240 likes | 373 Views
ENFERMIDADES DA ALMA. Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas. LIÇÃO 08 Complexo de culpa, o tormento da alma humana. Igreja: <Adicione sua igreja>. Professor: <Adicione o nome do professor>. LIÇÃO 08
E N D
ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas
LIÇÃO 08 Complexo de culpa, o tormento da alma humana Igreja:<Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>
LIÇÃO 08 Complexo de culpa, o tormento da alma humana Texto Áureo “E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar.” 2 Co 12.7 Verdade Aplicada Não se pode permitir que acontecimentos anteriores à conversão continuem punindo o Homem, uma vez que já somos purificados pelo sangue de Jesus.
LIÇÃO 08 Complexo de culpa, o tormento da alma humana • Objetivos da Lição • Definir o que é complexo de culpa; • Explicar como este complexo atua no indivíduo; • Mostrar como Deus age na vida de quem sofre com o complexo.
LIÇÃO 08 Complexo de culpa, o tormento da alma humana Textos de Referência 2Co 12.6Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isso, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. 2Co 12.7 E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 2Co 12.8 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. 2Co 12.9 Edisse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
LIÇÃO 08 Complexo de culpa, o tormento da alma humana Igreja:<Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>
1. INTRODUÇÃO Esta é uma das enfermidades da alma que mais atinge o povo de Deus. Muitos de nós, devido a uma vida pregressa mergulhada no pecado, têm dentro de si motivos para achar-se responsável por algo ocorrido no passado.
1. ARREPENDIMENTO, UMA DECISÃO NECESSÁRIA Em muitos casos, nem todos os indivíduos conseguem passar pelo processo de arrependimento. Há casos em que, mesmo identificando o mal cometido, o sujeito não chega ao arrependimento, agindo como se nada houvesse acontecido.
1. ARREPENDIMENTO, UMA DECISÃO NECESSÁRIA COMO AGE A CULPA? • CULPA: Estado daquele que é culpado. Responsabilidade de um ato ou uma omissão de um crime.
1. ARREPENDIMENTO, UMA DECISÃO NECESSÁRIA COMO AGE A CULPA? • O sentimento de culpa atinge drasticamente as emoções (Sl 38.18: “Confesso a minha culpa; em angústia estou por causa do meu pecado”). O indivíduo sofre com uma dor extrema que acomete diretamente a alma.
1. ARREPENDIMENTO, UMA DECISÃO NECESSÁRIA INERTE AO ARREPENDIMENTO • Em casos de inércia ao arrependimento, o indivíduo não demonstra que se arrependeu pelo que fez ou deixou de fazer. No entanto carrega em si uma dor extrema que faz com que ele não se esqueça da atitude tomada.
1. ARREPENDIMENTO, UMA DECISÃO NECESSÁRIA • PECULIARIDADES IMPORTANTES • Dois tipos de reações que o ser humano apresenta em relação ao complexo de culpa: • 1° Reação: produz arrependimento, diz respeito à culpa Teológica. Ex: PEDRO
1. ARREPENDIMENTO, UMA DECISÃO NECESSÁRIA • PECULIARIDADES IMPORTANTES • Dois tipos de reações que o ser humano apresenta em relação ao complexo de culpa: • 2° Reação: é aquela que produz remorso. Ex: JUDAS
2. DETECTANDO O COMPLEXO DE CULPA Em muitos casos, pode não parecer que um sentimento ou uma tristeza caracterize algo grave, contudo, qualquer tipo de interferência em nosso comportamento natural deve ser levado em conta.
2. DETECTANDO O COMPLEXO DE CULPA • O COMPLEXO EM PAULO • No caso do Apóstolo Paulo, ele buscou, em Deus, o perdão pelos seus atos anteriores. A sua conversão ficou como um exemplo claro de que, se nos voltarmos ao Senhor para fazer a sua vontade, teremos os nossos pecados completamente esquecidos por Ele (Hb. 8.12 / 1 Jo. 1.7)
2. DETECTANDO O COMPLEXO DE CULPA O RELATO DE PAULO • O Apóstolo demonstra que se encontrava em um “beco sem saída”. Ao ser confrontado por aqueles a quem chamava de emissário de Satanás, Paulo não esconde o seu sentimento de culpa (At. 8.1;3 / 2Co 12.7)
2. DETECTANDO O COMPLEXO DE CULPA • O ESPINHO NA CARNE As lembranças das maldades cometidas feriam intensamente Paulo, causando nele uma dor intensa e profunda como que se um espinho o estivesse ferindo. A atitude de Paulo foi, após orar, contar a todos o que acontecia em seu interior e, assim, expulsar os maus sentimentos de sua vida. (Tg. 5.16a)
3. AÇÃO DE CRISTO JESUS A história de Paulo nos mostra como Jesus age na vida de quem Ele tem um propósito. A Graça é suficiente para nos curar de todos os males, porque é superior a qualquer culpa (Rm5.20: “A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça”).
3. AÇÃO DE CRISTO JESUS A Ação do Espírito Santo • O reconhecimento, por sua parte, de que, na sua fraqueza, era fortalecido pelo Espírito fez com que sentisse força para lutar contra o seu complexo de culpa. A vitória de Paulo fica clara quando declara que o seu viver é Cristo e que não temia a morte, pois a sua morte era vitória para vida eterna. (Fp. 1.21/2 Tm 4.7)
3. AÇÃO DE CRISTO JESUS O poder aperfeiçoado • Ironicamente a culpa que lhe era imposta pelas lembranças trazidas a sua mente pelo emissário de Satanás agora funcionava como combustível para realização de seu trabalho em prol do Reino de Deus. (2Co 12.15)
3. AÇÃO DE CRISTO JESUS Como o Espírito Santo nos capacita • A comunhão restabelecida entre Paulo e o Criador foi determinante na aquisição da cura do complexoque ele carregava, permitindo-lhe total libertação de suas lembranças indesejadas para uma maior eficácia do seu ministério.
CONCLUSÃO Ao orar por três vezes ao Senhor, Paulo estava tentando obter uma resposta do Criador por que não conseguia se livrar das lembranças que o atormentavam, ao receber a resposta “minha Graça te basta”, percebeu que já tinha tudo que precisava para realização da obra de Deus. Isso nos mostra que a Graça é suficiente para nos livrar de todo e qualquer mal que possa afligir a alma.
ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas