790 likes | 2.54k Views
Lei de Justiça , Amor e Caridade. OBJETIVO ESPECÍFICO:. Explicar a relação existente entre a justiça e os direitos naturais . Conceituar caridade e amor do ponto de vista da Doutrina Espírita. Estabelecer relação entre caridade e amor ao próximo. Lei de justiça amor e caridade.
E N D
Lei de Justiça, Amor e Caridade
OBJETIVO ESPECÍFICO: • Explicar a relação existente entre a justiça e os direitos naturais. • Conceituar caridade e amor do ponto de vista da Doutrina Espírita. • Estabelecer relação entre caridade e amor ao próximo.
Lei de justiçaamor e caridade
Justiça A justiçaconsiste no respeitoaosdireitos de cada um. A justiça é um princípio moral queexige o respeitoaodireito de sipróprio e ao dos outros, segundo a equidade. • Direito e equidade • Deveres • Consciência
LE 873 - O sentimento de justiça é natural ou é resultado de idéiasadquiridas? É tão natural quevosrevoltais com o pensamento de umainjustiça. O progresso moral desenvolve, semdúvida, essesentimento, masnão o dá: Deus o colocou no coração do homem; porissoencontrareis, muitasvezes, noshomens simples e primitivosnoçõesmaisexatas de justiça do quenaquelesquetêmmuitoconhecimento.
Justiça • = • respeitoaosdireitos de cada um • O homemnão a segue devidosuaspaixões e a um falsoponto de vista darealidade.
Direito e equidade Pordireito, entende-se aquiloque é conformeumaregraprecisaouàquiloque é permitido. Porequidade, entende-se o tratartodos com igualdade, ouseja, damesmamaneiraseresque, além de suasdiferençasacidentais, podem ser consideradoscomoessencialmenteparecidos. Pode-se falar, também, de um sentimento de verdade, de equidade, de humanidade, colocadoacima das paixõeshumanas.
Qual o primeiro de todososdireitosnaturais do homem? O de viver. Ninguém tem o direito de atentar contra a vida de seusemelhantenemfazer o quepossacomprometersuaexistênciafísica.
O quedeterminaosnossosdireitos? A lei humana -O homemfaz leis apropriadasaosseus costumes e vãosendoreformuladas de acordocomo o progresso. O progresso moral desenvolveessesentimento, masnão o dá. -A lei natural O homem tem nato as noções de justiça. .
LE 877 - A necessidadepara o homem de viveremsociedadelheimpõeobrigaçõesparticulares? Sim, e a primeira de todas é a de respeitarosdireitos dos semelhantes. Aquelequerespeitaressesdireitossempreserájusto. Emvossomundo, ondetantoshomensnãopraticam a lei dajustiça, cada um usa de represálias, geraperturbação e confusãoemvossasociedade. A vida social dádireitos e impõedeveresrecíprocos.
E o desejo de possuir? quando é apenasparasi e parasatisfaçãopessoal é egoísmo. Erradosaqueles insaciáveisqueacumulam bens semproveitoparaninguém, sóparasatisfazersuaspaixões. Corretosaqueles que, aocontrário, juntamporseutrabalhoparaajudarseussemelhantes, pratica a lei de amor e dacaridade.
Deveres • Não há como desenvolver e burilar nossas faculdades intelectuais e morais senão pelo convívio social. • Sem a permuta constante de afeições, conhecimentos e experiências nosso Espírito se embruteceria. O objetivo supremo da sociedade é promover o bem-estar e a felicidade de todos que a compõem. • À medida que nos esclarecemos tomamos consciências dos nossos deveres. • Deveres para conosco: amor ao trabalho, senso de responsabilidade, temperança, controle emocional... • Deveres para com os outros: cortesia, generosidade, lealdade, honradez, tolerância... • Quanto maior o cumprimento dos deveres, menor serão os atritos e mais harmoniosa será a sociedade.
O Cristo disse: • “Nãofaçaisaosoutros o quenãoquereisquevosfaçam”. • Deus colocou no coração do homem a regra de toda a verdadeirajustiçapelodesejoquecada um tem de verrespeitadososseusdireitos. • Consciência Como a assinatura do artista na sua obra. (Descartes, Meditações Metafísicas) • Na incerteza do quefazeremrelaçãoaosemelhantenumadeterminadacircunstância, o homemdeveperguntar-se comodesejariaque se fizesse com elenamesmacircunstância: Deus nãopoderialhedar um guiamaisseguro do quea própriaconsciência. LE, 621 Onde está escrita a Lei de Deus? R: Na consciência. O nível de consciência depende da evolução de cada ser.
Consciência Como a assinatura do artista na sua obra. (Descartes, Meditações Metafísicas) • A lei de Deus • A lei de Deus esta escrita na nossa consciência, possuímos todos, sentimentos que esta lei nos dá.
Amor É a totalidade dos sentimentos que estruturam o pensamento para a liberação de forças que guiam a ação na produção do bem e possibilitam a aquisição de qualidades, constituintes do crescimento do Espírito. Sentimento interior quenosremete a um objeto, consideradobom. Em se tratando de pessoa, é umaforçatendente a aproximar e a unir, numarelação particular, doisoumaisseres. • Amor maternal e filial • Amor fraternal
Amor maternal e filial LE 890 - O amormaterno Umavirtudeou um sentimentoinstintivocomumaoshumanos e animais? Tanto um quantooutro. A naturezadeu à mãe o amorpelosfilhos no interesse de suaconservação. No animal esseamorestálimitadoàsnecessidadesmateriais e terminaquandooscuidadostornam-se inúteis. No homem, elepersisteportoda a vida e comporta um devotamento e um desinteressequesãovirtudes. Sobreviveatémesmo à morte e prossegue no mundoespiritual. Observaibemqueháneleoutracoisa a maisque no animal.
LE 891 – O amormaternoestánanatureza. Porquehámãesqueodeiamseusfilhosdesde o nascimento? É algumasvezesumaprovaescolhidapeloEspíritodacriança, ouumaexpiação, se elemesmofoi um maupai, mãeou um maufilhoemumaoutraexistência. Emtodososcasos, a mãeruimsópode ser animadapor um mauEspíritoque se empenhaemdificultar a existência do filhoparaqueelefracassenasprovasqueaceitou. Masessaviolação das leis danaturezanãoficaráimpune e o Espíritodacriançaserárecompensadopelosobstáculosquetenhasuperado.
LE 892 - Quandoospaistêmfilhosquecausamdesgostos, nãosãoperdoáveispornãoterem a mesmaternuraqueteriamemcasocontrário? Não, porque é um encargo a elesconfiado e é suamissãofazertodososesforçosparareconduzi-los aobem. Além disso, essesdesgostossãofreqüentemente o resultado dos maus costumes queforam dados desde o berço: elesentãocolhem o quesemearam.
Amor fraternal Amor fraterno é um sentimento de carinho muito forte, de dedicação, de interesse pela figura do outro, gerando sentimentos positivos e construtivos, podendo até em certos momentos, levar o indivíduo a fazer grandes sacrifícios, que só seria capaz de fazer por ele mesmo. É um sentimento de dedicação absoluta, sem qualquer outro interesse, que não seja o fazer o bem, sem jamais desejar algo em troca. O amor fraternal valoriza a confiança mútua, havendo também um perfeito entrosamento entre as pessoas, porque são relacionamentos tranquilos e afetuosos, duradouras e estáveis, profundo e compromissado.
Caridade Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta, ou seja, de colocar o outro em primeiro lugar; um sentimento de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária. • CaridadeSéria • Esmola
CaridadeSéria LE 886 - Qual é o verdadeirosentidodapalavracaridadecomo a entendia Jesus? Benevolência com todos, indulgência com as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.
Benevolência, que se exprime na boa vontade e na disposição para praticar o Bem; • Exercício de benevolência: Trabalho em favor do semelhante. Indulgência, que é clemência e misericórdia para com as imperfeições alheias; • Exercício de indulgência: Solidariedade em face das limitações e fraquezas do próximo, evitando discriminá-lo. Perdão, que é o ato de desculpar ofensas. Exercício de perdão: Esquecimento do mal que se tenha sofrido de alguém, num ato de tolerância esclarecida que se exprime na compreensão. • Richard Simonetti
Esmola • LE 888 a - Vósreprovais a esmola? • Não; não é a esmolaque é reprovável, é muitasvezesa maneiracomo é dada. O homem de bemquecompreende a caridade, como Jesus, vaiaté o infelizsemesperarqueeleestenda a mão. • É precisodistinguir a esmolapropriamenteditadabeneficência. O maisnecessitadonemsempre é aquelequepede; o temordahumilhaçãotolhe o verdadeiropobre, quesofresem se lamentar; é a esseque o homemverdadeiramentehumanodeveprocurarsemostentação.
Nuncavosesqueçais de que o Espírito, sejaqual for seugrau de adiantamento, suasituaçãocomoreencarnadoou no mundoespiritual, estásemprecolocado entre um superior que o guia e aperfeiçoa e um inferior diante do qual tem essesmesmosdeveres a cumprir. • Sedecaridosos, praticandonãoapenas a caridadequetira do bolso a esmolaque dais friamenteàquelequeousapedir, mas a quevosleveaoencontro das misériasocultas. Sedeindulgentespara com osdefeitos de vossossemelhantes. Emvez de desprezar a ignorância e o vício, instruí-os e moralizai-os. Sededoces e benevolentesparatodosquesãoinferiores; sededoces e benevolentesmesmoemrelaçãoaosseresmaisinsignificantesdacriação e tereisobedecido à lei de Deus. • São Vicente de Paulo
Amai-vosunsaosoutros, eistoda a lei. Lei divinapelaqual Deus governaosmundos. http://www.youtube.com/watch?v=ZiC_9RHTvsA