1 / 19

O ESPÍRITO SANTO

O ESPÍRITO SANTO. Ruach. Mistério de força e ternura. Pedro era medroso. Pedro amava a Jesus e, diante de todos disse-lhe: «Mesmo que todos te abandonem, eu não te abandonarei» (Mc 14,29).

zona
Download Presentation

O ESPÍRITO SANTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O ESPÍRITO SANTO Ruach Mistério de força e ternura

  2. Pedro era medroso Pedro amava a Jesus e, diante de todos disse-lhe: «Mesmo que todos te abandonem, eu não te abandonarei» (Mc 14,29). Pedro seguia os acontecimentos da paixão de Jesus, mas no momento da verdade, deixou-se apanhar pelo medo e renegou o Senhor (Mc 14,70)

  3. Pedro ficou cheio de Espírito Santo O Espírito Santo produziu nele uma transformação tal que, de medroso, tímido e ignorante, tornou-se corajoso e eloquente. Com ousadia e convicção anunciava a Ressurreição de Jesus (Actos 2,24).

  4. A Igreja: o Corpo Místico de Cristo O Espírito Santo: Alma da Igreja O Espírito Santo é o Animador e o Santificador da Igreja. A Igreja não é uma sociedade humana: é «Mistério», «Sacramentum», «Corpo Místico de Cristo»: tem uma alma divina, o Espírito Santo. «Deus é Espírito, por isso, procura adoradores em Espírito e Verdade (Jo 4,24)

  5. É preciso conhecer o Espírito Santo O Espírito Santo continua a ser o Grande Desconhecido: muitos cristãos não sabem quem Ele é, nem como se manifesta, nem a que serve. Por isso, é necessário falar d’Ele, descobrir a sua actuação incessante desde a Criação, na História da Salvação e na Igreja. É uma questão importante porque sem o Espírito Santo a Igreja deixa de ser Igreja e nós deixamos de ser cristãos.

  6. Jesus falou de um "novo nascimento" do Espírito Santo Aquilo que nasce da carne é carne, e aquilo que nasce do Espírito é espírito. Não te admires por Eu te ter dito: Vós tendes de nascer do Alto. Como o vento sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai, assim é aquele que nasceu do Espírito.» (Jo 3,6-8)

  7. Filhos de Deus pelo Espírito Deus derramou em nós o Seu Amor pelo Espírito Santo que recebemos: somos filhos de Deus. São Paulo dizia aos cristãos: «recebestes um Espírito que faz de vós filhos adoptivos. É por Ele que clamamos: Abbá, ó Pai!» O Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. E se somos filhos de Deus, somos também herdeiros de Deus, co-herdeiros com Cristo. (Rom 8,14-17)

  8. A Bíblia chama-Lhe "RUAH" vento, respiração A Bíblia fala do Espírito Santo servindo-se de símbolos tirados da natureza. «O Espírito (RUAH) de Deus pairava sobre as águas» (Gn 1,2). O Espírito Santo é o sopro de Deus, o vento de Deus.

  9. Espírito Santo, sopro de vida • O que significa a palavra “Ruach” • É o espaço entre o céu e a terra, o qual pode ser calmo ou agitado, um espaço aberto onde sente-se o soprar do vento. • É o espaço vital, onde o homem se move e respira. • O Espírito Santo seria como um “espaço vital” onde se realiza a comunhão entre o Pai e o Filho. • O Espírito Santo seria o “espaço vital” onde se realiza a comunhão com o Pai, em Jesus Cristo.

  10. RUACH: sopro, vento, respiração Em grego: PNEUMA Em latim: SPIRITUS Não foi o Espírito Santo a dar o nome ao vento, foi o vento a dar o nome ao Espírito Santo. O vento foi o sinal sensível . A Bíblia fala das coisas espirituais servindo-se de símbolos materiais. O Espírito Santo é como o vento, o sopro, a respiração.

  11. O sopro criador de Deus O ser humano era BASSAR (carne), mas Deus soprou nele a Sua RUAH (espírito), e fez dele um NEPHESH (ser vivente) (Gn 2,7; Zac 12,1; Jo 10,12). Quando o homem morre o espírito volta para Deus e a carne ao pó da terra (Ecle 12,7).

  12. O Espírito de Deus é sopro de vida O Espírito de Deus é como um sopro vital, calmo ou impetuoso, que presidiu a criação. Deus plasmou o homem com o pó da terra e depois soprou nas suas narinas um hálito de vida (Gen 2,7) No dia de Pentecostes o Espírito Santo manifestou-se com um vento impetuoso (Actos 2,2) Quando Jesus morreu no alto da cruz «emitiu a última respiração» e naquele momento «deu o Espírito» (Jo 19,30) Jesus ressuscitado soprou sobre os Apóstolos e disse: «Recebei o Espírito Santo» (Jo 20,22)

  13. Turbilhão e Respiração Vento impetuoso ou turbilhão, são imagens que servem para exprimir a força, a liberdade e a transcendência do Espírito de Deus. A respiração é algo de mais íntimo, vital e pessoal. Por isso a respiração, a brisa suave, são símbolos que exprimem a bondade, a calma, a paz, isto é a imanência do Espírito de Deus.

  14. O Espírito Santo é Alguém que actua, e revela o Mistério de Deus que é simultaneamente PODER ABSOLUTO e TERNURA INFINITA. O vento, a respiração, são símbolos que revelam a presença misteriosa do Espírito Santo. O Espírito não tem olhos, nem mãos, nem rosto, mas é Alguém que se move, que actua. A Sua acção é imprevisível, tal como o vento e a água, reconhecemos a sua passagem, sentimos os seus efeitos benéficos, mas não podemos travá-lo.

  15. A Bíblia fala através de símbolos Podemos imaginar o Espírito Santo como o sussurro de uma pomba, como a brisa do vento, ora suave, ora forte, ou mesmo um vendaval. Podemos pensar num fogo, uma chama viva de amor, que aquece, que inflama, que queima; ou também uma fonte de água viva, límpida, cristalina que lava e purifica, que continua a jorrar e nunca se esgota, são os símbolos que a Bíblia utiliza quando fala do Espírito Santo

  16. O Espírito é Poder absoluto e Ternura infinita O Espírito Santo personifica o Mistério de Deus que é, ao mesmo tempo, poder absoluto e ternura infinita. É vida sem fim e bondade infinita.

  17. O Senhor é o Espírito Ora, o Senhor é o Espírito e onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade. E nós todos que, com o rosto descoberto, reflectimos a glória do Senhor, somos transfigurados na sua própria imagem, de glória em glória, pelo Senhor que é Espírito. (2 Cor 3,17-18)

  18. Eis que Eu renovo todas as coisas (Ap 21,5) O Espírito de Deus que pairava sobre as águas da criação, estendeu a Sua Sombra sobre Maria, realizando o mistério da Incarnação: o Verbo Eterno de Deus fez-se Homem. É o mesmo Espírito que, pelo Baptismo, faz dos homens, filhos de Deus; de pessoas isoladas, forma uma família: a Igreja. «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus.» (Lc 1,35)

  19. www.padreleo.org

More Related