1 / 48

QUÍMICA ORGÂNICA COMPOSTOS ORGÂNICOS OXIGENADOS I e II

QUÍMICA ORGÂNICA COMPOSTOS ORGÂNICOS OXIGENADOS I e II. Profª ROZE CORRÊA Ap.2 – Frente 2 – Pg. 317 MÓDULO 11 e 12. 1. ÁLCOOL. São os compostos orgânicos que possuem o radical hidroxila ( - OH) ligado a um carbono saturado. FÓRMULA GERAL: NOMENCLATURA OFICIAL:.

zohar
Download Presentation

QUÍMICA ORGÂNICA COMPOSTOS ORGÂNICOS OXIGENADOS I e II

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. QUÍMICA ORGÂNICACOMPOSTOS ORGÂNICOS OXIGENADOS I e II Profª ROZE CORRÊA Ap.2 – Frente 2 – Pg. 317 MÓDULO 11 e 12

  2. 1. ÁLCOOL • São os compostos orgânicos que possuem o radical hidroxila ( - OH) ligado a um carbono saturado. FÓRMULA GERAL: NOMENCLATURA OFICIAL:

  3. Usina de etanol em Piracicaba-SP

  4. EXEMPLOS:

  5. Metanol • Ele possui ponto de fusão de -97 ºCeponto de ebulição igual a 64,7 ºC. Outra propriedade importante desse composto é que ele possui solubilidade infinita na água, que é explicada porque ele possui moléculas pequenas que interagem com as moléculas de água, formando pontes de hidrogênio. • O metanol possui várias aplicações, como na fabricação de polímeros. É também usado como solvente em processos de obtenção de produtos de origem animal e vegetal, na produção do formol, do biodiesel, no preparo de medicamentos, na obtenção do MTBE (éter metílico-terciobutílico) usado para aumentar a octanagem da gasolina, e também como combustível em motores a explosão, como os de determinados carros de corrida e de aeromodelos. • Durante um tempo de escassez do etanol no Brasil, nos anos 1980, importou-se metanol dos Estados Unidos para ser usado como combustível. Porém, assim que os estoques de etanol voltaram à normalidade, retirou-se o metanol do mercado. Isso porque o seu uso como combustível apresenta muitos aspectos negativos, como, por exemplo, o fato de corroer o aço e de ser altamente tóxico e cancerígeno.

  6. Metanol Além disso, sua chama é invisível a olho nu, o que dificulta o controle de incêndios provocados por ele. Somente a vítima é capaz de dizer, pela temperatura que sente, se o fogo foi apagado ou não. Um exemplo que mostra como ele é perigoso: em 29 de maio de 2006, na Fórmula Indy, um dos membros da equipe do piloto estadunidense Sam Hornish Jr. teve seu corpo coberto de chamas. O acidente foi desencadeado pelo fato de o piloto ter tentado sair do pit-stop com a mangueira ainda presa ao carro. Com isso, houve o vazamento do combustível.

  7. Esse composto é o mais tóxico do grupo dos álcoois, podendo causar intoxicações graves (que levam à cegueira), distúrbios neurológicos, colapso do sistema respiratório e até a morte; seja por inalação, ingestão ou absorção pela pele. No ano de 1999, 40 pessoas morreram em Salvador após a ingestão de cachaça contaminada com metanol. • Segundo as nomenclaturas usuais, o metanol pode também ser chamado de álcool metílico ou carbinol. Além disso, é também chamado de “álcool de madeira”, pois durante muito tempo a destilação da madeira a seco, em retortas na ausência de ar, foi o único método de sua obtenção.

  8. Destilação da madeira a seco

  9. Conforme mostrado acima, essa técnica de obtenção do metanol não produz somente esse composto. Pelo contrário, a sua porcentagem é muito pequena; sendo, portanto, um método inviável economicamente. • Hoje o metanol pode ser obtido por meio de reações com monóxido de carbono na presença de um catalisador metálico, que pode ser o cobre ou o zinco; ou a partir do gás carbônico na presença dos mesmos catalisadores: • CO(g) + 2 H2(g) ↔ CH3OH(g) + H2O(l)CO2(g) + 3 H2(g) ↔ CH3OH(g) + H2O(l)

  10. Acidente com metanol durante reabastecimento, em autódromo no México. Metanol escapa e começa a queimar com chama “invisível”.

  11. Gasolina em combustão. A chama do metanol é muito clara e, em ambientes bem iluminados é “invisível”.

  12. ETANOL como combustível ANP obriga substituição do nome álcool por etanol nas bombas em 2010 ( 11.12.2009) Com a decisão da ANP (Agência Nacional de Petróleo) autorizando a substituição do nome “álcool” por “etanol” nas bombas dos postos de combustíveis do país tomada no início deste ano, alguns estabelecimentos já começaram a trocar a identificação do combustível. Agora uma medida publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (11) torna obrigatória a troca do nome nos estabelecimentos a partir de setembro de 2010. A ANP (Agência Nacional de Petróleo), agência que fiscaliza os combustíveis no Brasil, deve mudar o nome de álcool para etanol nas bombas dos postos de combustível. A mudança, que é um pedido da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) tem o objetivo de padronizar o nome do produto, facilitando assim a comercialização mundial do álcool.

  13. Qual é mais vantajoso? Calcule a diferença e faça a escolha. • O rendimento de um motor movido a álcool é 30% menor que motor a gasolina. Se o preço do álcool for menor do que 70% do da gasolina, o etanol deve ser a escolha • Mas, como saber qual tipo de combustível é mais vantajoso? Basta estar com qualquer valor mais barato para que o etanol seja a melhor opção? A resposta é “não”. Primeiro, é bom saber que com gasolina o motor entrega menos potência. Em compensação, roda mais antes de abastecer de novo. Portanto, para valer a pena utilizar o álcool, o preço desse tem que ser até 70% do preço da gasolina. • Para saber com certeza qual vale na hora de abastecer, faça a seguinte conta: divida o valor do álcool pelo valor da gasolina e multiplique por 100. Se o resultado for até 70% (0,70) é mais vantajoso abastecer com o etanol. Se o valor for superior, coloque a gasolina. • Sendo assim, de acordo com o IPTC, no RN é financeiramente mais vantajoso abastecer com gasolina. Isso porque a diferença entre o etanol e a gasolina é de 72,8% já que o preço médio do primeiro combustível é R$2,021 e do segundo, R$2,775.

  14. ETANOL nas bebidas alcoólicas

  15. Efeitos do etanol no organismo humano

  16. Veja só o efeito!!!!!!

  17. As 5 bebidas mais fortes do mundo • Fabricada pela empresa Luxco nos Estados Unidos, essa spirit, como é chamada a “PINGA” feita de cereais e sem gosto algum tem graduação alcoólica entre 75,5% e  95%. Só para você ter uma idéia, uma boa cachaça brasileira tem em torno de 44%. Proibida em quase todo os EUA, a versão mais potente pode ser adquirida na província de Alberta no Canadá onde uma garrafa de 750ml sai por pouco mais de U$20, e é especialmente usada como complemento para drinques, na feitura de alguns pratos na culinária e até mesmo para acender fogueiras. 1. EVERCLEAR

  18. 2. VodkaDevilSpring’s • Uma vodka diferente das tradicionais vodkas russas, com graduações alcoólicas variando entre 38° e 50°, esta marca americana tem teor de 80° de álcool em sua composição. Por isso, muitas vezes ela é diluída em água para retornar a um nível mais palatável. Encontrada apenas nos EUA.

  19. 3. Bacardi 151 • Esse rum de 75° de graduação é muito usado na preparação de drinques. É considerado um dos runs mais forte do mundo. O Rum é uma bebida tipicamente cubana e é fabricada através da destilação do melaço da cana. Fácil de encontrar em países onde a venda dessa graduação alcoólica é liberada.

  20. 4. Absinto • Bebida destilada da erva  Artemisiaabsinthium ou Losna, como é comumente conhecida no Brasil é  proibida nos Estados Unidos desde 1913 e em muitos outros países (sua venda é terminantemente proibida em terras brasileiras – somente a versão ordinaire com graduação em torno de 45% é liberada) , tem origem francesa e graduação alcoólica na casa dos 72°, a quantidade real varia de acordo com a marca.  Tornou-se famosa por suas propriedades psicoativas, ganhando o apelido Fada Verde. Acreditavam que era uma bebida alucinógena, o que não é verdade.

  21. 5. Tequila Sierra Silver • Tem quase a mesma graduação alcoólica do Bacardi 151, na casa dos 74º a Tequila Sierra Silver é originária do Méxicoinclusive com um sombrero na boca da garrafa., feita através da destilação do sumo de uma planta da América Central, o Agave tequilana (também chamado agave azul ou agave azul de Weber). Uma garrafa de Sierra Silver pode ser encontrada em casas especializadas. • O Etílicos.com não comercializa nenhum tipo de bebida e não tem nenhuma ligação com os fornecedores. Esse post tem apenas o caráter informativo. Lembre-se que muitos países no mundo têm leis severas em relação à graduação alcoólica de certas beberagens, incluindo o Brasil que não permite que sejam vendidas bebidas com teor acima de 60%.

  22. 2. FENÓIS • São os compostos orgânicos que possuem o radical hidroxila(OH) ligado diretamente no anel aromático. FÓRMULA GERAL: NOMENCLATURA OFICIAL:

  23. EXEMPLOS:

  24. O RESVERATROL É UM CONSTITUINTE DA DIETA HUMANA. ESTÁ PRESENTE, POR EXEMPLO, EM UVAS. É UM ANTIOXIDANTE NATURAL E HÁ INDÍCIOS QUE PODE SER AGENTE PREVENTIVO DO CÂNCER.

  25. 3.ALDEÍDOS • São os compostos orgânicos que possuem o radical aldoxila(CHO) na extremidade da cadeia. FÓRMULA GERAL: NOMENCLATURA OFICIAL:

  26. EXEMPLOS:

  27. 4.CETONAS • São os compostos orgânicos que possuem o radical carbonila entre carbonos. FÓRMULA GERAL: NOMENCLATURA OFICIAL:

  28. Exemplos:

  29. 5. ÁCIDOS CARBOXÍLICOS • São os compostos orgânicos que possuem o radical carboxila(-COOH) na extremidade da cadeia. FÓRMULA GERAL: NOMENCLATURA OFICIAL:

  30. EXEMPLOS:

  31. 6. SAIS DE ÁCIDOS CARBOXÍLICOS • São os compostos orgânicos derivados dos ácidos carboxílicos, pela substituição do hidrogênio da hidroxila (-OH) por um metal(Me). FÓRMULA GERAL: NOMENCLATURA OFICIAL:

  32. EXEMPLOS:

  33. 7. ÉSTERES ( FLAVORIZANTES) • São os compostos orgânicos derivados dos ácidos carboxílicos, pela substituição do hidrogênio da hidroxila(-OH) por um radical orgânico(R1). • Os ésteres são formados através da REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO. • Os ésteres de cadeias maiores constituem os óleos e as gorduras.

  34. 7. ÉSTERES ( FLAVORIZANTES ou SABORES ARTIFICIAIS) FÓRMULA GERAL: NOMENCLATURA OFICIAL:

  35. Tem gosto, tem cheiro, parece, mas não é. • Os ésteres são abundantes na natureza e aqueles de ácidos e álcoois inferiores(até doze átomos de carbono) são classificados como essências de frutas e são responsáveis pelo sabor e aroma das frutas. Assim, o aroma e o sabor característicos do abacaxi são devidos a um certo éster, enquanto o aroma e o sabor da banana são devidos a outro éster, e assim por diante. Veja:

  36. Cigarros aromatizados e com sabor estão proibidos no Brasil, decide Anvisa

  37. EXEMPLOS: ESSÊNCIA DE MAÇÃ

  38. ESSÊNCIA DE BANANA

  39. ESSÊNCIA DE LARANJA

  40. ESSÊNCIA DE DAMASCO

  41. ESSÊNCIA DE MORANGO

  42. 8. ÉTERES • São os compostos orgânicos que possuem o oxigênio como heteroátomo(-O-). FÓRMULA GERAL: NOMENCLATURA OFICIAL:

  43. EXEMPLOS:

More Related