31). O Senhor Deus levou o homem e colocou-o no jardim do Éden, para o cultivar e, também, para o guardar. (Gn 2,15) [O homem e a mulher] ouviram, então, a voz do Senhor Deus, que percorria o jardim pela brisa da tarde, e o homem e a sua mulher logo se esconderam do Senhor Deus, por entre o arvoredo do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem e disse-lhe: «Onde estás?»(Gn 3,8-9)

  13. D I Á L O G O D I Á L O G O 5- Que Deus mostro eu nas minhas atitudes?

  14. CONCRETIZAÇÃO: O que pode a Igreja Diocesana propor, para ajudar os fiéis a descobrirem-se como imagem e semelhança de Deus e a procederem como tal?

  15. Textos de apoio que estiveram na base deste Tema I: Constituição conciliar GaudiumetSpes, 5-14 (Sobre a Igreja no Mundo contemporâneo). Paulo VI, Encíclica Humanae vitae (Sobre a transmissão da vida humana). Catecismo da Igreja Católica – Compêndio, nn. 52 – 59. Catecismo Youcat, nn. 56-66 (para grupos de jovens ou para os jovens dos grupos).

  16. Formação de Animadores • e membros dos grupos sinodais • Diocese de Portalegre-Castelo Branco • Paróquias de Vila Velha de Ródão, Fratel e Perais • Pároco – P. António Escarameia • Imagens– Internet • Texto– FAMÍLIA – NATUREZA E MISSÃO – 2013-2014 • Realização do PowerPoint – Maria Rosária Nunes • Franciscana Missionária de Maria 17

More Related