1 / 15

Desporto Escolar

Desporto Escolar. Trabalho realizado por: Bruno Loureiro nº4 Kevin Lopes nº11 Luis Rodrigues nº13. Futsal. O Futsal é um jogo desportivo colectivo praticado em pavilhão e composto por duas equipas, cada uma com cinco jogadores (um Guarda-redes e quatro jogadores de campo).

Patman
Download Presentation

Desporto Escolar

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Desporto Escolar Trabalho realizado por: Bruno Loureiro nº4 Kevin Lopes nº11 Luis Rodrigues nº13

  2. Futsal O Futsal é um jogo desportivo colectivo praticado em pavilhão e composto por duas equipas, cada uma com cinco jogadores (um Guarda-redes e quatro jogadores de campo). É um desporto que exige um grande esforço físicodado que não existem períodos em que um jogador que esteja em campo não esteja a correr, e uma grande capacidade de concentração dado que é praticado num campo pequeno e onde uma falha de um dos elementos coloca logo em perigo a nossa baliza.

  3. Regras Para a prática do Futsal temos de cumprir regras, tal como em quase todos os desportos. Há 2 que eu destaco por serem diferentes do futebol 11, que são: a acumulação de faltas que assim que uma equipa atinge a 5ª falta as próximas são livres directos de 10m sem barreira, o que é um convite ao golo e que decide muitos jogos,tambem nesta parte temos de estar bastante concentrados para não fazer faltas, a contagem das faltas limpa ao intervalo. A outra regra é o facto de o tempo ser 20 min. Os Cornometrados(ou seja só conta quando a bola está jogável), o que em tempo real são à volta de 35 mim, no futsal já vi jogos a serem decididos nos últimos segundos de jogo.

  4. Escalões • Escolinhas de 5 a 9 anos. • Escolas de 9 a 10 anos. • Infantis de 11 a 12 anos. • Iniciados de 13 a 14 anos. • Juvenis de 15 a 16 anos. • Juniores de 17 a 19 anos. • Senhores de 20 anos em diante.

  5. Posições dos Jogadores no Futsal • Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta três posições principais, que são: • Fixo – Defesa, o que organiza o jogo. • Ala – (esquerdo e direito) - Conduzem a bola pelas laterais . • Pivô – atacante, o que normalmente finaliza as jogadas.

  6. Voleibol O Voleibol é um desporto praticado num campo dividido em duas partes por uma rede, possuindo duas equipas de seis jogadores em cada lado. O objectivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro do campo adversário, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB). Em português federação internacional de voleibol.

  7. Voleibol • O voleibol foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objectivo de Morgan, era criar um desporto de equipas sem contacto físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente jogava-se com uma câmara-de-ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. • Em 1947 foi fundada a FIVB (Federação internacional de voleibol). Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, apenas para homens; em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. Em 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, até hoje.

  8. Regras Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipas de seis jogadores cada. As equipas são divididas por uma rede que fica no centro da quadra. É necessária uma bola. O jogo começa com um das equipas que devem 'servir'. Logo depois do serviço a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola caia no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes só era válido usar membros da cintura para cima, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto da equipa adversário. Outra regra importante é que durante o jogo os jogadores não podem encostar na fita branca acima da rede. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos.

  9. Estrutura do Desporto Ao contrário de muitos, tais como o futebol ou o Basquetebol, o voleibol é jogado por pontos, e não por tempo. Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das duas equipas conquista 25 pontos. Deve haver também uma diferença de no mínimo dois pontos em relação ao placar do adversário - caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida. Campo de voleibol e as suas medidas.

  10. Estrutura do Desporto O vencedor será aquele que conquistar primeiramente três sets. Cada equipa é composta por doze jogadores, dos quais seis estão actuando no campo e seis permanecem no banco na qualidade de reservas. As substituições são limitadas: cada técnico pode realizar no máximo seis por set, e cada jogador só pode ser substituído uma única vez.

  11. Posição dos jogadores Os seis jogadores de cada equipa são dispostos na quadra do seguinte modo. No sentido do comprimento, três estão mais próximos da rede, e três mais próximos do fundo; e, no sentido da largura, dois estão mais próximos da lateral esquerda; dois, do centro da quadra; e dois, da lateral direita. Estas posições são identificadas por números: com o passador (jogador com funções defensivas) em frente à rede, aquela que se localiza no fundo à direita recebe o número 1, e as outras seguem-se em ordem crescente conforme o sentido anti-horário, isto é no sentido contrário dos ponteiros do relógio. Posicionamento e movimento de rotação dos jogadores.

  12. Movimentos essências do voleibol Uma equipa que deseja competir em nível internacional precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, denominadas como "fundamentos". Elas são: serviço, passe, manchete, ataque, bloqueio e defesa. A cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo da história do voleibol e são hoje consideradas prática comum no desporto. O serviço. A manchete. A defesa. O ataque. O bloqueio (neste caso triplo).

  13. Principais Competições Organizadas pela FIVB as principais competições de voleibol são torneios internacionais que podem ser divididos em dois grupos: grandes eventos que ocorrem em ciclos de quatro anos e eventos anuais, criados a partir de 1990. De menor importância, mas igualmente tradicionais, são os torneios organizados por cada uma das cinco grandes confederações continentais. Por fim, diversas federações possuem torneios e ligas nacionais, que ganham em prestígio de acordo com o volume de capital investido e a qualidade dos atletas envolvidos.

  14. Competições internacionais: • Torneio Olímpico de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1964. • Campeonato Mundial de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1949 (homens) e 1952 (mulheres). • Copa do Mundo: a cada quatro anos, desde 1965 (homens) e 1973 (mulheres). • Liga Mundial: anualmente, desde 1990. • Grand Prix: anualmente, desde 1993 • Taça dos Campeões de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1993

  15. Xadrez Valores das peças: • O rei não tem valor pois sem ele o jogo acaba • A rainha vale 9 pontos • O bispo vale 3 pontos • O cavalo vale 3 pontos • A torre vale 5 pontos • O peão vale 1 ponto

More Related