1 / 22

ENFERMIDADES DA ALMA

ENFERMIDADES DA ALMA. Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas. LIÇÃO 11 Enfrentando o sentimento de rejeição. Igreja: <Adicione sua igreja>. Professor: <Adicione o nome do professor>. LIÇÃO 11 Enfrentando o sentimento de rejeição.

Download Presentation

ENFERMIDADES DA ALMA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas

  2. LIÇÃO 11 Enfrentando o sentimento de rejeição Igreja:<Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>

  3. LIÇÃO 11 Enfrentando o sentimento de rejeição Texto Áureo “E o Senhor, Deus de Israel, deu a Seom com todo o seu povo na mão de Israel, e os feriram; e Israel tomou por herança toda a terra dos amorreus que habitavam naquela terra.” Jz 11.21 Verdade Aplicada Por mais que não nos sintamos valorizados ou amados, devemos lembrar que o Amor do Nosso Pai e Sua Graça nos alcançam diariamente.

  4. LIÇÃO 11 Enfrentando o sentimento de rejeição • Objetivos da Lição • Definir o que é o sentimento de rejeição; • Explicar como surge esse sentimento; • Mostrar como podemos vencer esse sentimento.

  5. LIÇÃO 11 Enfrentando o sentimento de rejeição Textos de Referência Jz11.5 Aconteceu, pois, que, como os filhos de Amom pelejassem contra Israel, foram os anciãos de Gileade buscar Jefté na terra de Tobe. Jz11.6Edisseram a Jefté: Vem e sê-nos por cabeça, para que combatamos contra os filhos de Amom. Jz11.7 Porém Jefté disse aos anciãos de Gileade: Porventura, não me aborrecestes a mim e não me repelistes da casa de meu pai? Por que, pois, agora viestes a mim, quando estais em aperto? Jz11.8 E disseram os anciãos de Gileade a Jefté: Por isso mesmo tornamos a ti, para que venhas conosco, e combatas contra os filhos de Amom, e nos sejas por cabeça sobre todos os moradores de Gileade.

  6. LIÇÃO 11 Enfrentando o sentimento de rejeição Igreja:<Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>

  7. 1. INTRODUÇÃO Não se trata de medo da rejeição. No caso do sentimento de rejeição, o indivíduo pensa que não é valorizado pelas pessoas com quem se relaciona, torna-se extremamente carente e se contenta com o mínimo que alguém lhe ofereça para se sentir bem. Em alguns momentos, essa pessoa pode se tornar perigosa já que é capaz de fazer qualquer coisa para ser notado.

  8. 1. O QUE É O SENTIMENTO DE REJEIÇÃO A rejeição é uma das feridas emocionais mais comuns. A sensação de ser rejeitado, assemelha-se a ser jogado na lata do lixo da vida. É algo que machuca e deixa marcas que perseguem o indivíduo ao longo dos anos. (Gn 3.9-10).

  9. 1. O QUE É O SENTIMENTO DE REJEIÇÃO O sentimento de rejeição pode ter origens em diversas situações: trabalho convivência familiar amizades escola/faculdade relação amorosa A rejeição nasce em situações de decepção (especialmente com pessoas valiosas para nós) nas quais nos sentimos desvalorizados, injustiçados, como se não se importassem com nossos sentimentos nem reconhecessem nossos esforços.

  10. 1. O QUE É O SENTIMENTO DE REJEIÇÃO • A rejeição na história de vida da pessoa • Muitas pessoas sofrem com sentimentos de rejeição originados durante a infância, por situações como, por exemplo, o favoritismo (real ou imaginário) de um dos pais ou dos dois, por um filho, em detrimento de outro(s) (Gn 25.28 “E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto; mas Rebeca amava a Jacó”).

  11. 1. O QUE É O SENTIMENTO DE REJEIÇÃO • Rejeição internalizada • Há pessoas que internalizam o sentimento de rejeição e de não aceitação, gerando diversos outros sentimentos, como culpa e baixa autoestima. Outras consequências possíveis são timidez, complexo de inferioridade e dificuldade de se expressar ou expor sua opinião, gerando sofrimento para a pessoa

  12. 1. O QUE É O SENTIMENTO DE REJEIÇÃO • Rejeição externalizada • Entretanto, o sentimento de rejeição também pode ser externalizado. Nesse caso, a pessoa canaliza agressividade para fora, como um mecanismo de defesa. Isto é, para defender-se da carência afetiva causada pela rejeição, a pessoa adota comportamento agressivo e arredio, justamente como estratégia para não mostrar sua fragilidade.

  13. 2. A HISTÓRIA DE JEFTÉ Jefté era rejeitado e aparentemente destinado a ser infeliz. Ele era um homem valoroso, filho de um cidadão influente, porém sua mãe era prostituta. Portanto, seu nascimento não estava nos planos de seus pais. Ainda no ventre de sua mãe, já carregava o estigma de ser filho ilegítimo e nada poderia mudar esse fato. Mesmo antes de nascer Já fora rejeitado (Jz 11.1).

  14. 2. A HISTÓRIA DE JEFTÉ • Jefté e seus irmãos • Além de ser rejeitado pelos pais e pela sociedade antes mesmo do seu nascimento, Jefté enfrentou mais um momento difícil. Quando era jovenzinho, foi expulso por seus irmãos mais novos (Jz 11.2), e os moradores da cidade, movidos pelo preconceito, apoiaram tal decisão. Ninguém moveu uma palha em seu favor.

  15. 2. A HISTÓRIA DE JEFTÉ • As consequências da rejeição na vida de Jefté • Na vida de Jefté, aos traumas antigos somavam-se os novos. Era rejeição sobre rejeição, empurrando-o na direção perigosa de uma vida dominada pela revolta. A Bíblia diz que ele fugiu para a terra de Tobe (Jz 11.3). Os sucessivos golpes haviam transformado Jefté num homem revoltado. Ele enveredou pelo caminho do crime. Formou um bando com outros tão amargurados quanto ele.

  16. 2. A HISTÓRIA DE JEFTÉ • Dificuldade em lidar com a autoridade • Os que sofrem de sentimento de rejeição geralmente têm um comportamento negativo em relação à autoridade e costumam se revoltar contra alguém que lhes tenta impor algum limite, pois entendem isso como sendo mais um ato de rejeição a seu respeito.

  17. 3. O SENTIMENTO DE REJEIÇÃO NA IGREJA O sentimento de rejeição tende a aflorar em momentos em que nos sentimos confrontados com alguma situação que nos faça sentir preteridos ou menosprezados em relação a algo ou a alguma pessoa. Esse sentimento tem afligido muitos cristãos. Alguns se têm esquecido de que são filhos de Deus e que nada os poderá afastar do grande amor que o Senhor expressou por eles (Rm8.39)

  18. 3. O SENTIMENTO DE REJEIÇÃO NA IGREJA O sentimento de rejeição pode ser perigoso • Em alguns casos, o sentimento de rejeição pode se tornar uma arma perigosa, visto que o indivíduo, por se achar rejeitado, pode entrar em disputa contra aquele que ele pensa que o rejeitou. Assim, o sujeito acaba por ferir sentimentos de algumas pessoas que estão à sua volta e que são prejudicadas por seus atos.

  19. 3. O SENTIMENTO DE REJEIÇÃO NA IGREJA Deus nunca se esquece • Através do profeta Isaias, o Senhor nos dá a certeza de que nunca se esquecerá do seu povo (Is 49.15). Jamais seremos esquecidos ou desamparados. Assim, não há razão para nos sentirmos rejeitados. O caminho para a cura está em crermos que Deus se importa conosco, apesar das nossas imperfeições, Ele nos ama profundamente.

  20. 3. O SENTIMENTO DE REJEIÇÃO NA IGREJA Como combater o sentimento de rejeição? • O sentimento de rejeição no crente deve ser combatido com oração e comunhão com Deus e a igreja (SI 133), além de orientação psicológica. É importante ressaltar que Jesus sabe o que é ser rejeitado por todos os homens (Is 53.3), e até mesmo sabe o que é sentir-se abandonado por seu Pai (Mt 27.46).

  21. CONCLUSÃO O sentimento de rejeição pode ser provocado por diversos motivos, alguns deles foram citados nesta lição. Contudo nenhum deles é suficiente para vencer o poder de Deus na vida do servo fiel, que tem certeza das promessas de Jesus (Mt 11.28). Com uma orientação profissional terapêutica, o indivíduo obterá os meios necessários para ficar firme na presença de Deus.

  22. ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas

More Related